Matt Damon e Ben Affleck vão adotar a “cláusula de inclusão” em todas as suas produções

Os atores Matt Damon (“Pequena Grande Vida”) e Ben Affleck (“Liga da Justiça”) anunciaram que adotarão o “inclusion rider”, a cláusula de inclusão, que exige diversidade nas equipes de produção, em todos […]

Os atores Matt Damon (“Pequena Grande Vida”) e Ben Affleck (“Liga da Justiça”) anunciaram que adotarão o “inclusion rider”, a cláusula de inclusão, que exige diversidade nas equipes de produção, em todos projetos futuros de sua produtora Pearl Street.

O gerente de produção da companhia Fanshen Cox DiGiovanni fez o anúncio na noite de segunda-feira (12/3) via Twitter, durante o Festival SXSW. Ele referenciou um comunicado do ator Michael B. Jordan (“Pantera Negra”) sobre a mesma decisão, em relação à sua companhia, Outlier Society Productions, ecoando o apoio a maior representatividade em Hollywood.

“Obrigado por sempre apoiar uma representação mais ampla na indústria. Em nome de Pearl Street Films, Matt Damon, Ben Affleck, Jennifer Todd, Drew Vinton e eu vamos adotar o #InclusionRider para todos os nossos projetos futuros”.

O engajamento pela inclusão de mais mulheres nas equipes de produção foi despertado pelo discurso de Frances McDormand, ao vencer o Oscar 2018 por “Três Anúncios para um Crime”. “Eu tenho duas palavras para vocês: inclusion rider”, ela disse, ao final de seus agradecimento, conclamando as mulheres que lutam por igualdade a exigirem a cláusula de inclusão em seus contratos.

Na prática, a cláusula impede que o set seja predominantemente masculino, como tem sido a regra, garantindo mais empregos para mulheres ou minorias – ela também pode ser usada para garantir maior segmentação racial nas equipes técnicas dos filmes.

Ao colocar a responsabilidade pela diversificação das produções cinematográficas nas mãos dos atores, McDormand chamou atenção para o poder de negociação que as estrelas possuem para aceitar estrelar uma filmagem.

Não por acaso, as duas primeiras empresas a se comprometer com essa causa são comandadas por atores, que se mostram comprometidos a trabalhar em sets mais diversificados.