Academia vai manter empresa responsável por confusão no Oscar 2017

O conselho da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos decidiu manter os serviços da empresa de contabilidade e auditoria PwC (PricewaterhouseCoopers), que foi responsável pela maior gafe da história […]

O conselho da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos decidiu manter os serviços da empresa de contabilidade e auditoria PwC (PricewaterhouseCoopers), que foi responsável pela maior gafe da história do Oscar: a troca de envelopes que resultou no anúncio do vencedor errado como Melhor Filme na cerimônia de 2017.

Segundo o site da revista The Hollywood Reporter, o conselho se reuniu na noite de terça-feira (28/3), em Beverly Hills, por seis horas para tomar sua decisão. Na ocasião, o presidente da divisão americana da PwC, Tim Ryan, se desculpou novamente pela confusão, em nome dos consultores Brian Cullinan e Martha Ruiz, que estavam no palco da festa e foram os responsáveis diretos pelo erro.

Em um email enviado aos membros da Academia nesta quarta-feira, a presidente Cheryl Boone Isaacs lembrou que a empresa está a 83 anos a serviço do Oscar e que apresentou propostas de melhoria na segurança e nos protocolos da operação para as próximas cerimônias. “Por isso, o conselho decidiu continuar o trabalho com a PwC.”

A decisão não agradou a todos os membros. A diretora executiva da Academia, Dawn Hudson, afirmou que descobriu que Cullinan havia usado seu celular ao trabalhar em cerimônias de anos anteriores e o orientou a não fazer a mesma coisa neste ano. Ele a desobedeceu e publicou várias fotos da festa de 2017, uma delas, inclusive, de Emma Stone, poucos minutos antes de entregar o envelope errado aos apresentadores.

Brian Cullinan e Martha Ruiz não voltarão ao Oscar. Entre as novas medidas de segurança prometidas pela PwC, estão a volta de Rick Rosas para a entrega dos envelopes – ele teve essa função entre 2002 e 2013 – e o próprio presidente Tim Ryan servirá como supervisor de todo o trabalho. Além disso, um terceiro consultor da empresa vai ficar na sala de controle da cerimônia para garantir que, caso haja algum erro nas festas futuras, ele seja corrigido mais rapidamente.