Mira Furlan (1955 – 2021)

A atriz croata Mira Furlan, que teve papéis marcantes nas cultuadas séries “Babylon 5” e “Lost”, morreu na quarta-feira (20/1) aos 65 anos, em sua casa em Los Angeles, de complicações do […]

Divulgação/Warner

A atriz croata Mira Furlan, que teve papéis marcantes nas cultuadas séries “Babylon 5” e “Lost”, morreu na quarta-feira (20/1) aos 65 anos, em sua casa em Los Angeles, de complicações do vírus do Nilo Ocidental.

Ela se tornou mundialmente conhecida ao estrelar “Quando Papai Saiu em Viagem de Negócios”, filme de Emir Kusturica que venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes em 1985. Embora tivesse apenas 20 anos, a estrela nascida em Zagreb, na ex-Iugoslávia, já tinha uma ampla carreira estabelecida no teatro e no cinema iugoslavos, mas a repercussão do longa de Kusturica, que também foi indicado ao Oscar de Melhor Filme de Língua Estrangeira, a colocou em evidência internacional.

Furlan filmou a sci-fi francesa “Bunker Palace Hotel” (1989), de Enki Bilal, antes de migrar para os EUA em 1991. Dois anos depois, estrelou seu papel mais lembrado, como a embaixadora Deleen, da raça alienígena Minbari, em “Babylon 5”. Ela apareceu em 111 episódios de todas as cinco temporadas (1993-98) da série, que se passava numa estação orbital diplomática, espécie de ONU espacial, num período em que a paz interplanetária era ameaçada pela guerra.

Após o fim de “Babylon 5”, ela repetiu seu papel em dois telefilmes derivados e dublou a heroína Sabre de Prata nos desenhos do Homem-Aranha, antes de voltar a se destacar em “Lost”. A atriz apareceu em todas as seis temporadas da atração, entre 2004 e 2010, no papel da misteriosa francesa Danielle Rousseau, uma das primeiras náufragas na ilha, que vive isolada com medo dos “outros”.

Sua carreira também inclui o filme “Prova de Redenção” (2012), com Penélope Cruz, e participação recorrente na série infantil “Uma Pitada de Magia” (Just Add Magic), da Amazon.

Criador de “Babylon 5”, J. Michael Straczynski prestou homenagem à atriz nas redes sociais, destacando seu “lado impetuoso e destemido que lutou incessantemente por sua arte”.