Matthew Perry revela que teve “2% de chance de viver” depois de overdose

O ator Matthew Perry (o eterno Chandler, de “Friends”) quase morreu após sofrer uma perfuração gastrointestinal e seu cólon estourar por conta de uma overdose de opióides. Em entrevista à revista People […]

Divulgação/CBS

O ator Matthew Perry (o eterno Chandler, de “Friends”) quase morreu após sofrer uma perfuração gastrointestinal e seu cólon estourar por conta de uma overdose de opióides. Em entrevista à revista People para promover sua vindoura autobiografia, Perry disse que, na ocasião, ele tinha “2% de chance de viver”.

“Os médicos disseram à minha família que eu tinha 2% de chance de viver”, contou ele. “Fui colocado em uma coisa chamada máquina de ECMO, que faz toda a respiração do seu coração e pulmões. E isso se chama Ave Maria. Ninguém sobrevive a isso.”

Ele conta esta e outras polêmicas de sua vida no seu livro, “Friends, Lovers and the Big Terrible Thing”, que será lançado em 1º de novembro nos EUA.

Refletindo sobre o período sombrio, ele diz que chegar nesse ponto foi um momento de mudança na sua vida. “Foram cinco pessoas colocadas em uma máquina de ECMO naquela noite e as outras quatro morreram e eu sobrevivi. Então a grande questão é por quê? Por que eu era o único? Tem que haver algum tipo de razão.”

Após o ocorrido, ele passou duas semanas em coma e outros cinco meses em cuidado hospitalar. Depois disso, foi preciso usar uma bolsa de colostomia por mais nove meses. Tudo isso, ele confirma, foi consequência do vício em opióides e álcool.

No auge do seu vício, Perry chegava a tomar 55 comprimidos de Vicodin por dia. Os fãs de “Friends” vão se lembrar dessa época, porque foi quando o ator emagredeceu consideravelmente, chegando a pesar apenas 58 quilos.

Perry também conta que seus colegas de elenco “foram compreensivos e foram pacientes” em meio às suas muitas recaídas ao longo dos anos.

“Eu não sabia como parar”, disse ele. “Se a polícia viesse à minha casa e dissesse: ‘Se você beber hoje à noite, vamos levá-lo para a cadeia’, eu começaria a fazer as malas. Não conseguia parar porque a doença e o vício são progressivos. Então fica cada vez pior à medida que você envelhece.”

Perry revelou que começou a consumir mais álcool logo que foi escalado para a série, quando tinha apenas 24 anos. “Eu até conseguia lidar com isso, mais ou menos. Mas quando eu tinha 34 anos, eu estava realmente enraizado em muitos problemas”, disse ele.

O ator também reconhece as mudanças positivas na sua vida pessoal e profissional após parar de beber. “houve anos em que fiquei sóbrio durante esse tempo mais grave. A 9ª temporada foi o ano em que fiquei sóbrio o tempo todo. E adivinha em qual temporada eu fui indicado para melhor ator? Eu pensava, tipo: ‘Isso deve significar alguma coisa.’”

Ao todo, Matthew Perry deu entrada 15 vezes em clínicas de reabilitação e passou por 14 cirurgias no estômago. Mas agora ele diz que está determinado a ajudar outras pessoas que lutam contra o vício. “Seu status de sobriedade muda, mas isso é só o que muda. Você sabe tudo o que sabia antes, contanto que consiga lutar para voltar sem morrer, você aprende muito.”