Edward Norton descobre que é descendente de Pocahontas

O ator americano Edward Norton, que já foi o Hulk e está no recente lançamento “Glass Onion: Um Mistério Knives Out”, da Netflix, descobriu que é descendente da famosa indígena Pocahontas. Ele […]

Divulgação/Netflix

O ator americano Edward Norton, que já foi o Hulk e está no recente lançamento “Glass Onion: Um Mistério Knives Out”, da Netflix, descobriu que é descendente da famosa indígena Pocahontas.

Ele cresceu ouvindo histórias sobre a relação da família com a indígena que inspirou a popular animação da Disney, mas achava que era apenas uma lenda criada por seus parentes. No entanto, ao participar do programa “Finding Your Roots” (Encontrando suas Raízes, em tradução livre) do canal de TV PBS, dos EUA, ele teve a confirmação.

“A Pocahontas é de fato sua tataravó em 12º grau”, disse o apresentador Henry Louis Gates Jr, no primeiro episódio da 9ª temporada do programa, que explora a árvore genealógica de celebridades convidadas. “Você tem uma ascendência verificável, não há dúvidas sobre isso.”

Pocahontas era filha do Chefe Powhatan, líder do povo Powhatan, que vivia no atual estado de Virgínia. Ela ficou conhecida por impedir a morte do Capitão John Smith por sua tribo. Diferentemente de versões da lenda, no entanto, ela nunca se casou com ele, mas sim com um britânico chamado John Rolfe.

Ela já era casada com um guerreiro chamado Kocoum quando foi sequestrada pelos colonizadores e depois se casou com Rolfe, de acordo com o livro “The True Story of Pocahontas: The Other Side of History” (A verdadeira história de Pocahontas: o outro lado da história, em tradução livre), de 2007, sem edição no Brasil.

O livro tem documentos históricos comprovando essa versão dos eventos, de acordo com o museu Smithsonian.

No programa, Norton descobriu que é descendente de Pocahontas e de John Rolfe. Os dois se casaram em 1614 na cidade de Jamestown, na Virgínia, após ela ser batizada na igreja protestante e receber o nome “cristão” de Rebecca. Entretanto, ela morreu três anos depois na Inglaterra. Rolfe morreu em 1622.

Norton também descobriu que seu ancestral John Winstead possuía pessoas escravizadas no censo de 1850 da Carolina do Norte.

A revelação foi algo que deixou o ator inquieto.

“A resposta curta é que essas coisas são desconfortáveis ​​e você deveria se sentir desconfortável com elas. Todo mundo deveria se sentir desconfortável com isso”, disse Norton. “Não é um julgamento sobre você e sua própria vida, mas é um julgamento sobre a história deste país e precisa ser reconhecido, antes de tudo, e então precisa ser enfrentado.”