“Star Wars” aposenta voz de James Earl Jones em Darth Vader

O veterano ator James Earl Jones decidiu se aposentar do papel de Darth Vader em “Star Wars”. Ele nunca interpretou Darth Vader em cena, mas é a voz do vilão há mais […]

Divulgação/Lucasfilm

O veterano ator James Earl Jones decidiu se aposentar do papel de Darth Vader em “Star Wars”. Ele nunca interpretou Darth Vader em cena, mas é a voz do vilão há mais de 40 anos – desde 1977, quando o primeiro filme foi lançado.

Aos 91 anos, Jones assinou um contrato permitindo que sua voz seja recriada por inteligência artificial para dublagens futuras do personagem – que deve reaparecer em uma nova série da Disney+, “Ahsoka”.

Embora Darth Vader tenha morrido em “O Retorno de Jedi”, lançado nos cinemas em 1983, o personagem continuou ativo por várias décadas, sempre dublado por James Earl Jones. A lista de participações inclui “Star Wars: A Vingança dos Sith” (2005), “Rogue One: Uma História Star Wars” (2016), “Star Wars: A Ascensão Skywalker” (2019) e a série animada “Star Wars Rebels” (2014-2016).

Sua recente participação em “Obi-Wan Kenobi” já tinha recebido auxílio digital. Como a idade avançada alterou muito seu registro vocal, o ator teve seus diálogos recriados de forma artificial, numa parceria entre a produtora Lucasfilm e a start-up ucraniana Respeecher, que desenvolveu a tecnologia.

O relacionamento de Respeecher com a Lucasfilm começou com a série “O Livro de Boba Fett”, para a qual a start-up recriou a voz jovem de Mark Hamill como Luke Skywalker.

Em “Obi-Wan Kenobi”, a colaboração foi ainda maior, mas contou com consultoria do próprio Jones, que ajudou a tornar a voz artificial mais próxima de suas falas reais.