Brega chique de Paraíso Perdido é a melhor opção das estreias de cinema

Os cinemas recebem três lançamentos amplos nesta quinta (31/5), mas a melhor estreia acontece em circuito intermediário. Esqueça o resto. “Paraíso Perdido” é brega de doer até emocionar. Embora influenciado por Pedro […]

Os cinemas recebem três lançamentos amplos nesta quinta (31/5), mas a melhor estreia acontece em circuito intermediário.

Esqueça o resto. “Paraíso Perdido” é brega de doer até emocionar. Embora influenciado por Pedro Almodóvar, tem tudo a ver com a cultura nacional e ainda possui qualidade artística e premissa original – justamente o contrário do outro filme nacional em circuito amplo.

A obra é uma homenagem à música brega romântica, centrada numa boite que abriga uma família de cantores comandada por ninguém menos que Erasmo Carlos, de volta ao cinema mais de 40 anos após os filmes da Jovem Guarda e 34 anos desde seu último trabalho como ator. Tem muita música – clássicos – , mas também um bom enredo, que se presta até ao suspense, ao incluir um policial (Lee Taylor) como guarda-costas da cantora drag da família (vivida por Jaloo). Roteiro e direção são de Monique Gardenberg (“Ó Paí, Ó”).

A maior distribuição, porém, pertence a “Gnomeu e Julieta: O Mistério do Jardim”, continuação da animação de 2011 com músicas de Elton John. Estreia em 500 salas após sua trama, que mistura anões de jardim com Sherlock Holmes, passar batida nos Estados Unidos. Não empolgou nem o público nem a crítica americana – orçado em 59m (milhões), fez US$ 42,6m e teve 29% de aprovação no Rotten Tomatoes.

“Eu Só Posso Imaginar”, por outro lado, foi um fenômeno pelo interiorzão americano, ao contar um melodrama de pai, filho e espírito santo, que inspirou um dos maiores sucessos da música gospel caipira dos Estados Unidos. A estreia coincide com a Marcha para Jesus, uma espécie de “Parada do Orgulho Evangélico”, em São Paulo.

Caso típico de piada que perde a graça quando ouvida pela terceira vez, “Não Se Aceitam Devoluções” é o terceiro maior lançamento da semana. Remake brasileiro da comédia mexicana “Não Aceitamos Devoluções” (2013), de Eugenio Derbez, chega aos cinemas após até o remake francês, “Uma Família de Dois” (2016), e talvez por isso seja facilmente identificado como o mais fraco dos três, repetindo piadas que tem a ver com a cultura mexicana, sem rever sequer o humor mais preconceituoso – se bem que esperar comédia brasileira sem piada preconceituosa é acreditar em duendes. Sua maior curiosidade é mostrar o novo perfil de papéis de Leandro Hassum (“Até que a Sorte nos Separe”). Depois da cirurgia bariátrica, o ex-gordinho atrapalhado agora brinca de galã, “até que um dia” uma ex deixa a filha que ele não sabia que tinha em sua casa. A partir disso, precisa virar pai e ralar para sustentar a menina – como dublê de filmes de ação em Hollywood!

No circuito limitado, o destaque é para o drama tunisiano “A Amante”, que venceu dois prêmios no Festival de Berlim – Melhor Ator para o jovem Majd Mastoura e Melhor Filme de Estreia para o diretor Mohamed Ben Attia. O longa, que tem 100% de aprovação no site Rotten Tomatoes, mostra que não são apenas as mulheres que sofrem pressão da família e da cultura dos países de inclinação islâmica. Pressionado a se casar com quem não ama e corresponder expectativas, o jovem Heidi conhece e se apaixona por uma desconhecida, e precisa decidir o que fará de sua vida na véspera do casamento arranjado por sua mãe.

Como curiosidade, a programação também inclui um “filme de super-herói” húngaro, “Lua de Júpiter”, que utiliza o drama dos refugiados na Europa com ponto de partida para a origem de um herói super-poderoso. Durante uma perseguição na fronteira, um imigrante ilegal é baleado e detido num campo de refugiados, mas descobre ter adquirido a capacidade de levitar. A bela fotografia ajuda a iludir, por breves minutos, que se trata de uma trama ousada e original, mas o desenvolvimento joga todas as ideias e metáforas no lugar-comum. 49% no Rotten Tomatoes.

A programação se completa com mais um filme brasileiro, o suspense “A Superfície da Sombra” – que manifesta ambição, frases de efeito e realização truncada de um “David Lynch dos pampas” – , e documentários sobre autismo, banqueiros malvados e curandeiro bonzinho.

Confira abaixo todos os lançamentos, com sinopses oficiais e trailers, inclusive os menos cotados.

