Apesar de boatos, Surfista Prateado não tem participação confirmada no filme dos Vingadores

Apesar de boatos, Surfista Prateado não tem participação confirmada no filme dos Vingadores

 

Uma informação publicada no site Metacritic, supostamente sério, gerou frênesi na internet na terça-feira (20/3). Mas a resposta à pergunta colocada pela Pipoca Moderna sobre se o “Surfista Prateado vai aparecer no novo filme dos Vingadores?” é, por enquanto, “Não”.

A aguardada confirmação da Marvel não aconteceu. Ao contrário, o Metacritic é quem assumiu ter errado.

O erro acabou revelando a pouca confiabilidade do site. Em vez de abastecer suas fichas de elenco com informações oficiais fornecidas por estúdios, o Metracritic copiou uma lista não verificada de outro site, o IMDb, que conta com contribuições de leitores.

Alguém tinha propositadamente editado a ficha do IMDb para listar o figurante Curt Clendenin no papel de Surfista Preateado em “Vingadores: Guerra Civil”. Os responsáveis pelo IMDb perceberam e apagaram. Mas o Metacritic já tinha copiado a informação e a manteve no ar. Entretanto, a Marvel não informou que o Surfista Prateado apareceria no filme.

Procurado pela imprensa norte-americana, o Metacritic confirmou que informações incorretas já tinham sido um problema no passado. No entanto, nunca geraram tanta atenção, o que faz sentido porque “Vingadores: Guerra Civil” é um dos lançamentos mais antecipados do ano.

Mas isso não elimina a dúvida dos fanboys. Afinal, se os irmãos Russo, diretores do longa, não mencionaram em nenhum momento a possibilidade de incluir o Surfista Prateado, também não falaram nada sobre a participação do ator Peter Dinklage (série “Game of Thrones”), que foi revelada pelo cartaz oficial da produção. E já tem gente sugerindo que o papel misterioso do ator é a dublagem do Surfista.

O rumor original ganhou força porque a aparição do Surfista faria bastante sentido, tendo em vista que o personagem já enfrentou o vilão Thanos nos quadrinhos, inclusive na trama que está sendo adaptada para o cinema.

Entretanto, quando apareceu no filme “Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado”, o herói foi interpretado por um especialista em criaturas, Doug Jones – o ator por trás do monstro do filme vencedor do Oscar 2018, “A Forma da Água”.

Já Curt Clendenin, o suposto intérprete atual, tem, em sua vasta filmografia, experiência como cliente de loja, frequentador de restaurante, estudante, pedestre, convidado de festa e integrante do público, mas nunca fez nenhum trabalho de captura de performance.

Para completar, a aquisição da Fox pela Disney ainda não passou pela aprovação do governo dos Estados Unidos, e por isso o personagem permanece na porção da Marvel que está separada do universo dos Vingadores no cinema. Isso, claro, não impediria os dois estúdios de entrarem em acordo sobre o compartilhamento do personagem, como Marvel e Sony fizeram em relação ao Homem-Aranha, também presente em “Vingadores: Guerra Infinita”. O timing, porém, poderia prejudicar a própria conclusão da compra da Fox pela Disney, se os responsáveis pela avaliação do negócio apontassem para um facilitamento suspeito.

De todo modo, mesmo sem Surfista Prateado, “Vingadores: Guerra Infinita” juntará a maior quantidade de super-heróis da Marvel num único filme.

A estreia está marcada no Brasil para 26 de abril, um dia antes do lançamento nos Estados Unidos.

Comente

Marcel Plasse é jornalista, participou da geração histórica da revista de música Bizz, editou as primeiras graphic novels lançadas no Brasil, criou a revista Set de cinema, foi crítico na Folha, Estadão e Valor Econômico, escreveu na Playboy, assinou colunas na Superinteressante e DVD News, produziu discos indies e é criador e editor do site Pipoca Moderna