A programação de streaming da semana rende 20 destaques, divididos entre 10 séries e 10 filmes. A lista é encabeçada pela chegada do blockbuster “Deadpool & Wolverine” na Disney+, a estreia de “Duna: Profecia” na Max e episódios inéditos de “Yellowstone”, “Silo”, “Arcanjo Renegado”, “Arcane” e “Cobra Kai” na Paramount+, Apple TV+, Globoplay e Netflix, respectivamente. Além da série derivada de “Duna”, há mais duas atrações com conexões cinematográficas: “Detetive – Alex Cross”, produção policial com o personagem de “Beijos que Matam” (1997), e a minissérie de ação “O Dia do Chacal”, cuja história rendeu um filme famoso nos anos 1970. Já a seção de longas reúne diversos títulos que estiveram recentemente em cartaz, incluindo quatro dramas brasileiros disponibilizados em VOD. Confira as dicas.
SÉRIES
YELLOWSTONE 5 – PARTE 2 | PARAMOUNT+
Os últimos episódios de uma das atrações mais vistas da TV paga americana chegam ao streaming revelando de imediato o destino de John Dutton, personagem de Kevin Costner. Envolvido com sua saga western “Horizon”, Costner pediu menos dias de gravações, mas não houve acordo, o que fez com que ele abandonasse a produção. Para explicar sua ausência, os produtores decidiram não fazer mistério, mostrando a morte do patriarca da família Dutton no primeiro capítulo como um flashforward. Em seguida, a narrativa recomeça do ponto em que foi interrompida na Parte 1, criando a expectativa pela explicação, ao longo da temporada, do que levou à morte do protagonista.
Embora a investigação inicialmente sugira que ele morreu por suicídio, a família acaba arrastada para uma investigação de homicídio, que coloca Jamie (Wes Bentley) contra os irmãos Beth (Kelly Reilly) e Kayce (Luke Grimes), além do capataz da fazenda, Rip (Cole Hauser). Mas o mistério não dura muito, transformando o “quem matou?” num suspense sobre impunidade e vingança.
Primeira atração semanal estrelada por Kevin Costner, “Yellowstone” também foi a primeira produção televisiva criada pelo cineasta Taylor Sheridan, que foi indicado ao Oscar 2017 pelo roteiro de “A Qualquer Custo” (2016) e estreou como diretor com “Terra Selvagem” (2017), vencendo um prêmio no Festival de Cannes. Desde o lançamento da série em 2018, ele criou um universo derivado com dois spin-offs de “Yellowstone” e um terceiro a caminho, além de ter desenvolvido outras séries de sucesso – “Tulsa King”, com Sylvester Stallone, “Mayor of Kingstown”, com Jeremy Renner, e “Operação Lioness”, com Zoe Saldana e Nicole Kidman.
Sheridan assina os roteiros, a produção e a direção de alguns episódios de “Yellowstone”, que aborda o mesmo universo de seus filmes premiados: o interior rural dos Estados Unidos, onde os homens ainda usam chapéus de cowboy, andam a cavalo (e helicóptero) e são rápidos no gatilho. Por sinal, o ator indígena Gil Birmingham, que trabalhou nos dois filmes citados de Sheridan, também está no elenco. Já disponível.
SAY NOTHING | DISNEY+
Narrativa intensa sobre os conflitos na Irlanda do Norte durante o período conhecido como “The Troubles”, a minissérie baseada no livro homônimo de Patrick Radden Keefe explora eventos reais que marcaram a fase mais brutal do terrorismo na região, focando na trajetória de membros notórios do Exército Republicano Irlandês (IRA), principalmente das irmãs Price, que se tornaram símbolos do radicalismo político dos anos 1970.
Os episódios evoluem de um clima mais leve, com o começo amador da luta armada pela independência do Reino Unido, à cenas tensas de ação nos primeiros assaltos à banco até, finalmente, explodir em atentados à bomba com consequências dramáticas, traçando um painel complexo sobre os fatos históricos. Criada por Josh Zetumer, conhecido pelo remake de “RoboCop” (2014), a série conta com direção de Michael Lennox, cineasta norte-irlandês indicado ao Oscar pelo curta-metragem “Boogaloo and Graham” (2014), e destaca as atrizes Lola Petticrew (“Tuesday – O Último Abraço”) e Hazel Doupe (“O Clube dos Milagres”) como as irmãs Dolours e Marian Price. Disponível na quinta (14/11).
