Coolio, rapper do hit “Gangsta’s Paradise”, morre aos 59 anos

O rapper e ator americano Coolio, conhecido pelo hit “Gangsta’s Paradise”, morreu na quarta-feira (28/9) aos 59 anos. Seu empresário, Jarez Posey, informou que ele estava na casa de um amigo quando […]

Instagram/Coolio

O rapper e ator americano Coolio, conhecido pelo hit “Gangsta’s Paradise”, morreu na quarta-feira (28/9) aos 59 anos. Seu empresário, Jarez Posey, informou que ele estava na casa de um amigo quando faleceu.

Coolio teria ido ao banheiro na residência e não retornou. Após chamá-lo sem sucesso, o dono da casa encontrou Coolio caído no chão.

Segundo a polícia, que investiga o ocorrido, não havia sinais de violência. Já os paramédicos que atenderam ao chamado de emergência suspeitam que ele tenha sofrido uma parada cardíaca, mas a causa da morte ainda não foi divulgada.

Artis Leon Ivey Jr., que ficou mundialmente conhecido como Coolio, é um dos artistas mais famosos da geração de ouro do rap americano dos anos 1990. Ele nasceu no dia 1º de agosto de 1963 e cresceu em Compton, região barra pesada de Los Angeles, de onde também surgiu o grupo N.W.A. Na adolescência, envolveu-se com uma gangue, chegou a se viciar em crack e foi detido pela polícia. Mas deu uma reviravolta completa ao se alistar como bombeiro voluntário e, depois, entrar para o Departamento Florestal e de Incêndios da Califórnia.

Ele se tornou religioso enquanto lutava contra a dependência do crack e começou a fazer rap – seu primeiro mix tape surgiu em 1987. Acabou se juntando com outros rappers da cena de Los Angeles no grupo WC and the Maad Circle, que lançou seu primeiro álbum em 1991, mas logo seguiu carreira solo.

Chamou atenção de cara com seu disco de estreia, “It Takes a Thief”, que rendeu o hit “Fantastic Voyage” em 1994 – com clipe dirigido por F. Gary Gray, que depois faria os filmes “Straight Outta Compton” e “Velozes e Furiosos 8”. A música chegou ao 3º lugar das paradas de sucesso, mas o sucesso inicial nem se comparou ao que ele veio a experimentar no ano seguinte, com o hit “Gangsta’s Paradise”.

Uma das músicas mais tocadas da década, “Gangsta’s Paradise” foi tema do filme “Mentes Perigosas”, que trazia Michelle Pfeiffer como uma ex-fuzileira naval contratada como professora numa escola pública de Ensino Médio. A atriz também participou do clipe da canção, o que ajudou a impulsioná-la na MTV.

Após seu lançamento, o hit ficou três semanas no topo das paradas de sucesso.

O impacto cultural do “Gangsta’s Paradise” chegou até a inspirar uma paródia, “Amish Paradise”, de “Weird Al” Yankovic.

O artista ainda emplacou outros hits na carreira, como “1,2,3,4 (Sumpin’ New)”, “I Remember” e “It’s All the Way Live (Now)”, além de ter composto a música-tema do seriado da Nickelodeon “Kenan & Kel” (1996-2000), estrelado por Kenan Thompson e Kel Mitchell.

Sua projeção musical o levou a dublar o personagem Kwanzaa-bot na série animada “Futurama” e, graças a seu visual distinto, com “trancinhas flutuantes” sobre a cabeça, acabou convidado a se tornar ator, conquistando pequenos papéis em filmes como “Deus nos Acuda!” (1996) e até no infame “Batman & Robin” (1997).

Suas primeiras aparições na tela foram figurações. Mas isso começou a mudar a partir de “Resgate nas Profundezas”, um filme de ação B lançado diretamente em vídeo no ano 2000, em que interpretou o protagonista – e recebeu críticas extremamente negativas pela iniciativa. Isto não o impediu de tentar novamente no thriller “Stealing Candy” (2003), ao lado de Daniel Baldwin. Mas o resultado se repetiu: bombardeio de críticas negativas.

Depois disso, Coolio ainda fez figuração em “Demolidor – O Homem sem Medo” (2003), antes de sumir do cinema, dedicando-se a uma série de lançamentos para o mercado de DVDs. O melhorzinho deles foi “Drácula 3000: Escuridão Infinita” (2004), em que virou um vampiro.

Em seus últimos papéis, ele acabou se especializando em viver seu personagem mais popular: ele mesmo. Coolio foi Coolio na animação “Gravity Falls” (em 2012), na série “Black Jesus” (2014), no musical “Nina” (2017) e em seu último filme completado, a comédia “Bobcat Moretti”, ainda sem previsão de estreia.

Lembre abaixo três dos maiores sucessos do rapper.