Continuação da minissérie The White Princess é encomendada

O canal pago americano Starz anunciou a produção de “The Spanish Princess”, a terceira minissérie baseada na franquia literária de Philippa Gregory, conhecida como “The Cousins War” (“Guerra Entre Primos”, no Brasil). […]

O canal pago americano Starz anunciou a produção de “The Spanish Princess”, a terceira minissérie baseada na franquia literária de Philippa Gregory, conhecida como “The Cousins War” (“Guerra Entre Primos”, no Brasil). Desta vez, o anúncio da produção demorou “apenas” nove meses, bem menos que os quatro anos que separam a minissérie original “The White Queen” (2013) da continuação “The White Princess” (2017).

A roteirista Emma Frost voltará a comandar a adaptação, mas não está claro se os integrantes do elenco anterior voltarão. Entre a primeira e a segunda minissérie, todos os atores mudaram, embora muitos personagens se repetissem. A demora na definição – culpa da BBC, que enrolou até desistir de continuar a parceria com o Starz – fez com que a protagonista de “The White Queen” ficasse famosa demais para a televisão. A atriz sueca Rebecca Ferguson, estrela da série original, estourou após participar de “Missão Impossível: Nação Secreta” (2015), e precisou ser substituída por Essie Davis em “The White Princess”.

“The Spanish Princess” condensará dois livros de Gregory, lançados no Brasil como “A Princesa Leal” e “A Maldição do Rei”. A princesa espanhola do título é Catarina de Aragão, que se torna a primeira esposa de Henrique VIII. A trama é basicamente o prólogo imediato da série “The Tudors” – e da minissérie “Wolf Hall”, entre outras – , revelando os esforços da adolescente Catarina para virar Rainha da Inglaterra, após a morte precoce de seu primeiro amor, o príncipe herdeiro Arthur, e como ela consegue convencer a corte inglesa de sua virgindade para casar-se com seu cunhado, o próximo monarca na linha de sucessão. Já o segundo livro reflete a parte mais conhecida da história, com a entrada em cena de Anna Bolena e o desejo do rei de se divorciar de Catarina. Sendo proibido pelo Papa, ele decide criar uma nova religião – o anglicanismo, seguido até hoje no Reino Unido.

As duas primeiras minisséries renderam grande audiência para o Starz. “The White Queen” atraiu uma média de 4,8 milhões de espectadores por episódio, enquanto “The White Princess” foi visto por 3,8 milhões.

Ainda não há previsão para a estreia da nova produção.