DETETIVE – ALEX CROSS | PRIME VIDEO
A série policial traz o ator Aldis Hodge (o Gavião Negro de “Adão Negro”) no papel do famoso personagem criado pelo escritor James Patterson. Nos livros de Patterson, Alex Cross é um detetive e psicólogo forense, que investiga as mentes dos assassinos para capturá-los, ao ponto de ficar obsessivo em suas investigações. O personagem já apareceu em três filmes no cinema, interpretado por Morgan Freeman em “Beijos que Matam” (1997) e “Na Teia da Aranha” (2001), e por Tyler Perry em “A Sombra do Inimigo” (2012).
Ao contrário dos filmes, a série não adapta nenhum livro específico, optando por contar uma história original. A trama acompanha Cross um ano após o assassinato de sua esposa, lidando com o filhos pequenos enquanto retoma o trabalho investigativo. Ao perseguir um serial killer que se disfarça com a pele dos rostos de suas vítimas, ele acaba atraindo a atenção do criminoso, que coloca um alvo em sua família.
A atração foi criada por Ben Watkins (“Burn Notice: Operação Miami”), também showrunner da atração, que já recebeu luz verde para uma 2ª temporada, sinalizando a confiança da Prime Video em seu potencial. Disponível na quinta (14/11).
ARCANJO RENEGADO 3 | GLOBOPLAY
A série policial foi batizada com o nome de uma equipe do Bope, batalhão carioca celebrizado no filme “Tropa de Elite”, tida como a mais bem treinada, eficaz e letal. Durante uma operação na favela da Maré, o líder do grupo, o primeiro-sargento Mikhael (vivido por Marcello Melo Jr., que por sinal participou de “Tropa de Elite”), testemunha a morte do seu melhor amigo e decide se vingar, entrando em atrito com as autoridades. Suspeito da morte do ex-governador do Rio, Mikhael foge do Brasil e vira mercenário no continente africano. Mais destemido do que nunca, ele retorna nos novos episódios, vivendo em um assentamento amazônico sob constantes ameaças de produtores rurais, enquanto planeja a volta ao Rio de Janeiro, onde sua irmã Sarah (Erika Januza) entrou na carreira militar. O terceiro ano também destaca um novo vilão, o Bispo Cristóvão (Thelmo Fernandes), que investe grandes quantias em negócios escusos, se aliando a organizações criminosas para expandir seu domínio, poder e prestígio.
O elenco combina atores com policiais de verdade, ex-traficantes egressos do sistema penal e celebridades. A 2ª temporada contou com participação de Ludmilla e os novos episódios trarão o cantor Belo. Além disso, a 3ª temporada marca um crossover do Universo Afroreggae, de atrações desenvolvidas pelo produtor José Junior. Personagens de outros seriados aparecem para ajudar Mikhael (Marcello Melo Jr), promovendo uma conexão entre as tramas. A lista inclui o delegado Mendonça (Silvio Guindane) e o inspetor Santiago (Erom Cordeiro) de “A Divisão”, Jesus Pedra (Raphael Logam) de “O Jogo que Mudou a História” e até um trio da série inédita “Veronika” – a advogada homônima interpretada por Roberta Rodrigues e os inspetores Silvio (Marcelo Pires, Belo) e Cristiano (André Luiz Miranda). Disponível na quinta (14/11).
SILO 2 | APPLE TV+
A sci-fi estrelada por Rebecca Ferguson (“Missão: Impossível – Acerto de Contas”) é baseada na trilogia best-seller “Wool”, do escritor Hugh Howey, e se passa em um futuro pós-apocalíptico. Na trama, os últimos 10 mil habitantes da Terra vivem em um silo subterrâneo com um quilômetro de profundidade, que os protege há mais de um século do mundo tóxico e mortal do lado de fora. Ninguém no silo preservou o conhecimento de quando ou por que o abrigo foi construído, nem quando poderão sair, já que se acredita que a superfície é inabitável.
