R.E.M. volta a tocar ao vivo após 17 anos

Sem fazer shows desde 2007, a banda se juntou para uma performance em cerimônia do Hall da Fama dos Compositores

Divulgação/Warner

A banda R.E.M. surpreendeu os fãs ao se apresentar ao vivo pela primeira vez em 17 anos, durante a cerimônia de indução ao Hall da Fama dos Compositores de 2024. A banda, formada pelo vocalista Michael Stipe, o guitarrista Peter Buck, o baixista Mike Mills e o baterista Bill Berry, emocionou o público presente ao evento, que aconteceu na noite de quinta (13/6), ao tocar uma versão acústica de seu sucesso “Losing My Religion”.

Vale lembrar que Bill Berry deixou a banda em 1997, dois anos após sofrer um aneurisma cerebral durante um show na Suíça. Portanto, é a primeira vez que a formação completa se junta em 27 anos. O R.E.M. continuou como um trio até se separar oficialmente em 2011, mas o último show da banda foi bem antes disso, em 2007 – em outra cerimônia de indução, no Rock and Roll Hall of Fame. Eles não tocavam ao vivo há 17 anos.

Declarações emocionadas

Durante a cerimônia, Michael Stipe refletiu sobre a trajetória da banda: “Escrever músicas e ter um catálogo de trabalho do qual nos orgulhamos, que está disponível para o mundo todo, é a parte mais importante do que fizemos como banda. Além disso, conseguimos permanecer amigos — e não apenas amigos, mas amigos queridos, amigos para a vida toda.”

Stipe também expressou sua gratidão pela honra: “Que jornada foi esta. Significa muito para nós que vocês nos reconheçam esta noite. E, por isso, agradecemos por esta incrível honra.”