DC recomeça com 10 produções, incluindo novas versões de Batman e Superman no cinema

Depois de vários cancelamentos, adiamentos e muitas incertezas sobre o futuro das franquias da DC no cinema e na TV, a reestruturação do DCU (Universo Cinematográfico da DC) foi confirmada. E se […]

Divulgação/DC Comics

Depois de vários cancelamentos, adiamentos e muitas incertezas sobre o futuro das franquias da DC no cinema e na TV, a reestruturação do DCU (Universo Cinematográfico da DC) foi confirmada. E se era novidade que os fãs queriam, agora eles não podem reclamar! Presidentes do DC Studios, Peter Safran (produtor de “Annabelle”) e James Gunn (diretor de “Guardiões da Galáxia”) mostraram que estão trabalhando fortemente na reinvenção do universo da produtora e anunciaram nada menos que 10 novas produções. Entre elas, a sequência de “The Batman” com Robert Pattinson e o reboot de Superman. Entre as novidades, estão filmes como “The Authority”, “Brave and The Bold”, “Booster Gold”, uma nova “Supergirl” e muito mais.

A dupla de diretores andou muito ocupada nos últimos meses tentando dar conta de todo o universo de personagens, filmes e programas de TV que incluem o universo da DC. Eles pretendem reinventar a antiga política de negócios da produtora e começaram uma verdadeira limpeza no estúdio cancelando projetos, cortando criadores e até atores muito famosos no universo foram dispensados.

Peter Safran e James Gunn querem começar do zero. Uma sala de roteiristas foi montada com o objetivo de criar uma narrativa que unifique todas as tramas do universo. Eles batizaram a primeira fase dessa iniciativa de “Chapter 1: God and Monsters” (Capítulo 1: Deuses e Monstros”).

Um dos objetivos da dupla é usar personagens famosos – com Batman e Mulher Maravilha – para impulsionarem outros menos conhecidos, assim como James fez na Marvel com os heróis obscuros – e desconhecidos – de Guardiões da Galáxia. Hoje, a franquia é um fenômeno, mas nem sempre foi assim. “A intenção é transformar esses personagens desconhecidos de agora em personagens de ouro no futuro”, disse o cineasta à imprensa reunida em uma entrevista coletiva organizada pelos dois chefões da DC.

Confira abaixo as novidades que vem por aí.

 

CREATURE COMMANDOS
A primeira produção, que já está em desenvolvimento, é uma série animada em sete episódios. Ambientada durante a 2ª Guerra Mundial, a história acompanha uma equipe de super-humanos que combatem vilões nazistas. Os dubladores da animação começaram a ser escalados e os produtores explicaram que estão buscando pessoas que possam interpretar esses personagens em um possível versão live-action da obra.

 

SUPERMAN: LEGACY
O projeto que James Gunn está escrevendo e – provavelmente – irá dirigir não será uma nova história de origem de Superman. Inspirada por um famoso arco de quadrinhos escrito por Grant Morrison (“Superman All-Star”), a trama vai mostrar o herói dividido entre sua “herança Kryptonita” e seu lado mais humano. “Ele é bondoso demais em um mundo onde isso é cafona”, relatou Sarfran.

 

WALLER
A série “O Pacificador”, que Gunn dirigiu na HBO Max, terá um spin-off centrado em Amanda Waller, a líder manipuladora do Esquadrão Suicida. Viola Davis (de “A Mulher Rei”) retornará ao papel como a personagem “ambiciosa e imoral” numa série escrita por Christal Henry (“Watchmen”) e Jeremy Carver (“Patrulha do Destino”).

 

LANTERNS
O produtor Greg Berlanti, criador do “Arrowverse”, trabalhou por anos numa série da Tropa dos Lanternas Verdes, mas sua ideia foi abandonada em troca de um novo projeto. “Nossa visão sobre essa produção tem muita inspiração em ‘True Detective'”, descreveu Safran. Segundo a dupla, esse é um dos projetos mais importantes que estão em desenvolvimento e será um ponto de partida importante na história que eles pretendem construir para interligar todo o universo da DC na TV e nos cinemas.