A trama se concentra em Juliette Nichols (Ferguson), uma engenheira que inesperadamente se torna a nova xerife do silo. Em busca de respostas sobre o assassinato do namorado, ela mergulha numa investigação que revela uma grande conspiração e envolve várias mortes, incluindo do antigo xerife, da prefeita e até de sua própria mãe, para proteger o grande segredo por trás do silo. Mas chegar perto da verdade tem um custo, que culmina na expulsão da protagonista para a superfície, onde todos morrem em poucos minutos.
A 2ª temporada continua a história neste ponto, com a xerife avançando pela primeira vez na superfície do planeta, após uma vida inteira no subsolo. Ela logo constata que o apocalipse de fato é real, mas consegue encontrar outro silo para se abrigar antes do fim de seu oxigênio. A descoberta, porém, aumenta seu questionamento, pois cresceu acreditando que só havia um único silo.
“Silo” ainda destaca Tim Robbins (“O Preço da Verdade”) e o rapper Common (“O Ódio que Você Semeia”) em seu elenco. O criador e showrunner Graham Yost (“Justified”) e o cineasta norueguês Morten Tyldum (“Passageiros”) continuam à frente da produção, com Tyldum retornando para dirigir os primeiros três episódios do novo ano. Disponível na sexta (15/11).
O DIA DO CHACAL | DISNEY+
A nova adaptação do livro de Frederick Forsyth, que já rendeu um filme clássico em 1973, destaca o ator Eddie Redmayne (“Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore”) como o assassino profissional conhecido como Chacal. Enquanto a obra original de espionagem contava a história de um assassino contratado para matar o presidente da França Charles de Gaulle, a nova produção se passa nos dias de hoje, buscando se aprofundar mais na figura do “anti-herói”. Na trama, ele forja uma tentativa de assassinato fracassada para eliminar o verdadeiro alvo, um político alemão, mas seu plano deixa rastros que são seguidos por uma agente britânica, vivida por Lashana Lynch (“007: Sem Tempo para Morrer”), dando início a uma perseguição tensa. Ao mesmo tempo, o Chacal faz sua própria investigação sobre seus contratantes, após não receber o prometido, e aceita uma missão ainda mais perigosa.
A minissérie foi criada por Ronan Bennett (“Top Boy”), a direção dos episódios é de Brian Kirk (“Crime sem Saída”) e o elenco também inclui a espanhola Úrsula Corberó (“La Casa de Papel”). Disponível na sexta (15/11).
COBRA KAI 5 – PARTE 2 | NETFLIX
Alimentada pela nostalgia da década de 1980, “Cobra Kai” foi criada por Josh Heald, Jon Hurwitz e Hayden Schlossberg (os dois últimos de “American Pie: o Reencontro”) e segue os personagens clássicos de “Karatê Kid”, mais de 30 anos após os eventos da franquia original. Como bônus, a série ainda revelou Xolo Maridueña, que virou super-herói da DC em “Besouro Azul”. Os episódios mostram sua volta ao Myagi-Do para o final da série, junto com a estreia de Lewis Tan (“Mortal Kombat) como sensei de um time rival.
O miolo da temporada final se passa num torneio mundial de karatê em Barcelona, na Espanha, onde os alunos do Myagi-Do, dojo dos ex-rivais Johnny Lawrence (William Zabka) e Daniel LaRusso (Ralph Macchio), enfrentam e perdem diversas lutas. Para piorar, Tori (Peyton List) trocou de lado e integra o time do Cobra Kai. Com tudo dando errado, Johnny Lawrence apela para um discurso motivador para os alunos, depois que destaques como Hawk (Jacob Bertrand), Devon (Oona O’Brien) e Demetri (Gianni DeCenzo) levam uma surra durante a competição inicial do torneio.
A 6ª e última temporada começou a ser exibida em julho, mas a parte final é prevista apenas para 2025. Estreia na quinta (28/11).
