Série O Mecanismo terá 2ª temporada

A Netflix anunciou a produção da 2ª temporada de “O Mecanismo”. Com uma mensagem no Twitter, a plataforma de streaming avisou que era “muito esquema para uma temporada só”, referindo-se à trama […]

A Netflix anunciou a produção da 2ª temporada de “O Mecanismo”. Com uma mensagem no Twitter, a plataforma de streaming avisou que era “muito esquema para uma temporada só”, referindo-se à trama da atração, que investiga a corrupção instalada no governo federal, inspirada na investigação da operação Lava-Jato.

Também foi divulgado um vídeo que mostra o delegado Marco Ruffo (Sleton Mello) encarando o quadro que montou para suas investigações, acompanhado pela frase “Quanto mais perto você chega, maior o esquema fica”.

Segundo a Netflix, a nova temporada mostrará Ruffo e Verena Cardoni (Carol Abras) seguindo com as investigações para desvendar o monstruoso esquema de corrupção envolvendo políticos, agentes públicos e empreiteiros.

Criada por José Padilha (“Tropa de Elite”, “Narcos”), “O Mecanismo” estreou em março deste ano. A série foi alvo de críticas por conta da forma como optou por retratar os fatos da vida real. A polêmica, entretanto, não se deu pela existência de corrupção no governo federal, que ninguém consegue negar, mas à decisão da série de atribuir ao personagem inspirado no ex-presidente Lula a frase “estancar a sangria”, dita por Romero Jucá em um áudio divulgado ao público em 2016. Ele se referia a esforços para deter os trabalhos da Operação Lava Jato.

Vale lembrar que o mesmo áudio incluía referências a Lula entre os que se beneficiariam com o estancamento da dita sangria, e que Jucá foi ministro do ex-presidente, além de seu líder no Congresso.

Estes detalhes não foram levados em conta na campanha promovida por militantes do PT para que a Netflix fosse boicotada. A ex-presidente Dilma Rousseff, inclusive, divulgou um comunicado criticando a plataforma de streaming e, principalmente, o diretor José Padilha. Ela disse que, apesar de “O Mecanismo” se dizer “baseada em fatos reais”, o cineasta distorcia a realidade, propagava mentiras e praticava o “assassinato de reputações”.

A polêmica manteve a série em evidência e a ajudou a se tornar a mais vista da Netflix no Brasil, segundo informativo da plataforma para o mercado financeiro. Ou seja, atingiu um sucesso do tamanho de um “Stranger Things” ou “Demolidor” no país.

Até o ex-presidente Lula promoveu a produção, ao discursar contra a Netflix.

Na época, Lula ainda não havia sido preso. A narrativa da próxima temporada deve mostrar como as investigações chegaram no ex-presidente, cuja condenação é um fato histórico, independente de quem quer que tenha tentado estancar qualquer sangria.