Angelina Jolie deixa cargo de enviada especial da ONU

A atriz e cineasta Angelina Jolie (“Os Eternos”) anunciou que vai deixar seu cargo de enviada especial da agência de refugiados da ONU, a ACNUR, após 20 anos. Durante esse tempo, Jolie […]

Divulgação/ACNUR

A atriz e cineasta Angelina Jolie (“Os Eternos”) anunciou que vai deixar seu cargo de enviada especial da agência de refugiados da ONU, a ACNUR, após 20 anos. Durante esse tempo, Jolie se envolveu em diversas campanhas de apoio a pessoas que foram deslocadas à força em todo o mundo.

Em uma declaração conjunta com a ACNUR, Jolie disse que deseja abordar um conjunto mais amplo de questões humanitárias e de direitos humanos. “Depois de 20 anos trabalhando no sistema da ONU, sinto que é hora de trabalhar de forma diferente, me envolvendo diretamente com refugiados e organizações locais e apoiando sua defesa de soluções”, disse ela.

Jolie também defendeu uma solução para o fluxo global de refugiados de países devastados pela guerra, como a Síria, e criticou a ordem executiva emitida pelo ex-presidente dos EUA, Donald Trump, em 2017, que restringiu a entrada nos EUA de refugiados vindos de nações de maioria muçulmana.

A atriz disse que continuará a apoiar os refugiados e as questões relacionadas ao deslocamento forçado. “Em um momento em que o mundo enfrenta crises complexas, multifacetadas e interconectadas, ela planeja se envolver com uma gama mais ampla de atores em um conjunto mais amplo de questões humanitárias, além de trabalhar mais diretamente com organizações locais”, declarou o comunicado da ACNUR.

Jolie trabalhou com a ACNUR desde 2001, primeiro como embaixadora da boa vontade da ONU e, a partir de 2012, como enviada especial. Ela completou cerca de 60 missões de campo para se encontrar com pessoas deslocadas que estavam em busca de refúgio do exílio forçado. Sua viagem mais recente em nome da ACNUR foi para o Iêmen e Burkina Faso.

“Depois de um longo e bem-sucedido período com a ACNUR, aprecio seu desejo de mudar seu compromisso e apoio sua decisão. Sei que a causa dos refugiados permanecerá em seu coração e tenho certeza de que ela trará a mesma paixão e atenção a um portfólio humanitário mais amplo. Estou ansioso por nossa amizade contínua”, disse o alto comissário da ONU, Fillipi Grandi.

Além do ativismo humanitário, Angelina Jolie está atualmente envolvida com a pós-produção de “Without Blood”, seu 5º filme como diretora, que ainda não tem previsão de estreia.