ARCANE 2 – PARTE 2 | NETFLIX
A animação premiada se passa no universo do game “League of Legends” (LoL) e chega ao final com o confronto épico entre suas protagonistas, duas personagens favoritas dos jogadores: as irmãs Vi e Jinx, icônicas campeãs da Liga, que cresceram com uma enorme rivalidade por conta de visões diferentes de mundo. A produção caprichada, com muitas lutas e cenas de ação, teve sua animação digital desenvolvida pelo estúdio Fortiche, de Paris, e destaca em sua dublagem em inglês as vozes de Hailee Steinfeld (“Gavião Arqueiro”) e Ella Purnell (“Fallout”) como Vi e Jinx – além de Katie Leung (da franquia “Harry Potter”), Harry Lloyd (“Counterpart”), Kevin Alejandro (“Lucifer”), Toks Olagundoye (“The Rookie”), Jason Spisak (dublador da “Justiça Jovem”) e J.B. Blanc (“Better Call Saul”).
Primeira incursão da Riot Games no mundo das séries, a adaptação foi desenvolvida por showrunners ligados ao universo “LoL”, Christian Linke (diretor criativo da Riot) e Alex Yee (designer do jogo), e recentemente foi considerada a série animada mais cara de todos os tempos, com um orçamento recorde de cerca de US$ 250 milhões.
Os episódios que encerram a atração foram divididos em três partes, que estendem a trama por três semanas. A Parte 1 foi lançada no sábado passado (9/11) e a segunda fica disponível no sábado (16/11).
DUNA: A PROFECIA | MAX
A produção derivada de “Duna” narra um conflito intenso entre o poder do Império e a seita feminina Bene Gesserit, 10 mil anos antes da ascensão de Paul Atreides. A história é inspirada no romance “Sisterhood of Dune”, escrito por Brian Herbert (filho de Frank Herbert, autor de “Duna”) e Kevin J. Anderson, e segue as Irmãs Harkonnen enquanto elas combatem forças que ameaçam o futuro da humanidade, ao mesmo tempo em que estabelecem a lendária seita Bene Gesserit.
A série chegou a trocar de showrunner durante as gravações, que começaram em novembro de 2022 e foram interrompidas em março do ano seguinte, após diversos episódios produzidos. De acordo com relatos, a abordagem do diretor Johan Renck (“Chernobyl”) para o material se afastava muito do filme de Denis Villeneuve e isso não combinou com a visão da Max para o projeto. Após sua demissão, Alison Schapker (“Almost Human”) se tornou a showrunner e foi responsável por uma “revisão criativa” no projeto. Ela também alterou o elenco, que se tornou encabeçado por Olivia Williams (“The Crown”), Jodhi May (“The Witcher”) e Emily Watson (“A Menina Que Roubava Livros”) como as irmãs Harkonnen, além de trazer Travis Fimmel (“Vikings”), Mark Strong (“Shazam!”), Sarah-Sofie Boussnina (“Refúgio”), Shalom Brune Franklin (“O Turista”), Faoileann Cunningham (“O Homem do Norte”), Camilla Beeput (“Sequestro no Ar”), Jessica Barden (“The End of the F***ing World”), Jihae (“Marte”) e a famosa atriz de Bollywood Tabu (“As Aventuras de Pi”). Disponível no domingo (17/11).
LANDMAN | PARAMOUNT+
A nova produção de Taylor Sheridan, autor de metade da programação da Paramount+ – incluindo “Tulsa King”, “O Dono de Kingstown”, “Operação Lioness”, “Yellowstone” e seus vários derivados – é uma adaptação do podcast “Boomtown”, de Christian Wallace, mas o tema lembra a série clássica “Dallas”. O drama acompanha Tommy Norris, interpretado por Billy Bob Thornton (“Papai Noel Às Avessas”), um “Landman” responsável por manter a paz e resolver problemas no mundo dos poços de petróleo do Texas. A série aborda como a busca por fortuna e poder nesse ambiente impacta o clima, a economia e a geopolítica.
O elenco conta ainda com Jon Hamm (“Mad Men”) no papel de Monty Miller, um magnata do petróleo e amigo de Tommy, e Demi Moore (“Substância”) como Cami Miller, esposa de Monty. Outros nomes incluem Ali Larter (“Heroes”), Michelle Randolph (“1923”), Colm Feore (“The Umbrella Academy”) e Jacob Lofland (“Maze Runner: A Cura Mortal”). A direção é de Michael Friedman (“Yellowstone”), com roteiros do produtor Taylor Sheridan e do podcaster Christian Wallace. Disponível no domingo (17/11).
