Morte de protagonista torna This Is Us a série mais assistida da década nos EUA

O episódio de “This Is Us” exibido após o Super Bowl, na noite de domingo (4/2) nos Estados Unidos, bateu diversos recordes de audiência, e não apenas da própria série. Segundo dados […]

O episódio de “This Is Us” exibido após o Super Bowl, na noite de domingo (4/2) nos Estados Unidos, bateu diversos recordes de audiência, e não apenas da própria série. Segundo dados de medição da Nielsen, 27 milhões de telespectadores viram ao vivo a atração na rede NBC, com a angústia pela antecipada morte de um de seus protagonsitas.

O número faz de “This Is Us” a atração pós-Super Bowl mais popular dos últimos seis anos, após o reality musical “The Voice”, atrair 37,6 milhões de espectadores em 2012.

Considerando apenas séries, o episódio intitulado “Super Bowl Sunday” se tornou o mais visto dos últimos 13 anos do canal, perdendo apenas para a audiência de capítulos de “Plantão Médico” (ER) e “Friends”.

Mais importante que isso, o capítulo especial de “This Is Us” se consagrou como o mais visto de toda a TV americana nos últimos 10 anos, perdendo apenas para um episódio pós-Super Bowl de “House”.

A exibição após o Super Bowl é considerado o horário televisivo mais valorizado dos Estados Unidos, porque a final do campeonato de futebol americano costuma render a maior audiência da TV americana em todo o ano. Mas nem sempre as atrações agendadas para sua sequência correspondem às expectativas.

No caso de “This Is Us”, havia um incentivo narrativo. Os produtores anunciaram com bastante antecedência que revelariam no capítulo o motivo da morte de um dos principais personagens da série: Jack, patriarca da família Pearson.

Em entrevista à revista Entertainment Weekly, o intérprete de Jack, o ator Milo Ventimiglia, já havia adiantado que a morte do personagem mexeria com as emoções dos fãs. “É um momento absolutamente devastador. Quando você descobre o momento em que isso vai acontecer, você pode fica esperançoso – mas então tudo acaba. Acho que o melhor que posso dizer – ou o pior – é isso: vai doer pra c******”.

No Brasil, “This Is Us” faz parte da programação do canal pago Fox Life, mas a exibição está muito atrasada em relação aos Estados Unidos. A 2ª temporada, que já está no final na NBC, chega por aqui apenas em março.