Equipes das séries Vida e One Day at a Time lançam campanha contra política imigratória dos EUA

A política de tolerância zero para imigrantes ilegais do governo Trump radicalizou de vez a divisão dos Estados Unidos entre “os horrorizados e os que trabalham no governo de Trump”, como definiu […]

A política de tolerância zero para imigrantes ilegais do governo Trump radicalizou de vez a divisão dos Estados Unidos entre “os horrorizados e os que trabalham no governo de Trump”, como definiu o apresentador Stephen Colbert em seu talk show na noite de terça (19/6). E os que trabalham para Trump estão fazendo um trabalho excelente para horrorizar ainda mais o resto dos americanos, como Corey Lewandowski, gerente da campanha que elegeu o atual presidente dos Estados Unidos. Durante um debate sobre o tema exibido ao vivo na Fox News, ele debochou de uma criança com Síndrome de Down separada da mãe na fronteira, por autoridades americanas, causando uma tempestade de m*rda no Twitter, que engajou Hollywood.

A atriz Anna Kendrick (“A Escolha Perfeita”) disparou: “Corey Lewandowski, você é um pedaço de m*rda”.

Mary McCormack (da série “Falling Water”) ponderou um pouco mais: “Oh, meu Deus. O que nos tornamos? Corey Lewandowski zombou de uma criança de dez anos com Síndrome de Down que foi tirada de sua mãe. Por falar sobre um lugar especial no inferno. Onde está o Partido Republicano? Retuitem isso até que eles sejam forçados a olhar para si mesmos”.

O diretor James Gunn (“Guardiões da Galáxia”), o produtor Ben Wexler (série “The Grinder”) e muitos outros se manifestaram. Mas, na mesma noite, uma apresentadora do canal MSNBC não conseguiu manifestar nada. Rachel Maddow começou a dar uma notícia sobre bebês que estavam sendo levados de suas mães e colocados em abrigos para ilegais da “tenra idade”, mas engasgou e precisou interrompeu várias vezes a leitura, até pedir para sua produção cortar, completamente emocionada.

O ultraje generalizado com a situação acabou inspirando as equipes das séries “Vida”, do canal pago Starz, e “One Day at a Time”, da Netflix, ambas sobre imigrantes latinos nos Estados Unidos, a se unirem em manifesto coletivo. Roteiristas das duas séries iniciaram numa campanha para que outras produções se juntem em protesto para acabar com a política de separação de crianças e bebês de pais imigrantes na fronteira dos Estados Unidos. As séries pedem doações para estabelecer auxílio legal para pais separados detidos e financiamento para a sua libertação.

Num post no instagram, Tanya Saracho, a criadora de “Vida”, apontou que 1.995 crianças já foram separadas de suas famílias e uma cidade de tendas foi erguida no Texas apenas para alojar crianças imigrantes detidas.

Locais que a comentarista Laura Ingraham da Fox News chamou de “basicamente acampamentos de verão”, jogando mais lenha da fogueira da indignação – e alimentando sua própria campanha no Twitter, para boicote aos patrocinadores de seu programa de TV.

#Repost @vidawriters ・・・ In just 6 weeks, upon being detained at the border, 1,995 children have been separated from their families and now a tent city has cropped up in Texas built to detain immigrant children. We have to do something. The #vidawriters Room challenges @gloriakellett and the @odaatnetflix Writers Room to take the #OneVidaAtATime Challenge to #keepfamiliestogether & #endfamilyseparation by donating to @raicestexas to directly support legal services for detained separated families, including providing bonds to get parents released from detention so they can re-unite with their children. Will you do it? HERE'S WHAT TO DO: -COLLECTION: Collect donations (any amount will do) from your show’s writers and support staff — and — Get your parent company to match that amount. -DONATE: Make the donation to https://actionnetwork.org/ fundraising/bondfund -POST YOUR CHALLENGE: Post a video or pic of your writers room/staff holding up signs that say either #keepfamiliestogether and/or #endfamilyseparation, challenging another TV writers room.

Uma publicação compartilhada por Tanya Saracho (@tanyasaracho) em