Estreias | Confira as principais novidades do streaming

Destaques da semana, incluem volta de "Arcane" e "Outer Banks", um novo spin-off de "Citadel", sucessos de cinema e animes

Divulgação/Netflix

Lançamentos animados estão entre os destaques do streaming. O principal título é “Arcade”, série premiada que começa sua despedida na Netflix. A mesma plataforma também disponibiliza a 4ª e mais violenta temporada de “É Errado Tentar Pegar Garotas em uma Masmorra?”. E ainda há o sensível anime “Look Back” na Prime Video. A volta de “Outer Banks”, a continuação de “Me Conte Mentiras” e o novo spin-off de “Citadel” integram as séries mais aguardadas. Já as sessões de cinema em casa trazem sucessos recentes do cinema, a adaptação de um romance clássico latino e um drama indie inédito com 92% de aprovação no Rotten Tomatoes. São 13 ovidades na lista das dicas da semana.

 

SÉRIES

 

É ERRADO TENTAR PEGAR GAROTAS EM UMA MASMORRA? 4 | NETFLIX

 

Um dos melhores animes de fantasia da atualidade ganha novos episódios na Netflix. Para quem não conhece a série, também conhecida pelo título original japonês “DanMachi”, a adaptação das light novels de Fujino Ōmori se passa em um universo de fantasia onde os deuses antigos convivem com humanos, formando “famílias” de protegidos que trabalham como aventureiros para explorar uma misteriosa masmorra gigante cheia de monstros, em busca de tesouros e de habilidades especiais – ambos adquiridos com a morte das criaturas. O avanço pela masmorra se dá como num videogame, ficando cada vez mais perigoso conforme os aventureiros descem os andares, que são todos guardados por um poderoso Boss final.

A trama gira em torno de Bell Cranel, um jovem aventureiro novato que faz parte da pequena Família Hestia, uma confraria formada inicialmente apenas por ele e a deusa Hestia – uma das menos influentes de Orário. Bell sonha em se tornar um herói após quase morrer em sua primeira incursão num dos níveis iniciais da masmorra. Ele se torna obcecado por ficar mais forte ao ser salvo pela heroína Aiz Wallenstein, uma poderosa espadachim que desperta nele grande admiração e paixão. Mas ela mal o nota, até que, no decorrer das temporadas, ele surpreende os deuses por subir de nível de forma rápida. Bell desenvolve características raras, criadas pelo seu desejo profundo de virar um herói, como “Argonauta”, que lhe permite realizar um golpe excepcionalmente poderoso quando tudo parece perdido, e “Realis Phrase”, responsável por seu desenvolvimento acelerado de habilidades.

No começo da 4ª temporada, Bell já tem seu status de herói consolidado, após salvar a cidade de um ataque de monstros dos subterrâneos. Todas as famílias o admiram e alguns deuses até o cobiçam. Graças a seu prestígio, a família Hestia cresceu para cinco membros, o que leva a guilda dos aventureiros a encomendar uma jornada do grupo para o 27º andar, onde Bell ainda não conseguiu chegar. Como o nível de dificuldade é muito maior, eles recebem apoio de aventureiros de outras famílias – alguns deles, ex-rivais que se tornaram admiradores. A missão, porém, é uma desculpa para colocar Bell na busca de sua amiga Ryuu Lion, uma elfa misteriosa, que esconde suas verdadeiras habilidades ao trabalhar como garçonete no pub The Benevolent Mistress. Desaparecida no trabalho, ela reaparece como suspeita de assassinato na Rivira, um local seguro do 18º andar da masmorra.

Os episódios revelam finalmente a história de Ryuu, última sobrevivente da Família Astrea, chacinada numa armadilha na masmorra. Em busca de vingança contra o assassino, ela acaba tendo que enfrentar o Juggernaut, o mesmo monstro que trucidou as melhores guerreiras de sua confraria, convocado novamente pelo assassino. Incontrolável, a criatura mata quase todos os exploradores do andar e fere mortalmente Bell, que cai com Ryuu num buraco profundo até o 37% andar, um dos mais difíceis de sobreviver, sendo seguidos pelo terrível Juggernaut. As cenas com o monstro estão entre as mais violentas da produção – especialmente nos flashbacks da família Astrea – , mas a luta pela sobrevivência de Bell e Ryuu também gera um inesperado clima de romance em meio ao sangue e aos ataques constantes dos monstros. Trata-se de uma das melhores temporadas da série, que está exibindo sua 5ª temporada no Japão. Disponível já.

