Spielberg vira um dos diretores mais premiados do Globo de Ouro

Ao vencer o Globo de Ouro como Melhor Diretor por “Os Fabelmans”, Steven Spielberg se juntou a Clint Eastwood, Martin Scorsese, Oliver Stone, Milos Forman e David Lean numa lista dos cineastas […]

Divulgação/NBC

Ao vencer o Globo de Ouro como Melhor Diretor por “Os Fabelmans”, Steven Spielberg se juntou a Clint Eastwood, Martin Scorsese, Oliver Stone, Milos Forman e David Lean numa lista dos cineastas mais premiados do evento em todos os tempos. Todos venceram três vezes.

Indicado 14 vezes, mais que qualquer outro, Spielberg conquistou sua terceira vitória na madrugada desta quarta (11/1), após vitórias anteriores por “A Lista de Schindler” em 1994 e “O Resgate do Soldado Ryan” em 1999.

“Os Fabelmans” é baseado nas lembranças da juventude do diretor. Em seu agradecimento, ele explicou por que demorou tanto para contar sua história pessoal na tela grande e por que finalmente teve a coragem de fazê-lo.

“Eu me escondo dessa história desde os 17 anos”, disse Spielberg. “Eu coloquei muitas coisas no meu caminho da história. Contei a história em partes e episódios durante toda a minha carreira. ‘ET’ tem muito a ver com a história, ‘Encontros Imediatos’ tem muito a ver com a história. Mas nunca tive coragem de bater de frente com a história. Até que Tony Kushner, quando estávamos trabalhando em ‘Munique’, que foi há muito tempo, sentou comigo e disse: ‘Comece a me contar sobre todas essas histórias que ouvi sobre sua vida’. E começamos uma conversa que durou toda a filmagem de ‘Munique’, ‘Lincoln’ e ‘Amor, Sublime Amor'”.

Ele continuou: “Acho que tudo o que fiz até agora me preparou para finalmente ser honesto sobre o fato de que não é fácil ser criança, o fato de que todo mundo me vê como uma história de sucesso e todo mundo vê tudo nós da maneira como eles nos percebem com base em como obtêm informações, mas ninguém realmente sabe quem somos até que tenhamos coragem suficiente para contar a todos quem somos, e passei muito tempo tentando descobrir quando poderia contar essa história. E eu descobri quando fiz 74 anos, eu disse, ‘é melhor você fazer isso agora. É melhor você fazer isso agora!’ Estou realmente muito feliz por ter feito isso.

Em sua vitória no Globo de Ouro de 2023, Spielberg superou James Cameron (“Avatar: O Caminho da Água), Daniel Kwan e Daniel Scheinert (“Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”), Baz Luhrmann (“Elvis”) e Martin McDonagh (“Os Banshees de Inisherin”).