Gnomeu e Julieta: O Mistério do Jardim | EUA | Animação

Gnomeu e Julieta chegam em Londres, na Inglaterra, onde são encarregados como responsáveis pela manutenção de um novo jardim. A tarefa cria alguns atritos entre o casal, o que faz com que Gnomeu tente impressioná-la com uma flor que remete ao início do romance deles. O plano dá errado e, ao retornar para casa, Gnomeu e Julieta descobrem que todos os seus amigos gnomos desapareceram. Logo eles encontram Sherlock Gnomes, que está investigando o sumiço deles ao lado de seu fiel companheiro Watson.

Eu Só Posso Imaginar | EUA | Drama

Bart Millard (J. Michael Finley) é o vocalista da banda cristã MercyMe e tem um relacionamento conturbado com seu pai, que sempre o tratou de maneira dura e nunca entendeu seu amor pela música. Conseguindo forças através de Deus, Bart resolve então eternizar sua relação em uma canção, “I Can Only Imagine”.

Não Se Aceitam Devoluções | Brasil | Comédia

Juca Valente (Leandro Hassum) é dono de um quiosque no litoral de São Paulo e só quer saber de diversão. Eterno namorador, ele detesta grandes responsabilidades e não pensa em ter nada sério com ninguém. Mas sua vida toma um rumo totalmente diferente quando uma ex-namorada americana larga um bebê com ele e desaparece. Juca então parte para os Estados Unidos na intenção de devolver a criança, sem imaginar que começaria a gostar da ideia de ser pai.

Paraíso Perdido | Brasil | Drama musical

Paraíso Perdido é um clube noturno gerenciado por José (Erasmo Carlos) e movimentado por apresentações musicais de seus herdeiros. O policial Odair (Lee Taylor) se aproxima da família ao ser contratado para fazer a segurança do jovem talento Ímã (Jaloo), neto de José e alvo frequente de homofóbicos, e aos poucos o laço entre o agente e o clã de artistas românticos vai se revelando mais e mais forte – com nós surpreendentes.

A Superfície da Sombra | Brasil, Uruguai | Suspense

O solitário Tony (Leonardo Machado) viaja até o extremo sul do país para o funeral de uma antiga amiga. Ele acaba se atrasando e perde a cerimônia, mas conhece Blanca (Giovana Echeverria), garota misteriosa que se oferece para guiá-lo pela cidade. Eles acabam começando uma relação amorosa enquanto estranhos acontecimentos passam a fazer parte da rotina de Tony no lugarejo.

Lua de Júpiter | Hungria, Alemanha | Sci-Fi

Aryan, um jovem migrante, é baleado ao tentar cruzar ilegalmente a fronteira da Hungria. Depois do choque provocado pelo acidente, descobre que adquiriu o poder de levitar e agora, preso em um campo refugiados, precisa contar com a ajuda do Dr. Stern, que tem interesses muito específicos em sua habilidade sobrenatural.

A Amante | Tunísia, Bélgica, França | Drama

Hedi (Majd Mastoura) é um homem introvertido, que não espera muito da vida. Ele permite que todos tomem decisões por ele, como sua autoritária mãe, que planeja seu casamento; seu chefe, que o faz trabalhar em datas comemorativas; e seu irmão, que sempre diz como ele deve se comportar. Em uma viagem profissional, Hedi conhece Rim (Rym Ben Messaoud), com quem inicia passional relação amorosa. Agora, durante o tempo em que os preparativos de seu matrimônio acontecem, Hedi é forçado a finalmente tomar uma decisão.

Em um Mundo Interior | Brasil | Documentário

O documentário registra a vida de famílias de classes sociais e regiões distintas cujos filhos manifestam transtornos sensoriais ou cognitivos, buscando compreender a percepção do mundo pelo ponto de vista de jovens com Transtornos do Espectro do Autismo.

Dedo na Ferida | Brasil | Documentário

Abordando o sistema financeiro e suas contradições, o ducumentário faz um questionamento a respeito de um dos principais discursos das autoridades financeiras: de que não podemos gastar mais do que arrecadamos. Através de diversas entrevistas, é composto um panorama de como o capital pode influenciar a política, os governos e a vida cotidiana de qualquer pessoa.

João de Deus – O Silêncio é uma Prece | Brasil | Documentário

A história do famoso médium João de Deus desde sua infância paupérrima no interior de Goiás até o presente momento, em que ele incorpora médicos e sugere ter adquirido poderes curativos. O documentário também relata a descoberta do dom paranormal e narra o bullying que o médium sofreu daqueles que duvidavam de sua sensibilidade.