Filme de Luiz Gonzaga começa produção

Publicado em: 09 dez 2011 por Pipoca Moderna

Um novo filme sobre personagens da música brasileira começa a ser rodado neste fim de semana em Recife. Trata-se de “Gonzaga: De Pai para Filho”, que abordará o relacionamento entre o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, e seu filho, o cantor e compositor Gonzaguinha. A direção é de Breno Silveira, que já contou com sucesso a história de um família musical brasileira – em “2 filhos de Francisco”, sobre Zezé Di Camargo e Luciano, que levou mais de 5 milhões de espectadores aos cinemas.

As filmagens começam no domingo (11/12), a partir das 18h, no show em homenagem a Luiz Gonzaga, que ocorrerá no Marco Zero, no Recife.

“Dar início das filmagens no Recife é um sonho, ainda mais perto do aniversário do Luiz Gonzaga e no Marco Zero, um local histórico preservado. Gonzagão merecia uma biografia há muito tempo”, conta o diretor Breno Silveira, que teve a ideia inicial para o filme a partir de uma caixa de fitas cassete nas quais Gonzaguinha conversa com o pai.

O filme retrata a relação entre o sanfoneiro Luiz Gonzaga (1912-1989) e seu filho, o cantor e compositor Gonzaguinha (1945-1991). O papel do Gonzagão será dividido por três atores diferentes. O sanfoneiro Nivaldo Expedito de Carvalho, de 31 anos, mais conhecido como Chambinho do Acordeon, interpretará Gonzaga dos 30 aos 50 anos, período em que a carreira do músico deslanchou.

O filme marca a estreia de Chambinho no cinema, que irá contracenar com o gaúcho Julio Andrade (“Cão Sem Dono”), no papel de Gonzaguinha, e Nanda Costa, que interpreta a dançarina e cantora Odaléia Guedes dos Santos, mãe de Gonzaguinha. Chambinho também participará do show no Marco Zero onde será rodada a primeira seqüência do filme. O show com entrada franca terá apresentações dos músicos Nando Cordel, Jozildo Sá e Santana.

A jornada de Luiz Gonzaga até se tornar o Rei do Baião é mitológica. Ele gravou mais de 625 músicas, como o clássico “Asa Branca”. Já Gonzaguinha seguiu uma carreira totalmente independente do pai e também alcançou o sucesso nacional. É autor de grandes sambas, como “Sangrando”, “Começaria Tudo Outra Vez”, “Grito de Alerta” e “O Que é o Que é?”.

Após rodar esta seqüência no Marco Zero, o diretor Breno Silveira retomará as filmagens em fevereiro, na cidade de Exu, onde Gonzagão nasceu, nos arredores da Serra do Araripe e no Rio de Janeiro.

Com distribuição da Downtown Filmes, produção da Conspiração Filmes, e coprodução da Globo filmes e D+Produções, o filme tem previsão de lançamento para o segundo semestre de 2012, quando será comemorado o centenário do nascimento de Luiz Gonzaga.

6 comentários em “Filme de Luiz Gonzaga começa produção