 

COMO ÁGUA PARA CHOCOLATE | MAX

 

O romance de Laura Esquivel, que há 32 anos virou um filme premiado do mexicano Alfonso Arau, retorna como minissérie para a nova geração. O melodrama gira em torno da sensível e impulsiva Tita, a caçula de uma família que desde criança é apaixonado por Pedro, com quem pretende se casar ao crescer. Entretanto, a mãe autoritária da jovem rechaça o pedido de Pedro, oferecendo no lugar de Tita o casamento com outra filha, porque decidiu que a caçula envelhecerá solteira, dedicando sua vida a tratar dela na velhice. O que se segue são muitas lágrimas, inclusive de Deus, que faz chover no casamento de Pedro.

Porém, o detalhe mais importante da história é a comida, pois ao longo da trama Tita faz múltiplas receitas que, com detalhes de realismo mágico, absorvem seus sentimentos e alteram completamente as pessoas ao seu redor.

A série tem direção de Ana Lorena Pérez Ríos (“Não Foi Minha Culpa: México”), produção da estrela Salma Hayek Pinault (“Magic Mike: A Última Dança”) e destaca a atriz Azul Guaita (“Rebelde”) no papel principal.

 

ME CONTE MENTIRAS 2 | DISNEY+

 

Produzida pela atriz Emma Roberts (“American Horror Story”) e pela roteirista Meaghan Oppenheimer (criadora de “Queen America”), a série teen acompanha um relacionamento tumultuado, desde que o casal central se conhece no primeiro ano da faculdade, arrastando todos ao seu redor com consequências devastadoras. A 2ª temporada explora ainda mais o impacto do relacionamento tóxico entre Lucy e Stephen, que continuam com encontros marcados por manipulações e segredos.

Lucy começa a perceber o quanto Stephen é perigoso, mas ainda se vê presa emocionalmente a ele, o que complica suas tentativas de seguir em frente. Stephen, por sua vez, continua manipulando Lucy e outras pessoas. A temporada revela mais sobre os passados sombrios dos personagens, especialmente em relação à morte de Macy, um evento que continua a assombrar o grupo e influenciar suas ações. Grace Van Patten (“Nove Desconhecidos”) e Jackson White (“Mrs. Fletcher”) são os protagonistas, e os novos capítulos ainda introduzem Thomas Doherty (“Gossip Girl”) como Leo, um novo interesse romântico de Lucy, e Tom Ellis (o astro de “Lucifer”) como um professor universitário. Disponível já.

 

OUTER BANKS 4 – PARTE 2 | NETFLIX

 

Uma das séries de maior audiência da Netflix, “Outer Banks” acompanha um grupo de jovens pobres – com aparência de modelos – que vivem numa comunidade litorânea, trabalhando para os ricaços que veraneiam no local, em meio a grandes divisões sociais. Tudo muda quando os protagonistas encontram um mapa de tesouro, ligado ao desaparecimento do pai de um deles, e se convencem da existência de uma fortuna em ouro escondida que pode transformá-los em milionários. A 3ª temporada mostrou a descoberta do tesouro, mas nenhuma alteração no status social dos chamados Pogues.

Após novas confusões e falta de dinheiro, eles veem seu refúgio — apelidado de “Poguelandia 2.0” — em risco, o que os motiva a partir em uma nova caça ao tesouro, desta vez da coroa de Barba Negra. Entre os obstáculos, o grupo terá que confrontar questões sobre quem realmente são, se tudo valeu a pena e até onde estão dispostos a ir para conquistar o que desejam. No entanto, além dos perigos, o grupo conta com uma aliança surpreendente: Rafe (Drew Starkey), que promete se unir a John B (Chase Stokes), Sarah Cameron (Madelyn Cline), Kiara (Madison Bailey), Pope (Jonathan Daviss), JJ (Rudy Pankow) e Cleo (Carlacia Grant) em meio à busca pela fortuna, que os leva numa jornada até o Marrocos, na África.

“Outer Banks” já foi renovada para a 5ª temporada, que encerrará a produção. O final do quarto ano fica disponível nesta quinta (7/11).

