Netflix atropela proibição de competir em Cannes e compra dois filmes premiados no festival

O Festival de Cannes proibiu as produções da Netflix de concorrerem à prêmios em sua edição mais recente, alegando que, após a polêmica do ano passado, apenas filmes feitos para o cinema […]

O Festival de Cannes proibiu as produções da Netflix de concorrerem à prêmios em sua edição mais recente, alegando que, após a polêmica do ano passado, apenas filmes feitos para o cinema poderiam participar. Por isso, não deu outra.

A Netflix comprou os direitos de exibição de dois filmes premiados no evento.

“Girl”, do diretor francês Lukas Dhont, considerado uma das maiores revelações do festival, e “Happy as Lazzaro” (Lazzaro Felice), da italiana Alice Rohrwacher, farão parte do catálogo da plataforma.

O drama de Lukas Dhont venceu os prêmios da Palma Queer, para melhor longa de temática LGBT, e Câmera de Ouro, para melhor filme de diretor estreante, e conta a história de Lara, uma menina trans de 15 anos, que sonha ser bailarina.

Já o drama de Alice Rohrwacher conquistou o troféu de Melhor Roteiro da competição oficial. Ele narra o encontro entre o camponês Lazzaro, considerado ingênuo por sua bondade excessiva, e Tancredi, um jovem nobre amaldiçoado por sua imaginação. O filme levou o prêmio de Melhor Roteiro.

A aquisição dos direitos de filmes vencedores de Cannes foi um recado da Netflix sobre como encara as regras restritivas da competição. E o curioso é que o festival já sabia que isso poderia acontecer, pois o serviço de streaming já tinha adquirido anteriormente um filme premiado com a Câmera de Ouro há dois anos: “Divines”, da francesa Houda Benyamina.

O resultado da “proibição” deixa claro que o alcance da Netflix é bem maior do que supunham os organizadores de Cannes. Mas não é necessariamente um bom resultado. Afinal, a política de aquisições da plataforma já corrói de forma irreversível o Festival de Sundance, com repercussões no próprio Oscar. Considere que o filme vencedor de Sundance no ano passado simplesmente sumiu na programação da Netflix, sem maiores consequências. E a concorrência com a plataforma fez a HBO tirar do Oscar 2019 o filme mais falado de Sundance neste ano, programando-o para a televisão.

Por outro lado, a exibição na Netflix não impediu indicações a “Mudbound” no Oscar 2018.

A Netflix ainda não anunciou quando disponibilizará suas novas aquisições.