Roteiristas abandonam produção do novo filme de “Star Wars”

Os roteiristas Damon Lindelof (“Watchmen”) e Justin Britt-Gibson (“Counterpart: Mundo Paralelo”) deixaram a produção do novo filme de “Star Wars” no qual estavam trabalhando. O enredo do filme segue mantido em segredo […]

Divulgação/Lucasfilm

Os roteiristas Damon Lindelof (“Watchmen”) e Justin Britt-Gibson (“Counterpart: Mundo Paralelo”) deixaram a produção do novo filme de “Star Wars” no qual estavam trabalhando. O enredo do filme segue mantido em segredo e mais detalhes sobre o projeto devem ser revelados apenas no próximo mês durante a Star Wars Celebration em Londres.

Apesar da saída dos roteiristas, o projeto segue em desenvolvimento, com a diretora Sharmeen Obaid-Chinoy (“Uma Garota no Rio: O Preço do Perdão”) mantida em seu cargo.

A notícia do desligamento vem dias após Lindelof dar uma entrevista dizendo que é “extremamente difícil” fazer um filme de “Star Wars”: “Vou apenas dizer que o grau de dificuldade é extremamente, extremamente, extremamente alto. Se o novo filme não pode ser ótimo, não deveria nem existir. É só isso que vou dizer, porque tenho com ‘Star Wars’ a mesma associação que você, ou seja, é o primeiro filme que vi sentado no colo do meu pai, com quatro anos, em maio de 1977. Acho que é possível que, às vezes, quando você tem algo com tanta reverência e estima, ao entrar na cozinha diga: ‘Talvez eu não devesse estar cozinhando, talvez eu devesse estar apenas comendo’. Vamos deixar por isso mesmo”, finalizou o roteirista.

Lindelof e Britt-Gibson entregaram um rascunho do roteiro em meados de fevereiro, e deixaram projeto poucos dias depois. A Lucasfilm já tem um novo roteirista a bordo, embora ainda não haja qualquer confirmação sobre quem seria.

A verdade é que a franquia está passando por turbulências em sua produção e, após o fracasso de “A Ascensão Skywalker” (2019) nas bilheterias, a Disney priorizou a construção do universo “Star Wars” na TV, com programas de sucesso como “The Mandalorian” e seus vários derivados.

O desenvolvimento do novo filme foi confirmado no segundo semestre de 2022, com Lindelof e Britt-Gibson à bordo. Obaid-Chinnoy foi confirmada como diretora logo depois, em outubro. Apesar das desistências, a produção segue programada para começar filmagens em fevereiro de 2024, com a data de lançamento planejada para 19 de dezembro de 2025.