Ang Lee fará cinebiografia de Bruce Lee estrelada por seu filho

O cineasta Ang Lee (“Projeto Gemini”) vai comandar uma cinebiografia do ator e mestre em artes marciais Bruce Lee (“Operação Dragão”). Segundo o site Deadline, o filme, ainda sem título, será estrelado […]

Divulgação/Warner Bros.

O cineasta Ang Lee (“Projeto Gemini”) vai comandar uma cinebiografia do ator e mestre em artes marciais Bruce Lee (“Operação Dragão”). Segundo o site Deadline, o filme, ainda sem título, será estrelado por Mason Lee (“Se Beber, Não Case! Parte II”), filho do diretor.

Bruce Lee se tornou um dos primeiros atores sino-americanos a ganhar destaque na televisão, quando interpretou o personagem Kato na série “O Besouro Verde”. Mas era evidente sua frustrações como um protagonista obrigado a ser apenas ajudante.

As frustrações aumentaram quando o ator branco David Carradine foi escolhido para interpretar o monge chinês Kwai Chang Caine na série “Kung Fu” no lugar de Lee. Na ocasião, os executivos da TV sentiram que o público não estava pronto para uma série protagonizada por um ator asiático.

Decepcionado, Lee foi filmar em Hong Kong, onde obteve sucesso em uma série de filmes influentes, o que lhe deu notoriedade suficiente para estrelar o clássico “Operação Dragão” (1973), coprodução com os EUA que se tornou icônica. Sua ascensão, porém, foi interrompida pela morte repentina do astro aos 32 anos, pouco antes do filme ser lançado.

“Com dificuldade para ser aceito como nem totalmente americano e nem totalmente chinês, Bruce Lee foi uma ponte entre o Oriente e o Ocidente que apresentou o Kung Fu chinês ao mundo, um cientista do combate e um artista icônico que revolucionou as artes marciais e o cinema de ação”, disse Ang Lee sobre o projeto ao site Deadline.

“Sinto-me compelido a contar a história desse ser humano brilhante e único que ansiava por pertencer, possuía um tremendo poder em seu corpo de 61 quilos e que, por meio de trabalho árduo e incansável, transformou sonhos impossíveis em realidade.”

Não se sabe, exatamente, qual período da vida de Bruce Lee será abordado na cinebiografia, mas Mason Lee tem 32 anos, um a menos que o astro quando morreu.

Ang Lee tem trabalhado discretamente no projeto há algum tempo, inclusive preparando o seu filho para estrelar o filme. Mason Lee tem treinado para o papel na Ásia nos últimos três anos, durante toda a pandemia.

Por estar em desenvolvimento há vários anos, o roteiro passou por diversas revisões, assinado por Jean Castelli (“A Longa Caminhada de Billy Lynn”), Alex Law (“A Tale of Three Cities”), Mabel Cheung (“A Tale of Three Cities”) e, mais recentemente, Dan Futterman (“Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo”), que arredondou a versão final.

Embora pouco conhecido, Mason Lee fez participações em filmes como “Se Beber, Não Case! Parte II” (2011) e “Lucy” (2014). Nos últimos anos, ele tem se projetado no mercado chinês, estrelando filmes como “Pássaros do Subúrbio” (2018), “Stand by Me” (2019), “Limbo” (2021) e “Meu Lugar” (2022).

A cinebiografia ainda não tem previsão de estreia.

Mas esse não será o primeiro filme sobre Bruce Lee. Em 1993, o diretor Rob Cohen comandou “Dragão: A História de Bruce Lee”, que trouxe o ator Jason Scott Lee (o vilão de “Mulan”) no papel principal. Mais recentemente, uma versão polêmica de Bruce Lee também pode ser vista no filme “Era Uma Vez em… Hollywood” (2019), em que ele foi vivido por Mike Moh.

Assista abaixo ao trailer de “Operação Dragão”.