Mulher-Maravilha estreia com bilheteria histórica de US$ 100 milhões na América do Norte

“Mulher-Maravilha” laçou o 1º lugar nas bilheterias da América do Norte (EUA e Canadá) com a arrecadação histórica de US$ 100,5 milhões no fim de semana. A quantia é recorde para um […]

“Mulher-Maravilha” laçou o 1º lugar nas bilheterias da América do Norte (EUA e Canadá) com a arrecadação histórica de US$ 100,5 milhões no fim de semana. A quantia é recorde para um filme dirigido por uma mulher, superando com folga o antigo detentor da marca – “Cinquenta Tons de Cinza” (2015), com US$ 85 milhões.

A façanha é ainda maior por se tratar do lançamento da primeira franquia bem-sucedida estrelada por uma super-heroína dos quadrinhos – após os fracassos de “Mulher-Gato” e “Elektra” na década passada, e “Supergirl” nos anos 1980.

O filme dirigido por Patty Jenkins e estrelado por Gal Gadot ainda conquistou nota A do público, no levantamento feito pelo CinemaScore, e média de 93% de aprovação da crítica, registrada no Rotten Tomatoes. É disparado o lançamento que mais agradou público e crítica do Universo Expandido da DC Comics, em franco contraste com as críticas negativas obtidas por “Batman vs. Superman” e “Esquadrão Suicida” no ano passado.

Seu sucesso também foi uma maravilha no mercado internacional, onde liderou a arrecadação em 55 mercados, somando mais US$ 123 milhões para um total de US$ 223 milhões mundiais no primeiro fim de semana de exibição. De acordo com a Warner, a China respondeu pela segunda maior bilheteria internacional, com US$ 38 milhões, seguida pela Coreia do Sul (US$ 8,5 milhões), México (US$ 8,4 milhões) e Brasil (US$ 8,3 milhões).

O resultado representa uma vitória importante para a Warner após o enorme prejuízo causado por “Rei Arthur: A Lenda da Espada”, produção orçada em US$ 175 milhões, que atualmente está em 10º lugar no ranking doméstico, tendo rendido apenas US$ 37,1 milhões na América do Norte. Também reforça os planos de investimento do estúdio nos quadrinhos da DC Comics. A própria Mulher-Maravilha voltará aos cinemas em novembro, no longa da “Liga da Justiça”.

Mais importante ainda são os reflexos culturais e econômicos do bom desempenho do filme. Reticentes em contratar mulheres para dirigir grandes produções, os estúdios de Hollywood deverão ser mais pressionados com o sucesso de Patti Jenkins. O mesmo também vale em relação a superproduções centradas em heroínas fortes. O êxito de “Mulher-Maravilha” só aumenta a vergonha da Marvel por ainda não ter feito um filme centrado na Viúva Negra de Scarlett Johansson.

Vale observar que a Warner já tem mais dois filmes de personagens femininas da DC Comics em produção, “Batgirl” e “Sereias de Gotham”, enquanto a Marvel só planeja um, “Capitã Marvel”. E isto que até a Sony projeta um longa com duas coadjuvantes femininas do Homem-Aranha – Gata Negra e Sabre de Prata.

Por conta da expectativa em torno de “Mulher-Maravilha”, o fim de semana teve apenas outra estreia ampla na América do Norte: “As Aventuras do Capitão Cueca”, da DreamWorks Animation. O lançamento abriu em 2º lugar com US$ 23,5 milhões. Curiosamente, a trama da animação também foca o mundo dos super-heróis. A divertida premissa, extraída dos livros da franquia infantil do escritor Dav Pilkey, gira em torno de dois estudantes arruaceiros que conseguem hipnotizar o terrível diretor da escola e fazê-lo acreditar que é super-herói.

“As Aventuras do Capitão Cueca” também agradou à crítica, com 86% no Rotten Tomatoes. Sua estreia no Brasil, porém, vai demorar horrores. Está marcada apenas para outubro, quando o Blu-ray estará em promoção nas lojas dos Estados Unidos.

Com isso, “Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar” caiu do 1º lugar para o 3º em sua segunda semana em cartaz. A bilheteria de US$ 23,5 milhões representa uma queda de 66% em relação à arrecadação doméstica da semana passada. Mas apesar dos lamentáveis 29% de aprovação no Rotten Tomatoes, a produção da Disney ultrapassou em 10 dias a marca de US$ 500 milhões em sua bilheteria mundial. Ou seja, não dará prejuízo para a empresa dos parques de diversões.

BILHETERIAS: TOP 10 América do Norte

1. Mulher-Maravilha
Fim de semana: US$ 100,5 milhões
Total EUA: US$ 100,5 milhões
Total Mundo: US$ 223 milhões

2. As Aventuras do Capitão Cueca
Fim de semana: US$ 23,5 milhões
Total EUA: US$ 23,5 milhões
Total Mundo: US$ 23,5 milhões

3. Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar
Fim de semana: US$ 21,6 milhões
Total EUA: US$ 114,67 milhões
Total Mundo: US$ 501,2 milhões

4. Guardiões da Galáxia Vol. 2
Fim de semana: US$ 9,7 milhões
Total EUA: US$ 355,4 milhões
Total Mundo: US$ 816,5 milhões

5. Baywatch
Fim de semana: US$ 8,5 milhões
Total EUA: US$ 41,7 milhões
Total Mundo: US$ 67,2 milhões

6. Alien: Covenant
Fim de semana: US$ 4 milhões
Total EUA: US$ 67,2 milhões
Total Mundo: US$ 168,2 milhões

7. Tudo e Todas as Coisas
Fim de semana: US$ 3,3 milhões
Total EUA: US$ 28,3 milhões
Total Mundo: US$ 28,3 milhões

8. Snatched
Fim de semana: US$ 1,3 milhão
Total EUA: US$ 43,89 milhões
Total Mundo: US$ 53,6 milhões

9. Diário de um Banana: Caindo na Estrada
Fim de semana: US$ 1,2 milhão
Total EUA: US$ 17,8 milhões
Total Mundo: US$ 21,7 milhões

10. Rei Arthur: A Lenda da Espada
Fim de semana: US$ 1,1 milhão
Total EUA: US$ 37,1 milhões
Total Mundo: US$ 129,4 milhões