 

CITADEL: HONEY BUNNY | PRIME VIDEO

 

A produção indiana é derivada da franquia “Citadel”, criada pelos irmãos Joe e Anthony Russo (diretores de “Vingadores: Ultimato”). A franquia começou no ano passado como uma série de espionagem estrelada por Richard Madden (“Game of Thrones”), Priyanka Chopra Jonas (“Quantico”) e Stanley Tucci (“Jogos Vorazes”). Criada pelos irmãos Russo, a série acompanha espiões de uma organização secreta global. Apesar das críticas mistas, a Amazon Studios deu sequência a planos ambiciosos para expandir a saga globalmente. Este ano, lançou dois spini-offs: a atração italiana “Citadel: Diana”, que estreou em outubro, e a indiana “Citadel: Honey Bunny”, que chega esta semana ao streaming.

A nova atração explora as origens da organização de espionagem. Os diretores indianos Raj Nidimoru e Krishna D.K., conhecidos pelas séries “Homem de Família” (da própria Prime Video) e “Armas e Amores” (Netflix), são responsáveis pela produção, que é estrelada pelas superestrelas indianas Samantha Ruth Prabhu (“Homem de Família”) e Varun Dhawan (“A Noiva de Humpty”) como “Honey” e “Bunny”, dois agentes da Citadel que navegam pelo intenso e violento mundo da espionagem. A narrativa, que combina elementos de thriller com história de amor, é ambientada na década de 1990. Disponível nesta quinta (7/11).

 

CADA MINUTO CUENTA | PRIME VIDEO

 

A minissérie dramática mexicana reencena o devastador terremoto de 19 de setembro de 1985 na Cidade do México. Com magnitude de 8,1, o sismo resultou no colapso de dezenas de edifícios e deixou milhares de pessoas soterradas. Sem polícia ou bombeiros nas ruas, elas são abandonadas à própria sorte pelo colapso do país. A trama segue um médico com um passado sombrio, uma jornalista em busca de fama e uma família em crise, que arriscam suas vidas em operações de resgate.

Escrita e dirigida por Jorge Michel Grau (do cultuado terror “Somos o que Somos”), a série destaca em seu elenco Osvaldo Benavides (“The Good Doctor”), Maya Zapata (“A Nave”), Jesús Zavala (“Diga-me Quando”), Antonio de la Vega (“Pacto de Silêncio”), Damayanti Quintanar (“Narcos: México”) e Daniel Martínez (“A Rainha do Tráfico”). Disponível na sexta (8/11).

 

BANCO CENTRAL SOB ATAQUE | NETFLIX

 

A minissérie espanhola de assalto reúne três astros de “La Casa de Papel”: Miguel Herrán (Rio), María Pedraza (Allison Parker) e Hovik Keuchkerian (Bogotá). A trama é ambientada na Espanha de 1981 e explora o histórico assalto ao Banco Central de Barcelona. Em 23 de maio, apenas três meses após uma tentativa de golpe de Estado no país, 11 homens encapuzados invadiram o banco e fizeram mais de 200 reféns, ao serem cercados pela polícia. O caso ganhou grande atenção da imprensa. Entretanto, o aspecto político do crime foi censurado na mídia. Os criminosos queriam a libertação do Coronel Tejero e de outros três responsáveis pelo golpe, ameaçando matar os reféns se o governo não atendesse às suas demandas. Com isso, a ação criminosa colocou a jovem democracia espanhola em uma crise sem precedentes.

“Banco Central Sob Ataque” é dirigido por Daniel Calparsoro (“Operação Maré Negra”) e tem produção da Brutal Media, responsável por sucessos como “O Clube de Leitores Assassinos” e “Bem-vindos ao Éden”. Disponível na sexta (8/11).

 

ARCANE 2 – PARTE 1 | NETFLIX

 

A animação premiada que se passa no universo do game “League of Legends” (LoL) se encaminha para o final com o confronto épico entre suas protagonistas, duas personagens favoritas dos jogadores: as irmãs Vi e Jinx, icônicas campeãs da Liga, que cresceram com uma enorme rivalidade por conta de visões diferentes de mundo. A produção caprichada, com muitas lutas e cenas de ação, teve sua animação digital desenvolvida pelo estúdio Fortiche, de Paris, e destaca em sua dublagem em inglês as vozes de Hailee Steinfeld (“Gavião Arqueiro”) e Ella Purnell (“Fallout”) como Vi e Jinx – além de Katie Leung (da franquia “Harry Potter”), Harry Lloyd (“Counterpart”), Kevin Alejandro (“Lucifer”), Toks Olagundoye (“The Rookie”), Jason Spisak (dublador da “Justiça Jovem”) e J.B. Blanc (“Better Call Saul”).

