Diretor pretende lançar versão de “Elvis” com 4 horas de duração

O cineasta Baz Luhrmann revelou que planeja lançar uma nova versão de “Elvis” com quatro horas de duração, para mostrar as performances musicais completas de Austin Butler no papel-título. “Não chega a […]

Divulgação/Warner Bros.

O cineasta Baz Luhrmann revelou que planeja lançar uma nova versão de “Elvis” com quatro horas de duração, para mostrar as performances musicais completas de Austin Butler no papel-título.

“Não chega a ser uma ‘versão do diretor’, eu só quero juntar esse material. A coisa toda deve ter 4h de duração, e eu já disse que vou editá-la toda um dia – não hoje, nem amanhã, mas vou fazer isso”, garantiu ele, em entrevista ao site IndieWire.

Luhrmann explicou que Butler realizou as performances completas de várias músicas que tiveram apenas trechos exibidos no cinema.

Ele acrescentou que “foi uma experiência transcendental assisti-lo naqueles shows”.

“Então, quero que todo mundo veja isso”, continuou.

O diretor também elogiou a captação das imagens, que deram às performances uma aparência vintage. “Tínhamos todas as câmeras certas, porque [a diretora de fotografia] Mandy Walker foi atrás das lentes dos anos 1960, 70 e 80 para realizar a captação dessas cenas”.

Em junho, na época do lançamento nos EUA, Luhrmann já tinha dito que havia cortado quase a metade das cenas filmadas para que o filme tivesse 159 minutos de duração – isto é, mais de duas horas e meia de projeção. Em entrevista ao site britânico Radio Times, ele disse que a primeira montagem do filme tinha 240 minutos – ou seja, as 4 horas que mencionou.

Mas as cenas cortadas não incluem apenas música.

O diretor filmou também o encontro entre Elvis Presley e o presidente Richard Nixon nos anos 1970, explorou melhor o relacionamento do ídolo com sua banda e até deu espaço para a primeira namorada de Elvis, Dixie.

Mesmo com 159 minutos, vários críticos acharam “Elvis” muito abrangente.

Todos, porém, foram unânimes em elogiar o desempenho de Butler. E, apesar do filme ter sido lançado no verão dos EUA, bem longe da temporada de premiações, seu nome não está descartado nas apostas de indicações ao Oscar.

O elenco da produção também contou com Tom Hanks (“Finch”), bastante transformado por maquiagem prostética no papel do Coronel Tom Parker, o empresário do Rei do Rock, Olivia DeJonge (a Ellie da série “The Society”) no papel de Priscilla, esposa do cantor, e Maggie Gyllenhaal (a Candy de “The Deuce”) como Gladys, a mãe de Elvis.

O filme pode ser visto atualmente na HBO Max e em plataformas de locação digital.

Veja abaixo uma cena de ensaio de Butler com a performance completa da música “That’s All Right (Mama)”.