Netflix volta atrás e revive Sense8 com episódio especial de encerramento da série

A Netflix voltou atrás e anunciou um final mais feliz para os fãs da série “Sense8”. Diante da campanha criativa e incessante para que a série não ficasse sem desfecho, o serviço […]

A Netflix voltou atrás e anunciou um final mais feliz para os fãs da série “Sense8”. Diante da campanha criativa e incessante para que a série não ficasse sem desfecho, o serviço de streaming se comprometeu a produzir um episódio especial de duas horas para encerrar a história.

“De forma improvável e inesperada, o amor de vocês trouxe ‘Sense8’ de volta à vida”, exaltou Lana Wachowski, num longo comunicado publicado na página do Facebook dedicada à série.

“As cartas apaixonadas, petições, a voz coletiva que se levantou como o punho da Sun para lutar por essa série foram além do que qualquer um poderia esperar”, continua o texto da co-criadora da série. “Mas esse é um presente dos fãs que eu sempre vou carregar no meu coração: por mais que na maioria da vezes essas decisões sejam de fato irreversíveis, isso nem sempre é verdade”.

O cancelamento da série gerou muitas reclamações, por ter deixado seus espectadores sem um final. As reações foram ruidosas, mas a própria Netflix chegou a dizer que não adiantava reclamar.

Para justificar o cancelamento, executivos da plataforma sugeriram que a série possuía um custo elevado e uma produção complexa, por ser filmada em vários países. “Um programa grandioso e caro para um público minúsculo é difícil de manter por muito tempo, mesmo no nosso modelo de negócio”, disse Ted Sarandos, diretor de conteúdo da plataforma.

Reed Hastings, cocriador da Netflix, chegou a afirmar que a Netflix cancelava poucas séries e precisava fazer isso mais vezes. E assim vieram também os cancelamentos de “The Get Down” e “Girlboss”.

Mas os fãs não desistiram. E o ruído se tornou tão alto que a Netflix não pôde mais ignorá-lo.

No final, a situação de “Sense8” passou a refletir a capacidade do serviço de engajar e dialogar com seu público. Será que os espectadores teriam a mesma disposição de seguir uma série nova, sabendo que ela poderia ser cancelada e ficar sem fim? Caso esse comportamento se tornasse padrão, a economia obtida com cancelamentos poderia se tornar prejuízo a médio prazo.

Além da carta de Lana Wachowski, a Netflix também divulgou um vídeo confirmando o retorno da série. Veja abaixo as duas mensagens oficiais.

"Querida família Sense8,
Venho querendo escrever esta carta há algum tempo. O derramamento de amor e tristeza que veio…

Publicado por Sense8 em Quinta, 29 de junho de 2017