Lupe Ontiveros (1942 – 2012)

Morreu a atriz Lupe Ontiveros, conhecida por filmes como “Melhor É Impossível” (1997) e “Mulheres de Verdade Têm Curvas” (2002), e por participar de diversas séries, entre elas as recentes “Rob” e “Desperate Housewives”. Ela faleceu na quinta (26/7), vítima de câncer de fígado, aos 69 anos de idade.

Filha de imigrantes mexicanos, Guadalupe Moreno nasceu no dia 17 de setembro de 1942, na cidade de El Paso, no estado americano do Texas. Com o tempo, seus pais prosperaram e se tornaram proprietários de uma fábrica e de dois restaurantes, o que proporcionou que Lupe se formasse como assistente social. Ela então se casou com Elias Ontiveros e assumiu o nome Lupe Ontiveros.

El Norte

Lupe se mudou com o marido para a Califórnia, onde ela ainda trabalhou por alguns anos na área de assistência social, até que encontrou sua verdadeira paixão, iniciando sua carreira artítistica como figurante, em diversas produções televisivas e cinematográficas dos anos 1970.

Sua primeira participação creditada foi na série “As Panteras” (Charlie’s Angels”) em 1976, na qual ela interpretava uma empregada doméstica, papel estereotipado para atrizes mexicanas, que lhe acompanharia por quase toda a carreira. Ela continuou aparecendo em diversas séries, mas sem se destacar. O nome de sua personagem num episódio de 1980 de “As Aventuras de B.J.” (“B.J. and the Bear”) serve para resumir sua trajetória: “doméstica mexicana”.

Selena, com Jennifer Lopez

A estreia no cinema não foi diferente. Ela emplacou três filmes na tela grande em 1978: “O Grande Engano” (The Big Fix), comédia estrelada por Richard Dreyfus, “The Boss’ Son” e “California Suite”, com Jane Fonda. Em todos viveu a mesma personagem, descrita nos créditos apenas como “empregada”.

Cansada de limpar a casa dos outros, mesmo que fosse de mentirinha, ela decidiu que seu talento seria melhor servido no teatro. No mesmo ano, estrelou a peça musical “Zoot Suit”, ao lado do ator Edward James Olmos (série “Battlestar Galactica”). A produção fez grande sucesso, foi parar Broadway e ganhou uma versão cinematográfica em 1981, também estrelada pelo casal.

Chuck and Buck, com Michael White

“Zoot Suit” representou uma grande mudança em sua carreira. Lupe finalmente pôde viver uma mulher com nome próprio, Dolores. Isto abriu caminho para que ela estrelasse “El Norte” (1983), sobre imigrantes latinos que buscavam chegar aos EUA, e participasse de um grande clássico infantil, “Os Goonies” (The Goonies, 1985), escrito por Steven Spielberg (“E.T.”) e dirigido por Richard Donner (“Superman”) – ainda que novamente no papel de doméstica.

Provando que podia interpretar outros papéis, ela viveu a antagonista de Jennifer Lopez no filme “Selena” (1997), cinebiografia da popular cantora latina de mesmo nome. O filme deu novo impulso à carreira de J.Lo, mas Lupe quase roubou a cena no papel da líder do fã-clube. Ao ser confrontada por desvio de verbas, ela acaba matando a cantora, no momento mais dramático da produção.

Mulheres de Verdade Têm Curvas, com America Ferrera

Ela também fez dois filmes com Jack Nicholson. Na primeira vez, era uma simples figurante. Uma dona de bordel no filme “Fronteiras da Violência” (The Border, 1982). Na segunda, no premiado “Melhor Impossível” (As Good as It Gets, 1997), ela volta ao seu papel típico de doméstica, mas protagoniza um dos melhores diálogos da trama, ao pedir que Nicholson cuide de seu vizinho doente. A cena era tão divertida que abria o trailer original.

A atriz também trabalhou com o diretor brasileiro Bruno Barreto em “Assassinato Sob Duas Bandeiras” (A Show of Force, 1990), suspense político passado em Porto Rico. Foi dirigida por Johnny Depp, na única incursão do ator pela direção, no filme “O Bravo” (1997). E, mostrando sua versatilidade, encarnou um papel escrito para uma mulher caucasiana em “Chuck & Buck” (2000), de Miguel Arteta.

Our Family Wedding, ao centro com America Ferrera

“Ele [Miguel Arteta] me deu o roteiro de ‘Chuck & Buck’ e disse: ‘Considere o papel de Beverly’. E eu respondi: ‘Beverly? Você disse Beverly? É o nome dela? Eu topo. Não me importa o roteiro, tudo que me interessa é o que o nome dela é Beverly e não Maria Guadalupe Conchita Esperanza. Faço qualquer coisa”, confessou Lupe em uma divertida entrevista de 2009.

A atriz, que calculava ter interpretado mais de 150 empregadas domésticas ao longo de sua carreira – até no filme de ação “O Soldado Universal” (1992) – , desabafou em entrevista para uma revista latina em 2003: “Eu falo inglês fluentemente e sou uma pessoa com formação universitária, mas parece que só me escolhem para viver domésticas. Eles [os produtores e agentes de casting] não conseguem ver como uma mulher como eu – latina – pode interpretar alguém de alta estatura social, como uma professora ou juíza. Não! Eles sempre veem a empregada que limpa as suas privadas”. A crítica, porém, não a impediu de ter amado seu trabalho. “Mas tenho orgulho de ter interpretado as domésticas que interpretei. Dei a cada uma delas minha alma e coração”, completou.

Desperate Housewives, com Ricardo Chavira e Eva Longoria

A luta por reconhecimento acabou lhe rendendo frutos. Em 2002, ela ganhou o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Sundance, compartilhado com sua colega de elenco America Ferrera (a “Ugly Betty”) por “Mulheres de Verdade Têm Curvas” (Real Women Have Curves). As duas interpretavam mãe e filha no filme, que também ganhou o prêmio do público no festival, ao abordar a condição social das mulheres latinas nos EUA. A experiência foi tão positiva que elas voltaram a atuar juntas na comédia “Our Family Wedding”, novamente na mesma família.

Nos últimos anos, Lupe desenvolveu uma carreira de sucesso na TV. Ganhou o prêmio Alma, dedicado à comunidade latina em Hollywood, por sua participação na série “Veronica’s Closet” em 1997 e foi indicada ao Emmy em 2005, por viver a mãe amorosa de Carlos Solis (Ricardo Chavira) e sogra malvada de Gaby (Eva Longoria) na série “Desperate Housewives”.

Rob, com Diana Mara Riva, Cheech Marin, Claudia Bassols, Rob Schneider e Eugenio Derbez

Ela também integrou as famílias latinas que protagonizavam as séries “Greetings from Tucson” (2002–2003), “Los Americans” (2011) e “Rob”, série lançada e cancelada em 2012, em que vivia a “abuelita” postiça de Rob Schneider.

Lupe deixou dois desempenhos póstumos, nos filmes “On the Run”, de Alberto Barboza, e “Aztec Warriors”, de Scott Sanders (“Black Dynamite”), que ainda está em processo de filmagens.

Com o elenco de Goonies, no aniversário de 25 anos do clássico infantil

+ Lucas Procópio

Lucas Procópio, estudante e amante do cinema, espectador descontrolado e aspirante a cineasta.

Deixe um comentário

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Seu email nunca aparece.