A Cidade É uma Só? vence a Mostra de Tiradentes

A força expressivamente política de “A Cidade É uma Só?” conquistou o júri da crítica da 15ª Mostra de Cinema de Tiradentes e rendeu ao primeiro longa-metragem do cineasta Adirley Queirós o Troféu Barroco de melhor filme da seção Aurora. Realizada em Ceilândia, cidade-satélite de Brasília (DF), a produção foi a última das sete concorrentes exibidas na categoria de trabalhos de novos cineastas – até então, o favoritismo estava entre “As Horas Vulgares” (ES) e “Strovengah – Amor Torto” (RJ).

“A Cidade É uma Só?” foi ovacionado por uma plateia de quase 600 pessoas no Cine-Tenda, na noite da última sexta-feira. Para além da forte aprovação popular, o trabalho de Adirley encantou jornalistas e críticos. Em conversa informal nos bastidores, um dos jurados admitiu não ter havido maiores desavenças na escolha do filme como o grande destaque da Aurora este ano.

Com uma apurada construção entre documentário e encenação, Adirley Queirós registra o trajeto de dois moradores de Ceilândia às voltas com a herança de um passado de descaso e “limpeza urbana” perpetrado pelo governo federal nos anos 1970.

O longa foi originalmente feito para um projeto de celebração dos 50 anos da fundação de Brasília – construída para abrigar o poder federal. A grande marca de sua subversão é ser a antítese de uma festa sem motivos para grandes congratulações e festividades.

.

Confira a premiação completa

.
Júri da Crítica

Prêmio Aurora de Melhor Filme
“A Cidade É Uma Só?”, de Adirley Queirós (DF)

Prêmio Aurora de Melhor Curta
“Quando Morremos à Noite”, de Eduardo Morotó (RJ)

.
Júri Jovem

Prêmio Aurora de Melhor Filme
“HU”, de Pedro Urano e Joana Traub Cseko (RJ)

.
Júri Popular

Melhor Curta
“L”, de Thais Fujinaga (SP)

Melhor Longa
“O Mineiro e o Queijo”, de Helvécio Ratton (MG)

Prêmio Aquisição Canal Brasil
“L”, de Thais Fujinaga (SP)

Conteúdo relacionado:

+ Marcelo Miranda

Marcelo Miranda é crítico de cinema do jornal O Tempo, de Belo Horizonte, foi curador do Festival de Brasília 2010 e é colunista da revista eletrônica Filmes Polvo. Você pode acompanhar suas matérias também no blog do Polvo.

Deixe um comentário

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Seu email nunca aparece. Campos obrigatorios *