Peaky Blinders vence premiação da Academia Britânica como melhor série do Reino Unido

Peaky Blinders vence premiação da Academia Britânica como melhor série do Reino Unido

 

A Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas (BAFTA, na sigla em inglês) premiou os melhores produções da TV do Reino Unido durante o domingo (13/5) passado. E a grande surpresa foi o reconhecimento tardio a “Peaky Blinders”, que nunca tinha sido anteriormente indicada à premiação e acabou vencendo o principal prêmio, como Melhor Série Dramática, em sua 4ª temporada.

A série da BBC, criada pelo cineasta Steven Knight (“Locke”) e estrelada pelo ator Cillian Murphy (“Dunkirk”), acompanha a violência das gangues britânicas do começo do século 20. O título se refere à gangue da família Shelby, conhecida por colocar lâminas nas abas de seus chapéus, que usavam como armas.

A atração mais indicada do BAFTA TV era “The Crown”, que só venceu um troféu: Melhor Atriz Coadjuvante para Vanessa Kirby, intérprete da Princesa Margaret. Mesmo assim, saiu-se melhor que “Black Mirror”, outra produção badalada da Netflix, que ficou sem prêmios.

Os demais destaques premiados foram a comédia “This Country” e a minissérie “Three Girls”. Já o prêmio para melhor série estrangeira foi para “The Handmaid’s Tale”, da plataforma Hulu.

A premiação da BAFTA complementa uma premiação prévia, voltada às equipes técnicas das produções televisivas, que consagrou “Game of Thrones” – série gravada na Irlanda do Norte – com um prêmio especial e “Three Girls” com os troféus de Melhor Roteiro (Nicole Taylor) e Direção (Philippa Lowthrope). Confira aqui os prêmios do BAFTA TV Craft Awards e abaixo a lista dos vencedores dos prêmios principais.

Melhor Série Dramática: “Peaky Blinders”
Melhor Série Cômica: “This Country”
Melhor Série Estrangeira: “The Handmaid’s Tale”
Melhor Minissérie: “Three Girls”
Melhor Novela: “Casualty”
Melhor Reality Show: “Love Island”
Melhor Programa de Variedades: “Britain’s Got Talent”
Melhor Série Jornalística: “Ambulance”
Melhor Ator em Drama: Sean Bean, por “Broken”
Melhor Ator em Comédia: Toby Jones, por “The Detectorists”
Melhor Atriz em Drama: Molly Windsor, por “Three Girls”
Melhor Atriz em Comédia: Daisy May Cooper, por “This Country”
Melhor Ator Coadjuvante: Brían F. O’Byrne, por “Little Boy Blue”
Melhor Atriz Coadjuvante: Vanessa Kirby, por “The Crown”
Melhor Apresentador: Graham Norton, por “The Graham Norton Show”

Comente

Pedro Prado é cinéfilo, fã de séries e quadrinhos, fotógrafo amador e bom amigo da vizinhança.