Primeira incursão da Riot Games no mundo das séries, a adaptação foi desenvolvida por showrunners ligados ao universo “LoL”, Christian Linke (diretor criativo da Riot) e Alex Yee (designer do jogo), que atualmente estão desenvolvendo novas animações derivadas do game para continuar a expansão desse mundo. Os episódios que encerram a trama de “Arcane” foram divididos em três partes, que estenderão a trama por três semanas. A Parte 1 fica disponível no sábado (9/11).

 

FILMES

 

O DUBLÊ | PRIME VIDEO

 

A comédia de ação baseada na série clássica “Duro na Queda” (The Fall Guy) traz Ryan Gosling (“Barbie”) no papel interpretado por Lee Majors durante cinco temporadas televisivas, entre 1981 e 1986. Na atração, o personagem Colt Seavers era um dublê de Hollywood que nas horas de folga atuava como caçador de recompensas.

O filme apresenta uma nova premissa e uma história de origem, onde Seavers atua como um dublê de Hollywood, envolvido numa relação de amor e ódio com a diretora de seu novo trabalho. Quando a produção enfrenta um revés, ele se vê pressionado a ir atrás do astro principal que simplesmente sumiu. Só que o encontra morto num quarto de hotel e acaba perseguido a tiros por uma gangue perigosa, precisando usar suas habilidades profissionais para se safar.

Emily Blunt (“Oppenheimer”) vive a diretora, que compartilha um passado romântico com o dublê, e o elenco também inclui Aaron Taylor-Johnson (“Trem-Bala”), Winston Duke (“Pantera Negra”), Stephanie Hsu (“Maravilhosa Sra. Maisel”), Hannah Waddingham (“Ted Lasso”), Teresa Palmer (“A Descoberta das Bruxas”) e até conta com participação especial de Lee Majors, o astro da série original.

O roteiro foi escrito por Drew Pearce e a direção é de David Leitch, que trabalharam juntos no sucesso “Velozes e Furiosos: Hobbs & Shaw”. E sempre vale lembrar que, antes de se consagrar como diretor em “John Wick” e “Deadpool 2”, Leitch era justamente um dublê de Hollywood. Disponível já.

 

PEDRO PÁRAMO | NETFLIX

 

O drama adapta o aclamado livro de Juan Rulfo, um dos escritores mais influentes do México. A obra publicada em 1955 é um marco do realismo mágico e da literatura latino-americana. A história acompanha Juan Preciado, que, após a morte da mãe, cumpre a promessa de encontrar seu pai, Pedro Páramo, em uma vila chamada Comala. Ao chegar, Juan descobre que Comala é uma cidade fantasma habitada por ecos e espíritos, revelando segredos do passado e do poder opressor de Pedro Páramo, seu pai, um poderoso “coronel” local.

A narrativa mistura realidade e elementos sobrenaturais, refletindo o sofrimento humano e a opressão social, enquanto aborda temas de morte, culpa e redenção. Através dos habitantes falecidos de Comala, Juan conhece a vida de Pedro, um homem cruel e impiedoso, que destruiu vidas e amores em sua busca por poder e controle, amargurado pela obsessão por uma amor de infância não correspondido.

O filme marca a estreia na direção do celebrado cinematógrafo Rodrigo Prieto, que filmou “Barbie”, vários filmes de Martin Scorsese e foi quatro vezes indicado ao Oscar (a última neste ano, por “Assassinos da Lua das Flores”). O elenco destaca os atores Manuel García-Rulfo (“O Poder e a Lei”) no papel-título e Tenoch Huerta (“Pantera Negra: Wakanda para Sempre”) como Juan Preciado. Disponível já.

 

LOOK BACK | PRIME VIDEO

 

O anime belíssimo é adaptação da obra homônima do renomado mangaká Tatsuki Fujimoto. Completamente diferente dos mangás mais conhecidos do autor, “Chainsaw Man” e “Fire Punch”, notórios pela violência, “Look Back” se destaca por sua narrativa sensível e introspectiva. A história gira em torno de duas jovens garotas, a andrógina Fujino e Kyomoto, que compartilham o amor pelos mangás e desenvolvem uma forte amizade e parceria criativa ao longo dos anos. O enredo explora temas como a solidão, a busca pela perfeição artística, o impacto da crítica e o luto, tornando-se um retrato poderoso sobre o crescimento pessoal e as complexidades da criação artística.

