Bilheterias de filmes franceses despencam no mundo inteiro

Os filmes franceses tiveram uma queda de arrecadação de 63% em relação ao ano passado no mundo internacional. A informação é da Unifrance, agência responsável pela exportação do cinema francês no mundo, […]

Os filmes franceses tiveram uma queda de arrecadação de 63% em relação ao ano passado no mundo internacional. A informação é da Unifrance, agência responsável pela exportação do cinema francês no mundo, que revelou que os filmes do país faturaram 230 milhões de euros fora da França em 2016 e tiveram 34 milhões de ingressos vendidos.

O desempenho é o pior já registrado no século 21, e a primeira vez neste século que os filmes franceses venderam menos de 40 milhões de ingressos anuais.

Como base de comparação, em 2015 o total arrecadado foi de 622,8 milhões de euros.

A diferença foi a falta de um grande lançamento da EuropaCorp, produtora do cineasta Luc Besson, que costuma faturar alto com filmes falados em inglês, como “Lucy” (2014), com Scarlett Johansson, ou “Busca implacável” (2008), com Liam Neeson.

Na ausência de blockbusters de ação, o maior sucesso do país em 2016 acabou sendo uma animação: “O Pequeno Príncipe”.

Já em 2017, a grande aposta para reverter este quadro é a sci-fi “Valerian e a Cidade dos Mil Planetas”, nova produção da EuropaCorp com direção do próprio proprietário da empresa, o cineasta Luc Besson.

“Valerian” está sendo considerado o filme independente mais caro da história – com um orçamento de cerca de US$ 209 milhões. Além disso, seu custo é recorde entre as produções francesas. Por isso, o risco de fracasso também é elevado, podendo quebrar o estúdio.

A estreia no Brasil está marcada para o dia 17 de agosto.