Série Watchmen será diferente da história em quadrinhos que já virou filme

A série baseada nos quadrinhos de “Watchmen”, atualmente em desenvolvimento para o canal pago HBO, não vai contar a mesma história publicada na minissérie clássica de 1986, que já foi transformada num […]

A série baseada nos quadrinhos de “Watchmen”, atualmente em desenvolvimento para o canal pago HBO, não vai contar a mesma história publicada na minissérie clássica de 1986, que já foi transformada num filme pelo diretor Zack Snyder (“Batman vs. Superman”).

Segundo o roteirista e produtor Damond Lindelof (criador de “The Leftovers”), a ideia é seguir o padrão da série “Fargo” e extrapolar a trama original.

“Adaptação é a palavra mais adequada”, ele explicou, em entrevista ao site ComicBook, dando o exemplo da série do canal pago FX. “Você já assistiu ‘Fargo’? Não chamaria a versão de Noah Hawley de uma adaptação, porque o filme existe dentro dela. Então, eles encontram um saco de dinheiro na 1ª temporada e você pensa ‘Ah, isso veio do filme!’. Mas Noah também puxou outros cânones dos filmes dos irmãos Coen, evocando até ‘O Grande Lebowski’, para chegar numa criação original, e depois seguiu com sua própria história”.

A intenção não é recriar a trama concebida por Alan Moore e desenhada por Dave Gibbons quadro a quadro, como Snyder fez no cinema, mas aproveitar sua essência e expandir a trama para uma nova história. “Esse é o próprio espírito do que [Moore] fez com ‘Watchmen’ logo no começo. Ele criou isso, é original, mas a base para esse mundo são personagens comprados pela DC de uma editora de quadrinhos chamada Charlton. Moore então criou em cima deles”, explicou, referindo-se aos heróis da história, que foram baseados em publicações antigas da Charlton.

Lindelof também defende sua adaptação contra os conhecidos protestos de Alan Moore, que foi contrário à produção do filme, a ponto de pedir que seu nome não fosse incluído nos créditos. Para Lindelof, isso é hipocrisia, uma vez que o próprio Moore “contou histórias icônicas com personagens que ele não criou”.

Ou seja, o roteirista-produtor se sente à vontade para usar os quadrinhos como ponto de partida para contar sua própria história, fazendo mudanças na trama consagrada. Vale lembrar que a série anterior de Lindelof para a HBO, “The Leftovers”, conseguiu bom resultado ao partir de um best-seller e expandir a trama com um enredo exclusivo da série.

“Watchmen” será a primeira série baseada em quadrinhos da DC Comics produzida pela HBO, apesar da emissora fazer parte do conglomerado da Warner Bros, que também administra a editora. Anteriormente, o canal considerou e desistiu de projetos sobre “Sandman” e “Preacher”, que por conta disso virou uma série no canal pago AMC.