Bradley Cooper se inspirou em Neil Young para viver roqueiro em Nasce uma Estrela

A Warner divulgou um vídeo de bastidores de “Nasce uma Estrela” focado na transformação de Bradley Cooper em roqueiro. Ao explicar as influências que adotou para dar vida ao papel de Jackson […]

A Warner divulgou um vídeo de bastidores de “Nasce uma Estrela” focado na transformação de Bradley Cooper em roqueiro. Ao explicar as influências que adotou para dar vida ao papel de Jackson Maine, o ator assume sua inspiração em Neil Young. Ele conta como evoluiu sua visão do personagem de cantor country para astro do rock, influenciado pela colaboração com o músico Lukas Nelson.

Ele decidiu escalar músicos de verdade para ser sua banda de apoio, e se dedicar a aprender a cantar e melhorar sua destreza na guitarra com ajuda de Nelson. Os dois também passaram horas no estúdio de gravação para criar e registrar as músicas do filme, e, segundo Nelson, Cooper começou a ficar parecido fisicamente com ele para o papel.

A escolha da banda do guitarrista, Promise of the Real, também passou pelo fato de seus músicos gravarem e excursionarem com Neil Young desde 2015. Eles tinham o som que Cooper queria para seu personagem.

“Eu tinha na minha cabeça esse jeito como deveria soar a guitarra do Jackson. Isso teve grande influência de Neil Young. As palhetadas dele não simplesmente soam na guitarra, ele ataca ela”, diz Bradley sobre o músico canadense no vídeo.

Um detalhe que não é mencionado nessa conversa, mas que ficará claro para quem for ver o filme, é que Cooper adotou também alguns maneirismos de outro músico, em especial o tom grave e monótono da voz de Willie Nelson. O famoso astro country é justamente o pai de Lukas Nelson.

Em “Nasce uma Estrela”, Cooper vive um cantor que mergulha no alcoolismo, conforme sua carreira entra em decadência. Mas antes de chegar ao fundo do poço, ele descobre e se apaixona por uma jovem cantora (Lady Gaga), que pretende lançar ao estrelato. E logo o sucesso dela acaba lhe ofuscando.

Esta é a quarta vez que esta história é levada às telas, mas a apenas segunda passada no mundo da música, após justamente a versão mais recente, filmada em 1976 com Kris Kristofferson e Barbra Streisand como cantores de country rock. Nas versões iniciais, de 1937 e 1954, os bastidores do relacionamento dos protagonistas envolviam a indústria cinematográfica.

O roteiro é de Will Fetters, conhecido por adaptações dos livros “Um Homem de Sorte” (2012) e “O Melhor de Mim” (2014), ambos do escritor Nicholas Sparks. E na direção está o próprio Bradley Cooper, estreando na função. Uma estreia, por sinal, muito elogiada durante a première mundial do filme no Festival de Veneza 2018.

O lançamento está marcado para 11 de outubro no Brasil, uma semana após os Estados Unidos.