Criador do Arrowverse pode emplacar mais cinco séries em 2017

Para quem pensa que Ryan Murphy, Dick Wolf e Shonda Rhimes são os produtores mais supervalorizados da TV americana, Greg Berlanti tem números incomparáveis para exibir. Enquanto Murphy responde por quatro séries […]

Para quem pensa que Ryan Murphy, Dick Wolf e Shonda Rhimes são os produtores mais supervalorizados da TV americana, Greg Berlanti tem números incomparáveis para exibir. Enquanto Murphy responde por quatro séries (com uma quinta a caminho), Wolf e Rhimes por cinco (com mais três projetos encomendados à Shondaland), Berlanti já tem seis atrações no ar e prepara mais cinco, das quais duas já ganharam sinal verde: as séries animadas de “Constantine”, sobre o ocultista John Constantine, e “Freedom Fighters: The Ray”, sobre o super-herói Ray.

Como os fãs de séries sabem, Berlanti é o “dono” do universo DC na rede CW, respondendo pela produção das séries “Arrow”, “The Flash”, “Legends of Tomorrow” e “Supergirl” – o chamado “Arrowverse” – , e em breve ainda terá as duas novas séries animadas citadas acima no CW Seed, a plataforma de streaming da rede. Por isso, é até inevitável que, entre seus novos projetos, haja mais super-heróis da DC – mas desta vez, num projeto para a Fox

O produtor está desenvolvendo uma adaptação do herói Raio Negro, com roteiro a cargo do casal Salim e Mara Brock Akil (séries “The Game”, “Being Mary Jane”). O piloto de “Black Lightning” encontra Jefferson Pierce após ele deixar seu uniforme de lado, anos atrás. Porém, com uma filha que teima em buscar justiça, ele será levado de volta à vida de vigilante mascarado.

Os outros dois projetos são para a rede ABC, onde Berlanti já assina, com sucesso, a produção de “Blindspot”. O mais promissor é justamente uma nova parceria com o criador de “Blindspot”, Martin Gero. Intitulado “Deception”, o piloto foi escrito por Chris Fedak (criador de “Chuck”) e acompanha um mágico que, ao ter a carreira arruinada por um escândalo, vira consultor do FBI, ajudando a resolver crimes que desafiam a explicação. A produção ainda contará com a assistência do ilusionista David Kwong, que é consultor da franquia “Truque de Mestre” e responsável pela criação dos quebra-cabeças de “Blindspot”. Além disso, o piloto terá direção de David Nutter (série “Game of Thrones”).

Por fim, o terceiro projeto é uma comédia desenvolvida por Diablo Cody, a roteirista de “Juno” (2007) e “Jovens Adultos” (2011), que volta à TV após a elogiada série “The United States of Tara” (2009-2011). Trata-se de um remake da sitcom britânica “Raised by Wolves”. A versão americana vai girar em torno de uma mãe solteira, que luta para sustentar seus cinco filhos excêntricos numa cidade do Meio-Oeste dos Estados Unidos.

Enquanto estas séries entram em fase de piloto, uma nova atração de Berlanti já estreia na próxima quinta (26/1) na TV americana: “Riverdale”, adaptação dos quadrinhos da Archie Comics, que vai juntar a Turma do Archie e Josie e as Gatinhas numa trama de mistério criminal adolescente. Programada pela CW nos EUA, a série será disponibilizada pela Netflix no Brasil.