Diretor de Vingadores: Guerra Infinita solta spoiler sobre o destino de Gamora

Alerta de Spoiler! A esta altura, já não é mais (tanto) segredo que Thanos (Josh Brolin) matou metade dos heróis da Marvel ao final de “Vingadores: Guerra Infinita” – junto com metade […]

Alerta de Spoiler! A esta altura, já não é mais (tanto) segredo que Thanos (Josh Brolin) matou metade dos heróis da Marvel ao final de “Vingadores: Guerra Infinita” – junto com metade do universo. Nada que perturbe o sono dos fãs, porque é inevitável ver isso revertido com outro estalar de dedos (no caso, dos roteiristas) em “Vingadores 4”.

Mas e quem morreu em cena antes do arrebatamento cósmico? Como Gamora (Zoe Saldana), filha adotiva do supervilão, que é simplesmente uma das melhores personagens femininas do universo cinematográfico da Marvel. Como seu destino não foi ligado ao do resto da humanidade, talvez fosse um dos raros casos de preocupação.

Nem tanto, “spoilerou” um dos próprios diretores do filme. Joe Russo participou de uma conversa com estudantes de um colégio de Iowa, nos Estados Unidos, na sexta-feira (4/5), em que abordou a cena final, que mostra Thanos, depois de dar destino bíblico ao universo, ao lado de uma versão jovem de Gamora.

Acreditando que a cena deveria ser clara, ele esmiuçou para meios entendedores, de acordo com relatos da imprensa geek americana, que não se trata de um flashback ou imaginação do supervilão. De acordo com o diretor, a cena se passa dentro da Joia da Alma, onde Gamora ainda está viva.

“Está tudo laranja em volta, então ele está dentro da Joia da Alma com todo aquele poder que ele pegou ao estalar os dedos. Quando ele vai dentro da Joia da Alma, ele tem aquela conversa com a versão mais nova da Gamora”, disse Russo. “Sim, ela está lá dentro. Thanos disse que o plano (de levar balanço ao universo acabando com metade dele) custou tudo o que ele tinha, então, como a única coisa que ele amava era a Gamora, nós o colocamos com ela no final”, completou.

Pressionado a confirmar se Gamora estava fisicamente dentro da Joia da Alma ou se seria apenas um espírito dela, ele não deixou dúvidas.

“Ela na verdade está, sim …. Foi uma tentativa, uma tentativa de nossa parte de mostrar, porque nós não gostamos de papéis bidimensionais, que todo vilão é um herói em sua própria história, e mesmo alguém tão insano, psicótico e brutal e violento quanto Thanos se torna um vilão mais complexo se você embarcar em uma jornada emocional com ele. Ele se importa com as coisas, e é complicado para ele executar seu plano, e isso lhe custou alguma coisa. Ele disse no final que “lhe custou tudo”, ou seja, a única coisa que ele amava, que era Gamora. É por isso que o colocamos de volta com ela no final. Eu só quero reiterar com o público que ele sente uma emoção verdadeira, mesmo que seja um monstro”.

Vale juntar este esclarecimento com a entrevista dada por Zoe Saldana ao canal pago E!, pouco antes da estreia do longa. Perguntada por uma repórter se tinha sido difícil dar adeus aos demais atores ao final das filmagens, a intérprete de Gamora soltou esta: “Não parecia [um adeus], parecia mais um ‘ainda vai continuar’, pois sabia que todos voltaríamos em algum momento este ano para terminar o segundo – o quarto filme da franquia ‘Vingadores’. Então, foi mais um ‘te vejo depois’, não um adeus formal”, afirmou. Sentado a seu lado, Chris Pratt confirmou.

Portanto, antes de responder se morreram mais super-heróis em “Batman vs. Superman” ou “Vingadores: Guerra Infinita”, aguarde a recontagem de “Vingadores 4”, que estreia em maio de 2019.