Abaixo de Zero, livro/filme sobre a juventude dos anos 1980, vai virar série

A plataforma de streaming Hulu anunciou que está desenvolvendo “Less Than Zero”, série dramática baseada no famoso romance homônimo de Bret Easton Ellis, um dos best-sellers que definiu os anos 1980, lançado […]

A plataforma de streaming Hulu anunciou que está desenvolvendo “Less Than Zero”, série dramática baseada no famoso romance homônimo de Bret Easton Ellis, um dos best-sellers que definiu os anos 1980, lançado no Brasil como “Abaixo de Zero”.

O próprio Ellis se juntou ao roteirista Craig Wright (criador de “Tyrant”) para formatar a série, que vai manter a época original da trama.

A produção é oficialmente descrita da seguinte forma: “Passado em Los Angeles no início dos anos 1980, ‘Less than Zero’ se tornou um clássico atemporal. Este romance hipnotizante é um retrato cru e poderoso de uma geração perdida que experimentou sexo, drogas e insatisfação em uma idade muito precoce. Vivem em um mundo moldado pelo niilismo casual, pela passividade e pelo excesso de dinheiro em um lugar desprovido de sentimento ou esperança.

Ao voltar para casa para as férias de Natal, Clay reingressa em uma paisagem de privilégio ilimitado e entropia moral absoluta, onde todos dirigem Porches, jantam em restaurantes caros e cheiram montanhas de cocaína. Ele tenta renovar seu sentimentos por sua namorada Blair e por seu melhor amigo do colegial Julian, que está se envolvendo com crimes e heroína. O feriado de Clay se transforma em uma vertiginosa espiral de desespero que o arrasta das festas intermináveis ​​em mansões reluzentes para bares decadentes e clubes de rock underground e também pelo mundo sombrio de LA depois do entardecer.”

O filme de 1987 juntava ninguém menos que Robert Downey Jr., Jami Gertz, Andrew McCarthy e James Spader. E foi premonitório para Downey, que tinha a reputação de ser um dos “bad boys” de Hollywood e chegou a ficar um ano e três meses na prisão, após ser condenado por posse de drogas e de dirigir sob influência de drogas em 1996. O ator, claro, reabilitou-se e se reinventou, graças à Marvel, e foi perdoado pelo governador da Califórnia em 2015.

Ellis também escreveu uma continuação do livro, publicada em 2010, sem a mesma repercussão. Mas, a esta altura, o escritor já tinha se tornado conhecido por outras obras, especialmente “Psicopata Americano”, que virou filme em 2000, e “Regras da Atração”, em 2002.

Nos últimos anos, ele resolveu virar roteirista de cinema, assinando dois filmes trash: o suspense melodramático “Vale do Pecado” (2013), estrelado por Lindsay Lohan e o ator pornô James Deen, e o terror “A Maldição de Downers Grove” (2015), com Bella Heathcote e Lucas Till. Ambos péssimos.

Salvo desistência diante do piloto, “Less Than Zero” será a primeira série baseada num livro de Ellis.