VMAs 2022: Anitta faz História como primeira brasileira premiada pela MTV americana

Anitta entrou na História da música pop neste domingo (29/8) ao se tornar a primeira brasileira a vencer o VMAs (Video Music Awards), a principal premiação da MTV americana. Ela conquistou o […]

Instagram/Paulo Pimenta

Anitta entrou na História da música pop neste domingo (29/8) ao se tornar a primeira brasileira a vencer o VMAs (Video Music Awards), a principal premiação da MTV americana.

Ela conquistou o troféu de Melhor Clipe de Música Latina com o hit “Envolver”, superando Bad Bunny, Becky G X Carol G, Daddy Yankee, Farruko e uma parceria de J Balvin & Skrillex.

A cantora carioca também apresentou a canção no evento, tornando-se a primeira brasileira a concorrer e cantar no palco principal dos VMAs. E o detalhe: foi chamada ao palco pelas garotas do BLACKPINK, que também estreavam na premiação.

Por sinal, a interação entre Anitta e o grupo sul-coreano começou nos bastidores enquanto as artistas se arrumavam. Elas posaram para fotos e o momento repercutiu nas redes sociais.

Depois de uma performance mais lenta de “Envolver”, a brasileira incendiou o público com uma pequena mostra de batidão, com trechos de vários hits, em que rebolou tudo para mostrar que já está recuperada da recente cirurgia. “Vocês acharam que eu não ia balançar minha bunda hoje à noite?”, ela provocou em inglês.

Ao receber o prêmio, Anitta salientou o significado de sua vitória em seu agradecimento.

“Esta noite é histórica. É a primeira vez do Brasil aqui”, disse Anitta. “Eu realmente não esperava por isso, acho que vou chorar. Só quero dizer, para quem não sabe, esta noite é histórica. É a primeira vez do Brasil aqui. É a primeira vez de algo para o meu país aqui. Eu cantei uma música de um ritmo [funk] que já foi considerado um crime, eu cresci e nasci na favela. Em lugares como esse, nunca pensamos que isso seria possível. Obrigada”.

BLACKPINK também se apresentou e venceu a categoria de Melhor Performance do Metaverso com o show The Virtual, realizado no game “PUBG Mobile”. Além disso, a cantora Lisa, rapper do grupo, venceu na categoria de Melhor K-Pop com a faixa solo “Lalisa”.

Curiosamente, Bad Bunny, que perdeu para Anitta a votação de Clipe Latino, venceu como Artista do do Ano. Já o prêmio de Melhor Clipe ficou com Taylor Swift, pela versão de 10 minutos de “All Too Well”, e o de Melhor Música com Billie Eilish, por “Happier Than Ever”.

Além disso, Dove Cameron, mais conhecida por seu trabalho como atriz na franquia “Descendentes” do Disney Channel, venceu como Artista Revelação. Mas também teve prêmios para Harry Styles, Maneskin, Nicki Minaj, Red Hot Chili Peppers, The Weeknd, Doja Cat, Rosalía, Lizzo, SEVENTEEN, Lil Nas X e Jack Harlow. Confira abaixo a lista completa dos premiados (depois da performance e do discurso de Anitta).

 

 

VIDEOCLIPE DO ANO
Taylor Swift – “All Too Well” (10 Minute Version) (Taylor’s Version)

ARTISTA DO ANO
Bad Bunny

GRUPO DO ANO
BTS

MÚSICA DO ANO
Billie Eilish – “Happier Than Ever”

ARTISTA REVELAÇÃO
Dove Cameron

PERFORMANCE DO ANO
Dezembro de 2021: SEVENTEEN – “Rock With You”

MELHOR COLABORAÇÃO
Lil Nas X e Jack Harlow – “Industry Baby”

MELHOR CLIPE POP
Harry Styles – “As It Was”

MELHOR CLIPE HIP-HOP
Nicki Minaj ft. Lil Baby – “Do We Have A Problem?”

MELHOR CLIPE ROCK
Red Hot Chili Peppers – “Black Summer”

MELHOR CLIPE ALTERNATIVO
Måneskin – “I Wanna Be Your Slave”

MELHOR CLIPE LATINO
Anitta – “Envolver”

MELHOR CLIPE R&B
The Weeknd – “Out of Time”

MELHOR CLIPE K-POP
LISA – “LALISA”

MELHOR MÚSICA DO VERÃO
Jack Harlow – “First Class”

MELHOR CLIPE DO BEM
Lizzo – “About Damn Time”

MELHOR VIDEO LONGO
Taylor Swift – “All Too Well” (10 Minute Version) (Taylor’s Version)

MELHOR PERFORMANCE DO METAVERSO
BLACKPINK – The Virtual | PUBG

MELHOR FOTOGRAFIA
Harry Styles – “As It Was”

MELHOR DIREÇÃO
Taylor Swift – “All Too Well” (10 Minute Version) (Taylor’s Version)

MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
Lil Nas X e Jack Harlow – “Industry Baby”

MELHORES EFEITOS VISUAIS
Lil Nas X e Jack Harlow – “Industry Baby”

MELHOR COREOGRAFIA
Doja Cat – “Woman”

MELHOR EDIÇÃO
Rosalía – “Saoko”