FILMES
DEADPOOL & WOLVERINE | DISNEY+
Único lançamento da Marvel em 2024, o encontro entre os heróis vividos por Ryan Reynolds e Hugh Jackman gerou expectativas superlativas entre os fanboys e rendeu uma das maiores bilheterias de cinema do ano. Entretanto, embora a trama faça parte da atual fase do multiverso do MCU e introduza os primeiros protagonistas mutantes na Disney, o filme não é o grande crossover de X-Men e Vingadores com que os fãs sonhavam, mas uma homenagem ao universo Marvel da 20th Century Fox, que na trama vai parar num lixão de universos paralelos, onde boa parte da ação se passa.
Para impedir que seu mundo seja apagado pela Autoridade de Variância Temporal (TVA, na sigla em inglês) da série “Loki”, Deadpool (Reynolds) se vê em busca de uma versão alternativa de Wolverine (Jackman) para ocupar o lugar deixado pelo falecido Logan, que servia de âncora para sua realidade. Assim, ele acaba com uma variante relutante e muito nervosa do herói, numa interação marcada por diversas brigas e momentos cômicos.
O roteiro escrito pelo diretor Shawn Levy (“O Projeto Adam”) e Reynolds ao lado dos autores dos filmes anteriores, leva os heróis por diferentes realidades do multiverso, que incluem variantes de Wolverine em diversos estágios de sua vida, bem como variações de Deadpool que exploram ainda mais seu humor caótico e imprevisível. Além disso, eles se deparam com inúmeras participações especiais, especialmente ao irem parar no lixão da TVA, onde encontram a vilã Cassandra Nova (Emma Corrin, de “The Crown”) e personagens dos filmes da antiga 20th Century Fox (incluindo Blade, Elektra, Gambit, X-23 e o Tocha Humana, interpretados por seus atores originais) .
Easter egg gigante em forma de filme, “Deadpool & Wolverine” é a apoteose da escola Marvel de cinema (piadinhas, lutas e fan service), adaptado ao estilo do humor mais adulto e violento das produções de “Deadpool”. Além de servir de despedida da era Fox, seu sucesso de público e crítica (78% de aprovação no Rotten Tomatoes) ajudou a recuperar o prestígio da Marvel, que vinha sendo arranhado por fracassos de bilheteria. Disponível já.
TRANSFORMERS: O INÍCIO | VOD*
A animação que serve de prólogo para a franquia “Transformers” é bem mais divertida que o esperado, graças à presença de profissionais com passagem pela Marvel e a Pixar em seu comando criativo. A trama se passa inteiramente em Cybertron, planeta natal dos Autobots e Decepticons, e revela a origem dos poderes de Optimus Prime, além de mostrar que ele e Megatron eram amigos, antes de se tornarem rivais. Junto com Bumblebee e Elita, a dupla se aventura pela primeira vez na superfície de Cybertron, que tem uma paisagem muito diferente do que eles imaginavam – diferente, inclusive, do que o público conheceu em outros filmes. Ao longo de sua jornada, eles ganham a habilidade de se transformar em carros, elemento que caracteriza a franquia, e encontram um novo e perigoso inimigo que ameaça o planeta inteiro.
Este é o primeiro longa-metragem da franquia que não inclui humanos em sua história. Mas não dispensa atores famosos. O elenco de vozes originais destaca Chris Hemsworth (“Thor”) como Optimus Prime, Brian Tyree Henry (“Trem Bala”) como Megatron, Keegan-Michael Key (“Wonka”) na dublagem de Bumblebee e Scarlett Johansson (“Viúva Negra”) como Elita, além de Laurence Fishburne (“John Wick”) como Alpha Trion e Jon Hamm (“Mad Men”) como Sentinel Prime.
