Best-seller de Chico Buarque vai virar filme

O livro “Leite Derramado”, de Chico Buarque, vai virar filme dirigido pelo primo do artista, Lula Buarque de Holanda (“Casseta & Planeta: A Taça do Mundo É Nossa”). Produzido pela Tambellini Filmes, […]

Divulgação/Companhia das Letras

O livro “Leite Derramado”, de Chico Buarque, vai virar filme dirigido pelo primo do artista, Lula Buarque de Holanda (“Casseta & Planeta: A Taça do Mundo É Nossa”).

Produzido pela Tambellini Filmes, o longa irá cobrir quase um século da história do Brasil, passando-se no Rio de Janeiro da década de 1920 até os anos 2000.

Lançado pela editora Companhia das Letras em 2009, o best-seller que vendeu 300 mil exemplares é narrado pelo aristocrata decadente Eulálio Montenegro D’Assumpção, que conta numa cama de hospital, num monólogo dirigido à filha, às enfermeiras e a quem quiser ouvir, a história de sua linhagem desde os ancestrais portugueses, passando por um barão do Império, um senador da Primeira República, até o tataraneto, garotão do Rio de Janeiro atual. A fala desarticulada do ancião cria dúvidas e suspenses que prendem o leitor, num quebra-cabeça bem concebido, em que nenhum elemento é supérfluo.

Com filmagens previstas para 2024, no Rio e em Búzios, o longa destaca no elenco o veterano Antônio Fagundes (“Deus É Brasileiro”) e seu filho Bruno Fagundes (“3%”).

“Leite Derramado” foi o quarto romance de Chico Buarque. Os três anteriores também viraram filmes – “Estorvo” (em 2000), “Benjamin” (2003) e “Budapeste” (2009). Desde a publicação da obra, o cantor, compositor, dramaturgo e escritor já lançou mais dois romances e uma antologia de contos.

Veja abaixo um vídeo em que Chico faz a leitura de um trecho do livro.