Livro do príncipe Harry descreve agressões, drogas e escândalos da família real

Os primeiros trechos do livro de memórias do príncipe Harry, “O Que Sobra” (Spare), vieram à tona e já estão provocando polêmicas. Há denúncias de agressão por parte do príncipe William, piadas […]

Divulgação/Apple TV+

Os primeiros trechos do livro de memórias do príncipe Harry, “O Que Sobra” (Spare), vieram à tona e já estão provocando polêmicas. Há denúncias de agressão por parte do príncipe William, piadas do Rei Charles a respeito de dúvidas sobre a paternidade dos filhos, uso de cocaína, mortes, nazismo e muitas outras revelações escandalosas.

A agressão de William ao irmão teria acontecido durante uma discussão a respeito de Meghan Markle. De acordo com The Guardian, que obteve uma cópia do livro antes do lançamento, a briga ocorreu em 2019 na casa de Harry, em Londres. Na ocasião, William veio para discutir o relacionamento deles e descreveu Markle como “difícil”, rude” e “abrasiva”.

Harry afirma que não quis discutir sobre a esposa, mas o confronto se escalou até o ponto em que o irmão o empurrou no chão, causando-lhe ferimentos visíveis nas suas costas. “Caí na tigela do cachorro, que rachou nas minhas costas, os pedaços me cortando. Fiquei ali por um momento, atordoado, depois me levantei e disse a ele para sair.”

Harry afirma que, durante a briga, William o incentivou a revidar, mas ele se recusou. Ele disse que contou o ocorrido a Meghan mais tarde, depois que ela viu os “arranhões e hematomas” em suas costas, mas ela “não ficou tão surpresa e nem tão brava”.

Em outro trecho vazado do livro, o príncipe admite que usou drogas na adolescência. “Claro que eu usava cocaína naquela época [quando tinha 17 anos]. Na casa de uma pessoa, durante um fim de semana de caça, me ofereceram um pouco e, desde então, eu consumi mais. Não era muito divertido e eu não me sentia especialmente feliz, como algumas pessoas pareciam se sentir, mas fazia com que eu me sentisse diferente, e esse era meu objetivo principal. Sentir. Ser diferente.”

Outra revelação bombástica foi a de que Harry matou 25 pessoas enquanto estava servindo no Afeganistão. “Esse número não me enche de satisfação, mas também não me envergonha”, disse ele, explicando que era uma questão de “matar os maus antes que eles matassem os bons”.

Porém, se ele não se arrependia das mortes, outras escolhas lhe causaram vergonha. Ele conta que em 2005 usou um uniforme nazista em uma festa à fantasia. Segundo Harry, esse foi “um dos maiores erros de sua vida”. Ele conta que tinha duas opções para usar na festa: uma roupa de piloto e uma de soldado nazista. “Telefonei para William e Kate, perguntei o que eles achavam. Uniforme nazista, eles disseram”, escreveu Harry, que depois contou que o casal riu da escolha dele.

O príncipe também relatou um caso que aconteceu entre William e Meghan. Segundo Harry, nos preparativos para o casamento, Meghan havia dito a Kate que ela devia estar com “baby brain”, uma confusão causada pelas mudanças hormonais após o parto. Kate se ofendeu com o comentário. Meghan pediu desculpas, explicando que era assim que ela falava com suas amigas. Nisso, William “apontou um dedo” para Meghan e disse: “Isso é rude, Meghan. Essas coisas não são faladas aqui” e Meghan teria respondido: “Se você não se importar, mantenha seu dedo longe da minha cara”.

Mas não era só com William que Harry tinha problemas. Ele também descreveu a relação problemática com o pai, o agora Rei Charles. Na ocasião da morte da Princesa Diana, ele disse que o pai “não ofereceu nenhum conforto físico”. Em vez disso, ele teria dito apenas: “meu filho querido, mamãe sofreu um acidente de carro”.

Depois da morte da mãe, Harry disse buscou contatá-la por meio de uma “mulher de poderes” que lhe passou uma mensagem da mãe morta: “Você está vivendo a vida que ela [Diana] não pôde viver. Você está vivendo a vida que ela queria para você”.

Outro ponto problemático na relação com o pai diz respeito ao senso de humor dele. Harry revela que o pai gostava muito de fazer piadas a respeito da sua paternidade. “Ele gostava de contar histórias, e esta era uma das melhores de seu repertório. Ele sempre terminava com uma explosão de filosofia… ‘Quem sabe se eu sou mesmo o Príncipe de Gales? Quem sabe se eu sou mesmo o seu pai verdadeiro?’. Ele ria e ria, embora fosse uma piada incrivelmente sem graça, dado o boato que circulava na época de que meu pai verdadeiro era um dos ex-amantes de mamãe: o major James Hewitt. Uma causa desse boato foi o cabelo ruivo do major Hewitt, mas outra causa foi o sadismo”, escreveu ele.

Rumores a respeito da paternidade circularam nos tabloides durante a juventude do príncipe, o que tornava as piadas ainda mais crueis. “Talvez eles [os leitores dos tabloides] se sentissem melhor sobre suas vidas se a vida de um jovem príncipe fosse risível. Não importa que a minha mãe só tenha conhecido o Major Hewitt muito depois de eu nascer”, contou ele.

O livro de Harry será lançado em 10 de janeiro, apenas algumas semanas após a estreia da série documental “Harry & Meghan”, na qual o príncipe acusou o irmão de plantar notícias na imprensa sobre ele e sua esposa.