Série 13 Reasons Why é proibida para menores na Nova Zelândia

O departamento de classificação etária de cinema e séries da Nova Zelândia decidiu liberar “13 Reasons Why” apenas para maiores de 18 anos. A proibição para menores foi motivada pelas taxas de […]

Divulgação/Netflix

O departamento de classificação etária de cinema e séries da Nova Zelândia decidiu liberar “13 Reasons Why” apenas para maiores de 18 anos. A proibição para menores foi motivada pelas taxas de suicídio juvenil no país, uma das maiores entre as nações da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

“Especialistas em saúde mental estão extremamente preocupados com os efeitos que ’13 Reasons Why’ poderia causar nos adolescentes do país, que estão fazendo maratonas da série a todo momento”, disse o órgão que regula a classificação indicativa em um comunicado.

Ainda de acordo com o comunicado, as autoridades do país consultaram uma série de grupos especializados em saúde mental e conversaram com adolescentes que assistiram a todos os 13 episódios da 1ª temporada, antes de tomar sua decisão.

A partir dessa pesquisa, as autoridades reconheceram que o programa tem um “mérito significante” por abordar um assunto “extremamente relevante” para adolescentes, principalmente por abordar temas como suicídio, violência sexual e bullying. Ainda assim, houve ressalvas devido a cena em que a protagonista Hannah comete suicídio ser muito forte.

Por conta disso, menores de 18 anos só poderão assistir à série da Netflix acompanhada por um adulto responsável.

Segundo dados da OCDE, pelo menos dois adolescente cometem suicídio na Nova Zelândia a cada semana.