O filme chega ao Brasil uma semana após o lançamento nos EUA, onde teve uma abertura abaixo das expectativas, mas agradou a crítica. A animação computadorizada dirigida por Josh Cooley (de “Toy Story 4”) atingiu 88% no Rotten Tomatoes, a segunda avaliação mais alta da franquia. Entre os críticos norte-americanos, só teve menor aprovação que os 90% de “Bumblebee”, que, por coincidência, também foi mal de bilheteria. Disponível já.
AMIGOS IMAGINÁRIOS | PARAMOUNT+
A comédia fantasiosa em que Ryan Reynolds (o “Deadpool”) vê criaturas concebidas pela imaginação das crianças tenta ser um filme da Pixar em live-action. Mistura de atores reais e criaturas animadas, o longa acompanha uma menina, interpretada por Cailey Fleming (a Judith de “The Walking Dead”), que descobre que pode ver os amigos imaginários abandonados por outras pessoas. Ela herdou essa habilidade do pai (Ryan Reynolds), que mesmo adulto continuou ligado ao mundo dos Migs (os amigos imaginários). E como só os dois podem ver os seres – “com grandes poderes vem grandes responsabilidades” – , eles decidem ajudar as adoráveis criaturas a superarem o trauma de serem esquecidos por crianças que já cresceram. Entristecidos por ficarem sozinhos, os Migs se unem aos dois na tentativa de encontrar novos amigos no mundo real antes de desaparecerem completamente.
O filme tem roteiro e direção de John Krasinski (“Um Lugar Silencioso”), que também coestrela a produção como uma das vozes dos Migs, junto com sua esposa Emily Blunt (também de “Um Lugar Silencioso”), Phoebe Waller-Bridge (“Indiana Jones e a Relíquia do Destino”), Matt Damon (“Jason Bourne”), Bradley Cooper (“Nasce uma Estrela”), Sam Rockwell (“Três Anúncios para um Crime”), Steve Carell (“Space Force”), Vince Vaughn (“Freaky – No Corpo de um Assassino”), Awkwafina (“Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis”), Maya Rudolph (“Fortuna”), Fiona Shaw (“Killing Eve”), o recém-falecido Louis Gossett Jr (“Watchmen”) e muitos outros.
A abordagem, que mistura imaginação infantil com temas adultos, poderia apelar a diferentes públicos, mas o roteiro não é tão profundo. Com uma ênfase em efeitos visuais computadorizados (CGI), a produção tende a agradar mais às crianças mesmo. Disponível já.
MARCEL, A CONCHA DE SAPATOS | PRIME VIDEO
A belíssima comédia infantil, que combina animação em stop-motion com atores reais, é baseada numa série de curtas virais do documentarista Dean Fleischer-Camp (“Fraud”) e da atriz-dubladora Jenny Slate (“Volta Pra Mim”), que acumularam mais de 50 milhões de visualizações no YouTube desde sua estreia em 2010, além de ter estimulado o lançamento de dois livros infantis best-sellers.
A trama acompanha Marcel (dublado por Slate), um adorável caracol de uma polegada de altura que leva uma existência pacata com sua avó Connie (voz de Isabella Rossellini, de “Joy”) e seu fiapo de estimação. Antes parte de uma extensa comunidade de caracóis, eles agora vivem sozinhos como únicos sobreviventes de uma misteriosa tragédia. Mas quando um documentarista os descobre entre a desordem de seu Airbnb, o curta-metragem que ele publica online rende milhões de fãs apaixonados por Marcel, bem como perigos sem precedentes e uma nova esperança de encontrar sua família de caracóis há muito perdida.
O elenco da produção também inclui Rosa Salazar (“Alita: Anjo de Batalha”), Thomas Mann (“Kong: A Ilha da Caveira”), a telejornalista Lesley Stahl e o próprio Dean Fleischer-Camp como o documentarista da trama. Dirigido por Camp, que também assina o roteiro com Slate, o filme foi indicado ao Oscar 2023, venceu 37 prêmios internacionais (incluindo o Annie, o Oscar da animação) e tem nada menos que 98% de aprovação no portal de críticas Rotten Tomatoes. Disponível já.
