Matt Damon não acredita na volta de Rounders

O filme “Cartas na Mesa” (Rounders) comemorou 20 anos de lançamento, e os fãs em todo mundo estão ainda aguardando uma sequência. “Cartas na Mesa” é um filme americano dirigido por John […]

O filme “Cartas na Mesa” (Rounders) comemorou 20 anos de lançamento, e os fãs em todo mundo estão ainda aguardando uma sequência. “Cartas na Mesa” é um filme americano dirigido por John Dahl e escrito por David Levien e Brian Koppelman, o qual fala sobre jogadores profissionais de pôquer, sendo considerado por muitos o ponta pé para promover o esporte em todo o mundo, o tornando ainda mais popular e famoso. O filme tem como atores principais Matt Damon e Edward Norton. A história do filme contra a relação dos dois amigos que precisam ganhar na mesa de pôquer para pagar uma grande dívida. O nome do filme significa a busca por casas de jogos atravessando grandes distâncias. Durante os anos 2000, o filme virou um enorme hit, já que ocorreu um boom do pôquer.

A história resumida de Rounders (1998)

Matt Damon é um estudante de direito que tem talento para jogar, e quer participar do World Series of Poker em Las Vegas, campeonato mundial que acontece até os dias de hoje.
Devido ao seu sonho, Mike participa de várias mesas de jogos clandestinas, e acaba em uma noite perdendo todo o seu dinheiro, um valor de 30 mil dólares na época, para um mafioso russo chamado Teddy KGB. A partir daí, o jovem decide focar na carreira de advogado e arruma um emprego como motorista de caminhão para poder pagar as contas. Já Edward Norton é um amigo de infância de Mike, chamado Lester. No mesmo período, ele acaba de sair da prisão e faz de tudo para se sair bem, mesmo que isso signifique quebrar as regras e burlar as leis. Lester sai da prisão com uma enorme dívida e pede ajuda para o amigo, o qual o coloca em várias mesas de pôquer. Em uma dessas noites, Mike acaba voltando a jogar o que prejudica sua vida profissional e estudantil.

Os dois amigos Mike e Lester acabam entrando em uma bola de neve de jogos e de dívidas. Aí começa uma série de aventuras pela cidade de Nova Iorque com o grande objetivo de pagar todas as dívidas e se libertarem das ameaças dos seus inimigos. O final termina de forma bastante positiva, inspirando os fãs do esporte, sendo que Mike e Lester pagam todas as dívidas e recuperam os 30 mil iniciais, resultando na ida de Mike para Las Vegas com o sonho de ganhar o World Series of Poker. O filme tem todos os elementos necessários para cativar o público de forma que traz um final perfeito para uma série de filmes, mas que até o momento não foi realizada.

Tem ou não tem uma volta de Rounders

Ao longo dos anos têm havido bastantes informações contraditórias, bem como avanços e recuos. Seria uma grande homenagem se você pudesse colocar a sua aposta, ao bom estilo do filme, se a sequela irá mesmo acontecer, ou não. Mas enquanto isso não acontece você já pode colocar o seu conhecimento cinematográfico em prática, e apostar em quem você acha que irá ganhar os Oscars.

Em 2016, Matt Damon afirmou para o mundo que ele estava interessado em uma sequência do filme. Os escritores do primeiro filme estão já cansados de responder que eles não sabem o que vai acontecer e que também não depende deles para a criação de mais um clássico do mundo do pôquer. Os fãs de cenas de pôquer querem sentir a adrenalina novamente de ações emotivas e resultados inesperados dos jogos e também acreditam que há uma boa oportunidade para expansão do primeiro filme. Tanto Matt como Edward estariam de volta, mas dessa vez com um novo vilão. O filme focaria no mercado europeu e asiático, mas no jogo online, já que a indústria do pôquer é muito maior do que Las Vegas, nos dias de hoje. O filme seria como o The Social Network, no qual o Facebook é transportado para as telas do cinema, transportando os sites de jogos online para a cinematografia. Para Matt Damon, o pôquer está cada vez mais acessível, deixando pessoas ao redor do mundo milionárias e também sendo muito mais acessível e com muito mais oportunidades do que há 20 anos atrás, como o primeiro filme retrata. Mesmo sem a total confiança de Matt que o projeto saia do papel, já existe até mesmo uma página no IMDb para o Rounders 2, a qual diz que ele está em desenvolvimento.

Matt também acredita que um filme como esse possa surgir em uma plataforma como o Netflix, a qual permite esse tipo de desenvolvimento, já que a nova Hollywood não seria o local ideal para esse tipo de produção. Para Edward também há uma possibilidade, já que ele está aberto a ideia, embora esteja de momento bastante ocupado rodando o seu próprio filme, que tem enfrentado alguns problemas.

O porquê do filme Rounders (1998) ser um grande sucesso no anos 2000s

O grande avanço para a popularidade em todo o mundo do pôquer foi entre os anos de 2003 e 2006, tendo Texas como o seu grande centro. Além disso, o pôquer online passou a dobrar de tamanho a cada ano a partir deste período, sendo hoje uma das maiores indústrias dentro dos esportes mundiais, gerando receitas bilionárias principalmente nos países da Europa e da Ásia. As causas para este crescimento foram: lançamento do filme Rounders, o qual trazia Edward Norton, um dos atores mais promissores de Hollywood na época e que estava no holofote, lançamento do pôquer online e divulgação na televisão do World Series of Poker (WSOP). Este evento recebeu em 1999, quase 400 competidores, e em 2002 quase 600 e em 2003 mais de 800, sendo que em 2006, chegou a mais de 8 mil jogadores. Em 2006, as principais casas de pôquer online saíram dos Estados Unidos e migraram para outros locais como Europa e Ásia, se tornando muito maior neles no formato digital. Também o mundo do cinema pareceu acordar para o fenômeno do pôquer desde então, com diversos outros filmes abordando essa temática, de uma forma ou outra. Parece que os fãs de Rounders vão ter que continuar esperando ou pouco mais, mas, felizmente, os fãs de pôquer cada vez têm mais opções para ver o seu jogo favorito na tela de cinema.