Samsung aposenta as telas pretas de TV com monitores decorativos que simulam quadros

A Samsung divulgou uma nova linha de telas de TV que trocam o tradicional retângulo preto de seus monitores por verdadeiras telas de arte. O projeto revolucionário, que integra o eletrodoméstico à […]

A Samsung divulgou uma nova linha de telas de TV que trocam o tradicional retângulo preto de seus monitores por verdadeiras telas de arte. O projeto revolucionário, que integra o eletrodoméstico à decoração e sinaliza uma nova evolução no aparelho televisor, foi apresentado nesta quarta-feira (7/3), em evento realizado em Nova York.

As novas televisões tem qualidade QLED (tecnologia Quantum Dot, telas de Led e resolução de 4k) e incluem o assistente virtual Bixby, que permite controlar a TV com a voz – algo semelhante ao Siri da Apple e, obviamente, não disponível em português.

Mais que aumentar o volume, segundo a Samsung, será possível pedir para o Bixby achar, por exemplo, “comédias românticas dos anos 90” ou um filme com seu ator favorito na programação televisiva ou de streaming.

Mas o detalhe mais chamativo é mesmo a transformação das telas em quadros. E isto ainda embute a capacidade do monitor se adaptar às salas. Uma função chamada “Modo Ambiente” permite às telas adotarem características das paredes em que estão penduradas, assumindo sua coloração e detalhes.

Quem preferir usar as telas para se informar, em vez de decorar, também poderá configurar o aparelho para, no modo desligado, mostrar o clima, o trânsito, notícias ou até tocar música.

Os aparelhos com esta capacidade integram uma série batizada com as identificações Q9F, Q8F, Q7F e Q6F, com tamanhos que variam entre 49 polegadas no modelo mais básico a até 88 polegadas entre os mais avançados.

Alguns modelos mais caros das novas TVs ainda melhoram o conteúdo para 8K automaticamente por meio de inteligência artificial.

As novas televisões da Samsung devem chegar ao Brasil entre maio e junho, antes da Copa do Mundo, mas o Bixby só estará disponível no mercado brasileiro em 2019. A data de lançamento exata e os preços ainda não foram revelados pela marca, mas devem ser salgados – no ano passado, as novidades da Samsung chegaram custando entre R$ 9,9 mil e R$ 86,9 mil.