A FORJA – O PODER DA TRANSFORMAÇÃO | VOD*
O novo fenômeno evangélico, que liderou as bilheterias de cinema do Brasil por semanas, acompanha o jovem Isaiah (interpretado por Aspen Kennedy, da série religiosa “Kingdom Business”) de 19 anos que, um ano após se formar no ensino médio, ainda não encontrou direção para sua vida. Ele é pressionado por sua mãe a tomar decisões mais responsáveis e construir um futuro melhor, então encontra um mentor cristão (Cameron Arnett, “Forty-Seven Days with Jesus”) que o ajuda a descobrir seu propósito através de ensinamentos bíblicos e lições de vida. A direção é de Alex Kendrick e seu irmão roteirista Stephen Kendrick, conhecidos por filmes de mensagens edificantes. Por sinal, a produção resgata a personagem Miss Clara (Karen Abercrombie), que volta ao cinema quase uma década após o maior sucesso dos irmãos Kendrick, “Quarto de Guerra” (2015).
Como é típico do gênero dos dramas de fé, a produção é estrelada por atores pouco conhecidos e foco maior na mensagem de conversão religiosa do que nos aspectos técnicos da filmagem, com uma estética mais próxima de telefilmes convencionais.
GRANDE SERTÃO | GLOBOPLAY
A adaptação estilizada de “Grande Sertão: Veredas”, obra-prima de Guimarães Rosa, transporta a trama clássica para um cenário que é meio contemporâneo e meio pós-apocalíptico, um Mad Max na Cidade de Deus, em que o universo da violência dos jagunços do sertão vira território de criminosos da periferia urbana de uma metrópole, numa época depois de amanhã.
A trama se passa numa comunidade chamada Grande Sertão, onde a luta entre policiais e criminosos assume ares de guerra e traz à tona questões como lealdade, vida e morte, amor e coragem, Deus e o diabo. A história, narrada por Riobaldo, é marcada pela presença de um personagem enigmático, Diadorim, que se torna grande amigo do protagonista e desperta sentimentos complexos, atraindo-o para o mundo do crime. A identidade sexual de Diadorim é um mistério constante para Riobaldo, que lida com escolhas morais e dilemas éticos, enquanto busca entender seu lugar no mundo e sua própria natureza, diante da falta de coragem de confessar sua paixão. Nesse percurso transcorrem as batalhas e escaramuças da grande guerra do Sertão.
A direção é de Guel Arraes (“O Auto da Compadecida”), que também assina o roteiro ao lado de Jorge Furtado (“Vai Dar Nada”), e o elenco destaca Caio Blat (“O Mar do Sertão”) como Riobaldo e Luisa Arraes (“Duetto”) como Diadorim, além de Rodrigo Lombardi (“Carcereiros”), Luis Miranda (“Encantado’s”) e Eduardo Sterblitch (“Os Outros”).
MOTEL DESTINO | VOD*
O novo longa de Karim Aïnouz (“A Vida Invisível”) incorpora o cenário e a atmosfera nordestina para contar a história de um motel de beira de estrada que, sob o calor implacável da região, é palco de jogos perigosos de desejo, poder e violência. Uma noite, a chegada de um jovem, interpretado pelo estreante Igor Xavier, muda completamente o cotidiano e o destino do motel. Heraldo, o jovem periférico, se esconde no motel para tentar se livrar de uma dívida. Lá, ele conhece Dayana, casada com Elias, um homem violento, iniciando um triângulo perigoso. A premissa é de filme noir clássico, mas com sex toys.
O elenco também inclui Nataly Rocha (“Segunda Chamada”) e Fabio Assunção (“Onde Está Meu Coração”). Lançado mundialmente no último Festival de Cannes, a produção dividiu opiniões e ficou com 64% de aprovação no Rotten Tomatoes. Disponível já.
CIDADE; CAMPO | VOD*
O drama premiado de Juliana Rojas (“As Boas Maneiras”) aborda a migração entre os ambientes urbano e rural em duas histórias de sinais trocados. Na primeira, Joana migra para São Paulo após o rompimento de uma barragem de dejetos de mineração inundar sua cidade natal. Na capital, ela enfrenta as dificuldades do trabalho precarizado, se envolvendo em uma luta coletiva por melhores condições junto com seus novos colegas de emprego. Na segunda história, Flávia se muda com Mara, sua companheira, para a fazenda que herdou do pai, falecido recentemente. Mas ao tentar se adaptar à vida no campo, o casal se defronta com os desafios de um ambiente hostil e desconhecido.
