Robert LuPone, da série “Família Soprano”, morre aos 76 anos

O ator americano Robert LuPone, que interpretou o médico e vizinho de Tony Soprano na série “Família Soprano”, morreu no sábado (27/8) aos 76 anos. Ele lutava contra um câncer no pâncreas. […]

Divulgação/HBO

O ator americano Robert LuPone, que interpretou o médico e vizinho de Tony Soprano na série “Família Soprano”, morreu no sábado (27/8) aos 76 anos. Ele lutava contra um câncer no pâncreas.

A notícia foi divulgada pelo MCC Theater, companhia de teatro fundada pelo ator em Nova York. “Bob era uma força, um defensor, uma pessoa complexa, transbordando de um entusiasmo juvenil e profundamente sábio”, diz o texto da companhia.

Nascido em 1946 no Brooklyn, Nova York, LuPone se formou na Juilliard School com bacharelado em dança em 1968. Seu primeiro trabalho profissional do ator foi em 1966, e chegou a ser indicado ao Tony (o Oscar do teatro) de Melhor Ator por seu papel no musical “A Chorus Line”.

Entre seus principais papéis no cinema, LuPone interpretou o apóstolo Tiago na adaptação do musical “Jesus Christ Superstar” em 1973 e foi o empresário da banda The Doors na cinebiografia dirigida por Oliver Stone em 1991.

Na TV, participou de várias novelas antes de aparecer na “Família Soprano” em 1999. Ele interpretou o Dr. Bruce Cusamano em seis episódios da premiada série da HBO, até 2007.

Seus demais trabalhos televisivos foram participações esporádicas em episódios de diversas séries, como “Sex and the City”, “JAG”, “Ally McBeal”, “Gossip Girl”, “The Affair” e três títulos diferentes da franquia “Law & Order”, incluindo a atração original. Sua despedida das telas aconteceu num capítulo de “Law & Order: SVU” exibido em 2019.

O artista era irmão da também atriz Patti LuPone (“Penny Dreadful”).