Roteiro e direção são de Kiyotaka Oshiyama, animador de “O Menino e a Graça”, “Estrada do Pinguim” e da série de “Chainsaw Man”, que mescla traços simples com um visual estilizado capaz de evocar profundidade emocional. O uso das cores, a trilha sonora sutil e os momentos de silêncio intensificam o peso emocional da obra, fazendo com que “Look Back” seja uma experiência sensorial que vai além da animação convencional, enquanto também aborda os bastidores da indústria dos mangás. Disponível nesta quinta (7/11).

 

MY OLD ASS | PRIME VIDEO

 

A comédia dramática traz Aubrey Plaza (“Agatha Desde Sempre”) como a versão adulta de uma jovem de espírito livre que, ao celebrar seu 18º aniversário, consome cogumelos alucinógenos e encontra a si mesma com 39 anos. Diferente de “De Repente 30”, as duas interagem e têm uma conversa profunda durante a noite. A versão mais velha de Elliott aconselha a jovem vivida por Maisy Stella (“Nashville”) a evitar se apaixonar, alertando sobre as consequências futuras desse sentimento. Inicialmente cética, a jovem Elliott começa a reconsiderar suas escolhas ao conhecer Chad (Percy Hynes White, de “Wandinha”), rapaz mencionado por sua versão mais velha. Essa experiência a leva a repensar suas percepções sobre amor, família e identidade.

Elogiadíssimo pela crítica, o filme escrito e dirigido por Megan Park (“A Vida Depois”) atingiu 92% de aprovação no Rotten Tomatoes. Disponível nesta quinta (7/11).

 

TWISTERS | MAX

 

A atualização do clássico filme de catástrofe “Twister” (1996) marca a estreia de Lee Isaac Chung, conhecido por seu trabalho aclamado em “Minari” (2020), no gênero de ação. Grande sucesso dos anos 1990, o filme original trazia Helen Hunt e Bill Paxton como dois “caçadores de tempestades” (e também um ex-casal) que se juntavam para perseguir tornados — a intenção era implementar um sistema avançado de alerta climático, que só funcionava se colocado no caminho de tempestades devastadoras. O longa foi dirigido pelo holandês Jan de Bont logo depois do blockbuster “Velocidade Máxima” (1994) e seu roteiro foi assinado pelo autor de best-sellers Michael Crichton, que teve vários sucessos literários levados para as telas, entre eles “Jurassic Park” e “Westworld”.

A sequência volta a trazer um casal de protagonistas, uma pesquisadora e um “domador” de tempestades, que desta vez são “rivais”. Daisy Edgar-Jones (“Um Lugar Bem Longe Daqui”) vive uma ex-caçadora de tornados traumatizada, que estuda padrões de tempestades nas telas, em segurança e na cidade de Nova York. Ela é atraída de volta às planícies pelo amigo interpretado por Anthony Ramos (“Transformers: O Despertar das Feras”), para testar um novo sistema revolucionário de rastreamento, e acaba cruzando seu caminho com o personagem de Glen Powell (“Top Gun: Maverick”), um influenciador que se diverte postando suas aventuras de caça a tempestades nas redes sociais. À medida que a temporada de temporais se intensifica, fenômenos aterrorizantes nunca antes vistos são desencadeados e as equipes concorrentes se veem diretamente no caminho de múltiplos tornados, que convergem sobre o centro de Oklahoma, colocando-os em fuga e em luta por suas vidas.

Com bons efeitos que colocam os protagonistas em meio a tempestades brutais, a produção oferece uma experiência eletrizante e visualmente impactante, que se provou um sucesso de bilheteira – US$ 361 milhões mundiais. O elenco ainda traz Kiernan Shipka (“O Mundo Sombrio de Sabrina”), David Corenswet (o novo Superman, visto recentemente em “Pearl”), Daryl McCormack (“Peaky Blinders”), Sasha Lane (“Utopia”), Maura Tierney (“The Affair”) e Katy O’Brian (“Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania”). Disponível na sexta (8/11).

 

 

* Os lançamentos em VOD (video on demand) podem ser alugados individualmente em plataformas como Apple TV, Claro TV+, Loja Prime, Microsoft Store, Vivo Play e YouTube, entre outras, que funcionam como locadoras digitais sem a necessidade de assinatura mensal.