Brasil tem dois filmes no Top 10 global da Netflix

O cinema brasileiro está em alta na Netflix. A atualização semanal da lista dos conteúdos mais vistos da plataforma revela dois títulos nacionais no Top 10 das produções não faladas em inglês. […]

Divulgação/Netflix

O cinema brasileiro está em alta na Netflix. A atualização semanal da lista dos conteúdos mais vistos da plataforma revela dois títulos nacionais no Top 10 das produções não faladas em inglês.

Lançado na quinta-feira (27/10), o drama romântico “Depois do Universo” entrou no ranking como o 4º filme mais visto da semana, com 12,3 milhões de horas visualizadas até domingo (30/10).

Estreia da cantora Giulia Be como atriz, o filme acompanha uma talentosa pianista que precisa superar os desafios de lidar com o lúpus – a doença autoimune de Selena Gomez – , que pode atacar qualquer parte do corpo – o rim, no caso da jovem. Durante o tratamento, seu pessimismo é superado por uma forte conexão com um dos médicos que a ajuda a enfrentar suas inseguranças para se apresentar nos palcos junto de uma grande orquestra de São Paulo.

O papel do médico marca a estreia brasileira de Henry Zaga, que apesar de ter nascido no Brasil só tinha feito produções americanas, como as séries “13 Reasons Why”, “Quem É Você, Alasca?” e o filme “Os Novos Mutantes”, entre outros. Integrando o filão dos romances de doença, o drama tem roteiro e direção de Diego Freitas (“O Segredo de Davi”).

O outro filme da lista é “Esposa de Aluguel” em 7º lugar, visto ao longo de 4,2 milhaões de horas em sua terceira semana, após liderar a relação de filmes não falados em inglês por duas semanas consecutivas.

Com uma premissa de Sessão da Tarde – variação moderna de “Namorada de Aluguel” (1987) – , o filme traz Caio Castro como um solteirão convicto, que nunca se envolveu profundamente com nenhuma mulher além de sua mãe e das três irmãs. Mas ao saber que vai morrer, sua mãe controladora faz um último pedido: vê-lo casado. E para evitar ficar fora do testamento, o solteirão resolve contratar uma atriz (Thati Lopes) para fingir ser sua noiva. Só que ela começa a improvisar e faz tudo diferente do combinado. E para surpresa de todos, agrada em cheio a matriarca, que até entrega as chaves de um imóvel cobiçado da família para o casal.

“Esposa de Aluguel” tem roteiro de Fil Braz (“Minha Mãe é uma Peça 3”) e direção de Cris D’Amato (“Pai em Dobro”).

Já o filme internacional mais visto da semana foi o alemão “Nada de Novo no Front”, assistido durante 31,5 milhões de horas.

A nova adaptação do clássico literário de Erich Maria Remarque sobre a campanha alemã durante a 1ª Guerra Mundial gira em torno de um jovem idealista que, instigado pelo patriotismo de seus professores, alista-se para lutar pelo país. Mas, em vez de glórias, encontra o despreparo, a violência extrema e a loucura no front, testemunhando seus colegas de classe morrerem um por um.

Considerada uma das principais obras sobre o horror da guerra, o livro já tinha sido trazido às telas em 1930, com direção de Lewis Milestone, quando venceu o Oscar de Melhor Filme. A versão da Netflix, entretanto, é a primeira adaptação alemã, com direção de Edward Berger (das séries “Deutschland 83” e “Your Honor”) e um elenco que destaca Sebastian Hülk (“Dark”), Daniel Brühl (“Falcão e o Soldado Invernal”), Albrecht Schuch (“Berlin Alexanderplatz”), Anton von Lucke (“Frantz”) e Devid Striesow (“Eu Estava em Casa, Mas…”).

Muito aplaudido no Festival de Toronto, o filme impressionou a crítica norte-americana, alcançando 93% de aprovação no Rotten Tomatoes, e é o candidato da Alemanha a uma vaga no Oscar de 2023.