 

PARADISE LOST
A série passada na Ilha do Paraiso (ou Temiscira) é descrita pelos chefes do DC Studios como um épico no estilo de “Game of Thrones”, com a diferença de ser protagonizada apenas por mulheres. Toda a história vai se passar no lar das amazonas, local onde nasceu a Mulher Maravilha, e acompanhará a luta política pelo poder na ilha – antes dos eventos vistos nos filmes protagonizados por Gal Gadot (“Morte no Nilo”).

 

THE AUTHORITY
Com esse projeto, a dupla de produtores executivos mostra que vai adaptar também criações da Wildstorm, editora que começou como projeto pessoal de Jim Lee (atual presidente da DC Comics) e hoje se encontra incorporada ao catálogo de lançamentos da DC. The Authority foi um grupo de super-heróis polêmicos criados nos anos 1990 por Lee. “Essa não é uma história sobre heróis e vilãos. Nem todo filme ou programa de TV será sobre os caras bonzinhos brigando com os malvados ou sobre coisas enormes que caem do céu. Eu acredito que esses heróis são como Jack Nicholson em ‘Questão de Honra’. Eles sabem o que vocês querem deles. Ou, pelo menos, acreditam nisso”, descreveu James Gunn.

 

THE BRAVE AND THE BOLD
“Essa é nossa introdução ao universo do Batman no [novo] DCU”, relatou James Gunn. “O filme também apresenta o nosso Robin favorito, Damian Wayne, que é um grande filho da mãe!”. O filme também será inspirado em quadrinhos de Grant Morrison, que mostram Batman conhecendo um filho que ele nem sabia existir: um adolescente criado pela mãe Talia al Ghul na Liga dos Assassinos. “É uma história bem estranha sobre paternidade”, descreve James. E o mais importante de tudo: esse Batman não será interpretado por Robert Pattinson (“Tenet”).

 

BOOSTER GOLD
O anti-herói, que já chegou a integrar a Liga da Justiça nos anos 1980, vai ganhar uma série própria na HBO. A trama vai contar a história de um homem fracassado do futuro, que volta ao passado [nosso presente] para conseguir se tornar famoso como super-herói, usando seu conhecimento da história para impedir tragédias. Para isso, ele contará com auxílio de tecnologia futurista e carisma para sugerir ter superpoderes. James Gunn descreve o personagem como “um impostor querendo ser herói”.

 

SUPERGIRL: WOMAN OF TOMORROW
O filme pretende reintroduzir Supergirl com uma visão diferenciada sobre a personagem, que é prima do Superman. “Nós iremos mostrar as grandes diferenças entre Superman e Supergirl. Enquanto ele foi criado por pais adoráveis na Terra, Supergirl viu todos que ama serem mortos aos 14 anos. Só depois disso, ela veio para o nosso planeta, passando mais alguns anos sozinha numa nave. Ela é muito mais hardcore do que pensamos”, relatou James Gunn, seguindo dicas de uma recente minissérie de quadrinhos de Tom King.

 

SWAMP THING
Gunn também pretende resgatar o “Monstro do Pântano”, que teve uma série traumaticamente cancelada em 2019, mas o localizou num cantinho mais afastado do centro do DCU. Apesar disso, alertou que “ainda assim vai alimentar o resto das histórias” e interagir com outros personagens da editora.

Além disso, os produtores confirmaram que Robert Pattinson continuará a ser Batman na continuação do filme de Matt Reeves. Essa história e suas séries derivadas farão parte de uma linha paralela, batizada de Elseworlds (como nos quadrinhos sobre universos alternativos), e não serão incorporadas ao DCU principal. O filme já tem data de lançamento e chegará aos cinemas em 3 de outubro de 2025 com o título provisório, em inglês, de “The Batman Part II”.

Vale lembrar que a DC tem outros projetos a serem lançados ainda neste ano, como “Shazam! A Fúria dos Deuses”, “The Flash”, a continuação de “Aquaman” e o aguardado “Besouro Azul”, que trará a estreia de Bruna Marquezine (“Vou Nadar Até Você”) em Hollywood.