O Doutrinador ataca político corrupto em cena do filme do super-herói nacional

A Downtown Filmes divulgou uma cena do filme do super-herói brasileiro “O Doutrinador”. A prévia mostra um político corrupto, vivido por Eduardo Moscovis (“Lucia McCartney”), confrontado pelo personagem do título. Quem achou […]

A Downtown Filmes divulgou uma cena do filme do super-herói brasileiro “O Doutrinador”. A prévia mostra um político corrupto, vivido por Eduardo Moscovis (“Lucia McCartney”), confrontado pelo personagem do título.

Quem achou “O Mecanismo” caricato pode se preparar para protestar novamente contra imagens de políticos corruptos com copos de whisky, membros do judiciário que engavetam processos de corrupção e empresários que carregam malas de dinheiro, extraídas de cenas de noticiários reais.

Vivido pelo ator Kiko Pissolato (“Os Dez Mandamentos”), o Doutrinador foi originalmente concebido em 2008 pelo quadrinista Luciano Costa, que deixou os quadrinhos na gaveta até 2013, quando resolveu publicar as primeiras páginas em seu Facebook. Três meses depois, explodiram as manifestações de protesto no país e o Doutrinador virou cult, ao encarnar, ainda que de forma extrema, a indignação com o panorama político e a revolta contra “tudo o que está aí”.

A adaptação tem tudo para ser polêmica, já que o personagem divide opiniões. Há quem o considere fascista e outros que o enxerguem como manifestação da anarquia. Agente da polícia federal, Miguel virou justiceiro por não aguentar mais tanta impunidade. Revoltado com o sistema e com sede de vingança por uma tragédia pessoal, ele não mede esforços para eliminar políticos, donos de empreiteiras, dirigentes do futebol e até líderes religiosos, matando corruptos de todos os matizes.

Luciano Costa assumiu ter se inspirado nos quadrinhos do Batman de Frank Miller. Mas o personagem está mais para o Zorro, o mascarado perseguido pela justiça por enfrentar os governantes corruptos do pueblo de Los Angeles.

Com roteiro a cargo do ator Gabriel Wainer (visto na novela “Passione”), reescrito por mais cinco nomes, e direção de Gustavo Bonafé (do vindouro “Legalize Já!”, cinebiografia da banda Planet Hemp) e Fabio Mendonça (“A Noite da Virada”), o filme ainda inclui no elenco Marília Gabriela, Helena Ranaldi, Tainá Medina, Carlos Betão, Samuel de Assis e Tuca Andrada, entre outros.

A estreia está prevista para 18 de outubro, entre o 1º e o 2º turnos das eleições presidenciais, e a história deve continuar numa série em 2019, que será exibida no canal pago Space.