Glass Onion: Diretor confessa ter feito filme na Grécia para aproveitar e tirar férias

O cineasta Rian Johnson (“Star Wars: Os Últimos Jedi”) revelou que escolheu realizar o filme “Glass Onion: Um Mistério Knives Out” na Grécia porque queria tirar férias lá. A confissão foi feita […]

Divulgação/Netflix

O cineasta Rian Johnson (“Star Wars: Os Últimos Jedi”) revelou que escolheu realizar o filme “Glass Onion: Um Mistério Knives Out” na Grécia porque queria tirar férias lá. A confissão foi feita durante a entrevista coletiva do lançamento do filme, que chegou na Netflix nesta sexta (23/12).

“Escrevi o roteiro em 2020, no meio do lockdown. Então, como muita gente, eu estava sentado em casa, meio que desejando estar em uma ilha grega”, contou ele. “Isso pode ter algo a ver com a locação do novo filme”, completou.

Continuação de “Entre Facas e Segredos” (2019), “Glass Onion: Um Mistério Knives Out” foi rodado na ilha de Spetses e na vila de Porto Heli, na Grécia. Além disso, o filme também tem locações em Belgrado, na Sérvia.

Além de filmarem na costa da Grécia, a produção também alugou uma mansão que serviu como cenário e moradia para o elenco. “Foi como tirar férias de verão e fazer um filme durante o descanso”, brincou o diretor.

Outro motivo para a mudança de cenário é porque Johnson não queria ver o detetive Benoit Blanc (interpretado por Daniel Craig) num local similar ao do primeiro filme. Segundo o diretor, a ideia era explorar o conceito de locações exóticas das obras de Agatha Christie.

Enquanto em “Entre Facas e Segredos” (2019), a ação se passava quase toda dentro de uma mansão antiga e sombria, emulando filmes como “Assassinato por Morte” (1976) e “Os Sete Suspeitos” (1985), agora a ação se passa numa região costeira ensolarada.

Johnson falou sobre a sua admiração por Christie. “Ela sempre contava uma história distinta em cada livro, com personagens diferentes, um novo local. Ela explorava gêneros distintos, testava reviravoltas que nunca tinham sido feitas antes”, disse ele. “Então, eu não queria fazer apenas uma continuação, a ideia era produzir algo completamente novo.”

“E, na literatura de suspense, é claro que existe uma tradição de crimes na Inglaterra ou em mansões confortáveis do nordeste norte-americano, mas também há um viés rico a ser explorado de assassinatos durante viagens. ‘As Férias de Poirot’, ‘Morte no Nilo’, ‘O Fim de Sheila’… Podíamos tirar algo legal desse gênero de mistério nas férias. Então, decidimos mergulhar nisso.”

Na trama do filme, um grupo seleto de detetives amadores e profissionais é reunido na ilha de um milionário para resolver um assassinato de brincadeira. Mas então, de forma típica, as luzes se apagam e alguém cai morto de verdade.

Convidado para a festa, o detetive Benoit Blanc (personagem de Daniel Craig) se vê às voltas com um grupo diversificado de suspeitos, que conta com Leslie Odom Jr. (“Uma Noite em Miami”), Kathryn Hahn, (“WandaVision”), Dave Bautista (“Guardiões da Galáxia”), Kate Hudson (“Music”), Jessica Henwick (“Matrix Ressurections”), Madelyn Cline (“Outer Banks”) e Edward Norton (“O Incrível Hulk”), que interpreta o dono da ilha.

Primeira de duas sequências de “Entre Facas e Segredos” (2019) desenvolvidas por Rian Johnson para a Netflix, “Glass Onion: Um Mistério Knives Out” teve uma première bastante aplaudida no Festival de Toronto e chegou à Netflix com 94% de aprovação, na média do agregador de críticas Rotten Tomatoes.

Confira abaixo o trailer do filme.