Mel Gibson e Sean Penn vão estrelar filme sobre o dicionário Oxford

Uma dupla que tem fama de intratável vai se juntar pela primeira vez no cinema. E a imprensa já imagina as entrevistas! Os atores Mel Gibson (“Os Mercenários 3”) e Sean Penn […]

Uma dupla que tem fama de intratável vai se juntar pela primeira vez no cinema. E a imprensa já imagina as entrevistas! Os atores Mel Gibson (“Os Mercenários 3”) e Sean Penn (“O Franco Atirador”) vão estrelar um filme sobre a criação do dicionário Oxford.

Segundo o site The Hollywood Reporter, o filme vai se desenvolver em torno de loucura, genialidade e a obsessão de dois homens que mudaram o curso da história literária.

Intitulado “The Professor and the Madman”, o filme é uma adaptação do best-seller homônimo de Simon Winchester, lançado no Brasil como “O Professor e o Louco”, e vai contar como o professor James Murray (papel de Gibson) começou o ambicioso projeto do dicionário Oxford em 1857, tendo como colaborador o Dr. W.C. Minor (Penn), que cuidou de mais de 10 mil verbetes, a despeito de sua condição de interno de um hospício para criminosos.

Mel Gibson comprou os direitos de adaptação da obra ainda nos anos 1990, mas o projeto ficou em banho maria, enquanto ele lidava com o turbilhão de escândalos que jogou sua carreira para escanteio. Por conta disso, ele pretende apenas estrelar e produzir o longa, deixando a direção para seu colaborador em “Apocalypto”, o roteirista Farhad Safinia, que vai estrear como diretor.

A produtora Voltage Pictures abraçou o projeto e planeja vender “The Professor and the Madman” para distribuidores internacionais no próximo Festival de Toronto, que acontece entre 8 e 18 de setembro.

As filmagens têm início previsto para outubro e ainda não há previsão de lançamento.