O quarto longa-metragem de ficção de Rojas foi rodado na cidade de São Paulo e na zona rural do Mato Grosso do Sul. O lançamento aconteceu no Festival de Berlim, onde encantou a crítica internacional e recebeu o prêmio de Melhor Direção na seção Encounters, criada para fomentar trabalhos ousados de cineastas independentes e inovadores. O elenco destaca Fernanda Vianna (“Justiça”), Mirella Façanha (“Samantha!”) e Bruna Linzmeyer (“Pantanal”). Disponível já.
AINDA SOMOS OS MESMOS | VOD*
O suspense político do gaúcho Paulo Nascimento (“A Oeste do Fim do Mundo”) se passa no Chile, logo após o golpe de estado de Augusto Pinochet em 1973. A trama acompanha Gabriel (Lucas Zaffari, de “Genesis”), estudante universitário e crítico do regime militar brasileiro, que fugiu para o Chile acreditando estar seguro, mas acaba se envolvendo em uma nova crise política. Junto com outros brasileiros de esquerda, exilados no país, ele busca refúgio na Embaixada da Argentina durante o golpe. Mas o local é cercado por tropas da ditadura, num cerco que dura semanas e impede que eles sejam ajudados. Enquanto isso, o pai de Gabriel (Edson Celulari, “Nosso Lar 2”), um empresário com conexões com os militares brasileiros, tenta fazer de tudo para ajudar o filho a escapar.
O enredo é baseado em relatos reais dos que viveram essa experiência angustiante sem saber se sobreviveriam, e explora os dilemas morais e emocionais enfrentados pelos jovens diante das armas. Vencedor do Festival de Cinema Independente de Montreal, no Canadá, o longa também inclui no elenco Carol Castro (“Maldivas”) e Gabrielle Fleck (“Sem Fôlego”). Disponível já.
BACK TO BLACK | PRIME VIDEO
A cinebiografia de Amy Winehouse traz a atriz Marisa Abela (da série “Industry”) no papel da cantora britânica, em cenas do começo e do auge de sua carreira. Considerada uma das maiores artistas da sua geração, Amy Winehouse vendeu mais de 30 milhões de discos em todo o mundo e até hoje gera mais de 80 milhões de streams por mês. Seu álbum “Back to Black” (2006), que dá nome ao filme, a levou ao estrelato, rendendo-lhe cinco Grammys.
O filme tenta focar na genialidade, criatividade e fragilidade de Amy. A trama cobre a vida da cantora desde os pequenos palcos de Londres na década de 1990 até o seu sucesso global, com hits como “Rehab” e “Back to Black”, incluindo sua grande desilusão amorosa e seus vícios fatais em álcool e drogas, que a levaram a morrer sozinha em sua casa, aos 27 anos, no dia 23 de julho de 2011. Entretanto, o resultado é a cinebiografia musical mais fraca da leva iniciada pelo sucesso de “Bohemian Rhapsody”.
A obra é ofuscada pela superficialidade com que aborda os demônios pessoais de Amy, evitando explorar profundamente as questões mais sensíveis e controversas de sua vida, como seu vício e as dificuldades em seus relacionamentos pessoais. Como o filme tem aprovação da família, isso pode ter sido uma imposição ou escolha para não desagradá-los. Para piorar, a recriação de shows icônicos não captura a força da performance real da artista.
A oportunidade perdida foi escrita por Matt Greenhalgh e dirigida por Sam Taylor-Johnson, que já trabalharam juntos em outra cinebiografia musical, “O Garoto de Liverpool” (2009), sobre a juventude de John Lennon. Disponível no sábado (16/11).
* Os lançamentos em VOD (video on demand) podem ser alugados individualmente em plataformas como Apple TV, Claro TV+, Loja Prime, Microsoft Store, Vivo Play e YouTube, entre outras, que funcionam como locadoras digitais sem a necessidade de assinatura mensal.