Gary Oldman vai escrever, dirigir e estrelar filme sobre pioneiro da fotografia

Após vencer o Oscar de Melhor Ator por “O Destino de uma Nação”, Gary Oldman pretende aproveitar a onda de prestígio para estrelar, produzir, escrever e dirigir seu próximo filme. Ele pretende […]

Após vencer o Oscar de Melhor Ator por “O Destino de uma Nação”, Gary Oldman pretende aproveitar a onda de prestígio para estrelar, produzir, escrever e dirigir seu próximo filme.

Ele pretende realizar uma cinebiografia do revolucionário fotógrafo inglês Eadweard Muybridge. Intitulado “Flying Horse”, o filme detalhará como Muybridge alcançou a fama por registrar pela primeira vez imagens em movimento de animais e humanos, revolucionando a técnica da fotografia e antecipando-se a cinematografia.

O título do longa é uma referência direta à foto que conseguiu provar que cavalos levantavam os quatro cascos da terra durante uma corrida – desafio que o inspirou a criar as fotos em movimento.

Mas ao mesmo tempo em que a imagem do cavalo voador o consagrou, ele descobriu que sua esposa tinha uma relação extramatrimonial com o crítico Harry Larkyns, o que resultou numa tragédia.

Esta história conturbada, de genialidade e violência, já foi transformada numa ópera, “The Photographer”, em 1982 pelo compositor Philip Glass. Além disso, a influência pop de Muybridge também foi celebrada pela banda U2, que prestou homenagem às suas técnicas fotográficas no clipe da música “Lemon”, em 1993.

“Flying Horse” será o segundo filme como diretor para Oldman, após estrear na função em 1997 com “Violento e Profano”.