Filme de Luiz Gonzaga começa produção

Um novo filme sobre personagens da música brasileira começa a ser rodado neste fim de semana em Recife. Trata-se de “Gonzaga: De Pai para Filho”, que abordará o relacionamento entre o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, e seu filho, o cantor e compositor Gonzaguinha. A direção é de Breno Silveira, que já contou com sucesso a história de um família musical brasileira – em “2 filhos de Francisco”, sobre Zezé Di Camargo e Luciano, que levou mais de 5 milhões de espectadores aos cinemas.

As filmagens começam no domingo (11/12), a partir das 18h, no show em homenagem a Luiz Gonzaga, que ocorrerá no Marco Zero, no Recife.

“Dar início das filmagens no Recife é um sonho, ainda mais perto do aniversário do Luiz Gonzaga e no Marco Zero, um local histórico preservado. Gonzagão merecia uma biografia há muito tempo”, conta o diretor Breno Silveira, que teve a ideia inicial para o filme a partir de uma caixa de fitas cassete nas quais Gonzaguinha conversa com o pai.

O filme retrata a relação entre o sanfoneiro Luiz Gonzaga (1912-1989) e seu filho, o cantor e compositor Gonzaguinha (1945-1991). O papel do Gonzagão será dividido por três atores diferentes. O sanfoneiro Nivaldo Expedito de Carvalho, de 31 anos, mais conhecido como Chambinho do Acordeon, interpretará Gonzaga dos 30 aos 50 anos, período em que a carreira do músico deslanchou.

O filme marca a estreia de Chambinho no cinema, que irá contracenar com o gaúcho Julio Andrade (“Cão Sem Dono”), no papel de Gonzaguinha, e Nanda Costa, que interpreta a dançarina e cantora Odaléia Guedes dos Santos, mãe de Gonzaguinha. Chambinho também participará do show no Marco Zero onde será rodada a primeira seqüência do filme. O show com entrada franca terá apresentações dos músicos Nando Cordel, Jozildo Sá e Santana.

A jornada de Luiz Gonzaga até se tornar o Rei do Baião é mitológica. Ele gravou mais de 625 músicas, como o clássico “Asa Branca”. Já Gonzaguinha seguiu uma carreira totalmente independente do pai e também alcançou o sucesso nacional. É autor de grandes sambas, como “Sangrando”, “Começaria Tudo Outra Vez”, “Grito de Alerta” e “O Que é o Que é?”.

Após rodar esta seqüência no Marco Zero, o diretor Breno Silveira retomará as filmagens em fevereiro, na cidade de Exu, onde Gonzagão nasceu, nos arredores da Serra do Araripe e no Rio de Janeiro.

Com distribuição da Downtown Filmes, produção da Conspiração Filmes, e coprodução da Globo filmes e D+Produções, o filme tem previsão de lançamento para o segundo semestre de 2012, quando será comemorado o centenário do nascimento de Luiz Gonzaga.

6 Comentários

  • Nome
    25 de outubro de 2012 | Permalink |

    Gonzagão, ícone da nossa música regional nordestina. O filme “Gonzaga: De pai pra Filho”, eterniza a sua história de vida junto ao filho Gonzaguinha, num registro histórico para as gerações vindouras!

  • Elirene MansurNo Gravatar
    8 de outubro de 2012 | Permalink |

    Conheço uma cena interessante de Gonzaguinha.: Qdo voltava de Salvador, época do festival de Arembepe, mais ou menos, 1981, dentro do avião, Salvador para Bhz..
    Gonzaguinha ficou emocionado ao ver um linda menina, lorinha de alhos verde e anã. Sem saber o que dizer, olhava para a menina de 6 aninhos.
    – Quem é ? ( perguntou a mãe)
    _É o Gonzaguinha (respondeu a menina)
    Gonzaguinha se levantou, foi ao banheiro, e na volta parou na poltrona , onde estava a menina, Janaina.Colocou o braço em cima da poltrona e cantou:
    Viver e não ter a vergona de ser feliz…
    Cantou a música toda olhando nos olhos dela.
    Foi muito emocionante.
    Eu sei…eu sei….
    Que a vida podia ser em melhor e será
    Mais isso não impede que eu repita…
    É bonita, é bonita e é bonita

  • Nome
    29 de agosto de 2012 | Permalink |

    estou em duvida quem e o filho de luiz gonzaga

    • Pipoca ModernaNo Gravatar
      29 de agosto de 2012 | Permalink |

      O grande Gonzaguinha.

  • Eliane NevesNo Gravatar
    19 de março de 2012 | Permalink |

    Parabéns para toda a equipe, pois a minha participação foi e é um prazer muito grande ter que vivenciar a representação de um dos maiores ídolos do forró e do arrasta pé. Mais uma vez parabéns a Direção é showwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww!!!!!!!!!. Eliane e Nathan, bjssss

  • 26 de fevereiro de 2012 | Permalink |

    Cara eu sou o Marcelo um dos seguranças que saiu aqui do Rio para trabalhar com a equipe nos sites de filmagens,só tenho uma coisa a dizer foi sensacional fazer parte da equipe do filme de Luiz Gonzaga de pai para filho e aprendi muito com o povo dos vilarejos onde o filme foi rodado até agora,Boa sorte para todos bjs mil no coração de todos e com certeza este filme vai bombar e ganhar vários prêmios fui!!!!!!!!!!!!!!!!!!