Roteirista de Thor vai adaptar os quadrinhos de Red Sonja

Em desenvolvimento há uma década, o novo filme da guerreira Red Sonja vai chegar, ao menos, no papel. A Millennium Films contratou o roteirista Ashley Miller, de “Thor” e “X-Men: Primeira Classe”, […]

Em desenvolvimento há uma década, o novo filme da guerreira Red Sonja vai chegar, ao menos, no papel. A Millennium Films contratou o roteirista Ashley Miller, de “Thor” e “X-Men: Primeira Classe”, para escrever a adaptação da personagem dos quadrinhos.

O site Deadline, que deu a notícia, afirma que o filme se tornou prioridade no estúdio após o sucesso de “Mulher-Maravilha” nos cinemas. Apesar disso, ainda não há data prevista para o começo da produção.

Apesar de suas aventuras se passarem no mesmo universo hiboriano de Conan, a personagem não é uma criação literária de Robert E. Howard, o autor de Conan. Red Sonja foi criada pelo escritor e editor Roy Thomas, o substituto de Stan Lee na Marvel, como coadjuvante de uma história em quadrinhos de “Conan”, desenhada por Barry Windsor-Smith em 1973. Thomas se inspirou em diferentes personagens femininas de Howard – como a pirata Red Sonya de Rogatino – , mas o famoso biquíni de metal, que marcou a sensualidade da heroína, só surgiu a partir de uma ilustração do espanhol Esteban Maroto pouco tempo depois.

Sua história pode ser resumida com o texto usado por Roy Thomas para introduzi-la nos anos 1970: “Cerca de 12 mil anos atrás, nos mesmos dias em que Conan da Ciméria caminhava sobre a Terra, surgiu Sonja, a Guerreira Hirkaniana de cabelos cor de fogo. Forçada a abandonar sua nação por ter assassinado um rei, ela fugiu para o leste… Onde tornou sua espada uma lenda e imortalizou seu nome em todos os reinos hiborianos”.

Os leitores se apaixonaram e ela acabou promovida a protagonista de sua própria revista, entre 1975 e 1986. Neste período, ela também ganhou seu primeiro filme, “Guerreiros de Fogo” (Red Sonja) de 1985, vivida por Brigitte Nielsen.

Uma personagem com o mesmo nome voltou aos quadrinhos em 2005, mas só em 2010 passou a ter publicações mais periódica, editada pela Dynamite Comics. O detalhe é que seria uma parente distante da Red Sonja original.

O projeto de refilmar a heroína começou a tomar corpo por volta dessa época, em 2008, quando o cineasta Robert Rodriguez (“Sin City”) escalou sua então namorada Rose McGowan (“Planeta Terror”) como a guerreira. Ilustrações da atriz no biquíni de bolinhas metálicas chegaram a ser divulgadas numa Comic-Con, mas o casal brigou e McGowan virou bruxa, literalmente, em “Conan, o Bárbaro” (2011).

Rodriguez tentou manter o filme em pé, com Megan Fox (“As Tartarugas Ninja”) no papel principal. Mas a Millennium preferiu recomeçar do zero, contratando Simon West (“Lara Croft: Tomb Raider”) como diretor e Amber Heard (“3 Dias para Matar”) como Sonja. Os planos previam começar as filmagens logo após o lançamento de “Conan”, mas não contavam com o fracasso deste filme, que fulminou a produção. Uma ironia é que, seis anos depois, Amber Heard e Jason Momoa foram se encontrar em “Liga da Justiça”.

Em depoimento ao Deadline, Ashley Miller falou sobre como pretende retratar a personagem e seu mundo. “É uma excelente oportunidade para adaptar fielmente o incrível mundo hiboriano que Robert E. Howard criou, e injetá-lo com a inteligência, a ferocidade e a humanidade destemida de Sonja”, disse ele. “Eu quero que as pessoas amem Sonja do jeito que eu a amo, e saiam do cinema entendendo porque ela é tão popular e duradoura. Sonja é um ícone.