Jimmy Kimmel vai apresentar o Oscar de 2023

O apresentador Jimmy Kimmel foi escolhido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para apresentar a 95ª cerimônia do Oscar, que vai acontecer em 2023. Essa será a terceira vez de Kimmel […]

Divulgação/ABC

O apresentador Jimmy Kimmel foi escolhido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para apresentar a 95ª cerimônia do Oscar, que vai acontecer em 2023.

Essa será a terceira vez de Kimmel à frente da cerimônia. A primeira vez foi em 2017, quando “La La Land” foi anunciado por engano como Melhor Filme, em vez do vencedor real “Moonlight”, num equívoco que virou uma das maiores falhas do Oscar.

Ele também apresentou a cerimônia em 2018, e foi o último apresentador solitário do evento, após a Academia optar por realizar as três cerimônias seguintes (de 2019, 2020 e 2021) sem um apresentador fixo.

Foi somente em 2022 que a organização retomou o formato de apresentadores fixos, mas com três pessoas: as comediantes Regina Hall, Amy Schumer e Wanda Sykes. E resultou num fracasso de audiência.

Jimmy Kimmel tem bastante experiência com eventos ao vivo. Ele apresenta o programa de entrevistas “Jimmy Kimmel Live!” há quase 20 anos. O incidente em 2017 também comprovou que ele sabe improvisar quando acontece algum imprevisto – algo que, aparentemente, é necessário nessas cerimônias.

“Jimmy é o anfitrião perfeito para nos ajudar a reconhecer os incríveis artistas e filmes do nosso 95º Oscar. Seu amor por filmes, experiência em TV ao vivo e capacidade de se conectar com nosso público global criará uma experiência inesquecível para nossos milhões de espectadores em todo o mundo”, disseram o CEO da Academia, Bill Kramer, e a Presidente da Academia, Janet Yang, em comunicado.

A escolha por trazer Kimmel de volta é também uma tentativa de aumentar a audiência da cerimônia. Quando ele apresentou o Oscar em 2017, o evento teve uma audiência de 32,9 milhões de espectadores. E embora esse número tenha diminuído no ano seguinte (quando ele também apresentou), ainda ficou muito à frente dos 16,6 milhões de espectadores que viram o Oscar em 2022.

Quando o canal ABC (que transmite a cerimônia nos EUA) teve a audiência do Emmy afetada pela pandemia em 2020, eles também recorreram a Kimmel, que recebeu elogios por realizar uma transmissão inventiva, apesar de também ter registrado uma audiência baixa – embora ele não possa ser culpado por isso, visto que todas as premiações foram prejudicadas pela pandemia.

“Ter Jimmy Kimmel de volta como apresentador do ‘Oscar’ é um sonho tornado realidade. Como vemos todas as noites em seu próprio programa, Jimmy pode lidar com qualquer coisa com coração e humor, e sabemos que ele entregará as risadas e os momentos comemorativos que definem o Oscar”, disse Craig Erwich, presidente da ABC Entertainment. “Adoramos ser a casa da maior noite de Hollywood e mal podemos esperar para brindar ao sucesso do cinema e da narrativa deste ano.”

O apresentador também agradeceu ao convite, mantendo o seu bom humor característico. “Ser convidado para apresentar o Oscar pela terceira vez é uma grande honra ou uma armadilha. De qualquer forma, sou grato à Academia por me perguntar tão rapidamente depois que todos os bons disseram não”, brincou Kimmel.

A cerimônia do Oscar está marcada para acontecer em 12 de março de 2023, e contará com a produção de Glenn Weiss e Ricky Kirshner.