Netflix renova 13 Reasons Why para sua 3ª temporada

A Netflix anunciou a renovação da série “13 Reasons Why” para sua 3ª temporada, prevista para 2019. O anúncio foi feito com a divulgação de um vídeo, que pode ser visto abaixo. […]

A Netflix anunciou a renovação da série “13 Reasons Why” para sua 3ª temporada, prevista para 2019. O anúncio foi feito com a divulgação de um vídeo, que pode ser visto abaixo.

A renovação vem três semanas após a estreia da 2ª temporada, entrada nas consequências do suicídio da estudante Hannah Baker (Katherine Langford) e no julgamento da escola Liberty High, acusada de negligência pelos pais da garota.

Produzida pela cantora Selena Gomez (“Spring Breakers”) e o cineasta Tom McCarthy (“Spotlight – Segredos Revelados”), “13 Reasons Why” foi originalmente concebida como uma série limitada pelo roteirista Brian Yorkey, que adaptou o livro “Os Treze Porquês”, de Jay Asher. Mas fez tanto sucesso que inspirou o próprio escritor incentivou os produtores a continuarem a história, após o livro ser inteiramente resumido na temporada inaugural.

A série rapidamente se tornou uma das mais populares e controvertidas atrações do serviço de streaming, mas, por outro lado, jamais seria exibida na TV americana. Como parâmetro, basta ver o destino de “Heathers”, uma sátira de humor negro que lida com assassinatos de bullys do colegial, que foi descartada após ter toda sua temporada inaugural produzida.

Depois de mostrar suicídio e agressão sexual na 1ª temporada, a série foi além nos episódios mais recentes, ao mostrar um estupro violento e chegar à beira de um massacre na fictícia Liberty High School, evocando eventos que estão atualmente nos noticiários americanos. Isto levou uma das associações conservadoras de maior capacidade de pressão do país, a Parents Television Council, a engajar-se numa campanha para tirar “13 Reasons Why” do ar.

Apesar das cenas fortes, os espectadores seguiram assistindo à série. De acordo com dados da Nielsen, o episódio de estreia da 2ª temporada foi visto por 6 milhões de espectadores americanos nos primeiros três dias de seu lançamento. Nesse mesmo período, os 13 episódios da nova temporada foram vistos, em média, por 2,6 milhões de pessoas nos Estados Unidos.

O detalhe é que a Nielsen só mede audiência de quem assiste a Netflix pela TV, deixando de fora o consumo das séries por computador e aparelhos móveis.

A decisão da Netflix de renovar “13 Reasons Why” reforça a linha de ação da Netflix, que mais uma vez demonstra preferir atender ao público que a grupos de pressão, como já tinha feito anteriormente com a renovação da série brasileira “O Mecanismo”.